Jornal metropolitano de Maringá

20181027

Projeto de terapia com cavalos é lançado em Marialva.




A Prefeitura municipal de Marialva promoveu o lançamento do projeto de Equo terapia, para pacientes do SUS. Um dos pioneiros no Paraná.

O Projeto  iniciou com 12 praticantes selecionados entre as oito equipes do Programa Saúde da Família. Inicialmente o projeto funcionará por seis meses e, após avaliação dos resultados, poderá ser efetivado e estendido para outros participantes.
Praticantes
Entre os participantes, está Rodrigo dos Santos, de 29 anos. Que perdeu a fala e os movimentos do lado direito do corpo após um acidente de moto, há três anos. Com gestos, manifestou sua alegria em estar participando do projeto. Sua mãe afirmou que espera grandes resultados. “Depois do primeiro dia, vi nele a expressão de alegria, e o que mais me chamou a atenção foi que, depois de três anos, pela primeira vez ele tomou um copo de água sozinho”, contou emocionada.
Também vítima de acidente de moto, só que há um ano, o jovem Fernando Junior, de 23 anos, ficou com o lado esquerdo paralisado e também está entre os praticantes. Ele expressou que de início, ficou nervoso com o cavalo, mas agora perdeu o medo. “Estou gostando muito”, manifestou, para a alegria dos pais, Pedro e Maria Paredes.

Além deles, outros 10 foram selecionados, por questões físicas ou intelectuais, inclusive com Autismo, com grandes expectativas de resultados de acordo com a equipe responsável.

Esforço de várias mãos
A Administração Municipal abraçou o projeto desde o início, quando foi apresentado primeiramente aos técnicos da Saúde e ao secretário, José Orlando Villa, após o prefeito Victor Martini. “É um momento de grande alegria para nós, porque nos emocionamos com os casos e vemos que a Equoterapia é uma esperança de alívio para esses tratamentos”, discursou o secretário, lembrando que – no Paraná – além de Marialva, somente Irati possui esse tipo de terapia.
A vereadora Josiane Luiz da Silva também se comoveu com as possibilidades que a Equo terapia abre à Saúde Pública do município, e teve papel importante na implantação do projeto. “Os resultados são incríveis no sentido de como podem aliviar a dor e o sofrimento dessas famílias”, afirmou a vereadora.
A fisioterapeuta Cynthia de Oliveira, proprietária do Centro de Equoterapia Anjos de Deus, onde está sendo realizado o projeto, emocionou-se ao lembrar os resultados já atingidos em tão pouco tempo, e também do grande esforço realizado para que seu espaço se instalasse em Marialva.
O prefeito Victor Martini agradeceu a toda à equipe, “Esse é um investimento muito importante, mas estamos fazendo com os pés no chão, com previsão de avaliação dos resultados e com vistas à ampliação no futuro”, explicou. “Enquanto a Saúde enxergar as pessoas não como números, mas com o olhar humano que é necessário, então vamos garantir atendimentos de melhor qualidade para a população”, concluiu.
A terapia
A Equoterapia é uma alternativa que tem crescido muito no apoio a diversos tratamentos de saúde. Consiste no uso do cavalo, dentro de uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.
A ideia é promover ganhos físicos, psicológicos e educacionais, e contribuir para o desenvolvimento da força, do tônus muscular, da flexibilidade, do relaxamento, da conscientização sobre o próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Fonte: Ass. de Com. Marialva.