Jornal metropolitano de Maringá

20120302

Prefeito participa de evento sobre tendências e potenciais de mercado na região de Maringá

Prefeitos Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (Mandaguari) e Silvio Barros (Maringá): no rumo certo

O prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (PP), participou na terça-feira (29) do evento Maringá em Foco, que discute as tendências e potenciais de mercado, que teve como palestrante o atual prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP). “Maringá está se desenvolvendo em grande velocidade e os demais municípios precisam acompanhar este ritmo e com Mandaguari não é diferente, ou seja, estamos também trabalhando neste sentido”.
         Barros confirmou esta expectativa. “Temos que trabalhar todos juntos, na Região Metropolitana de Maringá, porque andar nessa velocidade não poder ser uma exclusividade do nosso município, por que não adiante Maringá estar bem e nossos vizinhos não estarem bem”, afirmou, acrescentando que “o processo precisa ser coletivo.
         Várias realizações narradas pelo prefeito e que impulsionaram Maringá tem projetos similares já implantados e em andamento no município de Mandaguari, como por exemplo, a retirada do pátio de manobras, contorno, Avenida Perimetral, escolas em tempo integral, implantação das ATIs (Academias da Terceira Idade). “É claro que, guardadas as devidas proporções, acreditamos que estamos no caminho certo em nosso município”, afirmou Cileninho.  
         O Maringá em Foco é uma realização da Rádio CBN e MultiTV, empresas do Grupo Maringá de Comunicação.

Letícia Cândido da Silva

A técnica de enfermagem Letícia Cândido da Silva é a segunda mulher entrevistada pelo Regional Express, nesta serie de reportagens homenageando o dia internacional da mulher. Letícia é casada mãe de duas filhas(16 – 6 anos),   que com uma jornada tripla de 18 hs diária,encontra forças para sorrir para todos.



R.E. – Você acha que a mulher ainda sofre discriminação no mercado de trabalho...
L.C. – Acho que sim,mesmo com todas as conquistas ainda de maneira velada sofre,seja na questão salarial ou quando desempenha cargo de chefia, é comum ser discriminada, embora hoje seja diferente do passado, mas ainda sofre.
R.E. – Como é seu dia\dia...
L.C. – “Muito, mas muito corrido, pela manhã trabalho no programa saúde da família do posto de saúde de Iguaraçu, após como toda dona de casa, volto minhas atenções para família e à tardinha viajo a Maringá onde curso a faculdade de enfermagem”.
R.E. – As maiorias dos casais modernos vivem sempre apurados, horários apertados, muito trabalho, compromissos, como fica a família... os filhos...
L.C. – “Sinto um pouco de remorso por ficar tanto tempo longe de todos, mas o pequeno tempo que passamos juntos procuramos valorizar, curtir ao Maximo ajudar uns aos outro, estamos conquistando um futuro melhor, somos bastante consciente nisso. È o preço que temos que pagar.” 
R.E.  – Já que estamos falando na família, qual o maior legado que podemos deixar para ela...
L.C. – “O melhor possível, essa é uma das razões que tenho esta jornada tripla, proporcionar uma formação de qualidade as minhas filhas sem esquecer a formação do caráter e educação, garantir que sejam pessoas felizes e realizadas.”
R.E. – Qual o maior sonho...
L.E. – “Isso tudo que falei anteriormente, ser uma profissional realizada, ver minha família muito mais feliz”.
 Nos do Jornal Regional Express agradecemos a Letícia por achar uma brecha no seu dia\dia corrido e nos receber com tanta alegria e simpatia.  

20120301

Mandaguari prepara festa dos 75 anos


Shows artísticos, rodeio, desfile, homenagens, concursos de beleza e corrida rústica serão algumas das atrações dos 75 anos de fundação de Mandaguari, que serão comemorados entre os dias 3 e 6 de maio próximo.


“É uma data significativa e que merece um carinho especial por parte da administração”, ressaltou o prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (PP), durante reunião em seu Gabinete , onde estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Alécio Bento da Silva Filho, o Alécio do Cartório (PR), o presidente da Aceman (Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari), Evanir Stadler, presidente da ARD (Agência Regional de Desenvolvimento), Eduardo Carvalho, além dos secretários Renato Navarro (Chefe de Gabinete), Maria Aparecida Job de Souza Couto (Planejamento), Vilma Pavani (educação) e Clarice Ignácio Pessoa Pereira (Assistência Social).
SHOWS – Os primeiros contatos para os shows  já estão sendo mantidos. A intenção é trazer como atração principal a dupla Milionário e José Rico, além de repetir a abertura do rodeio com o locutor Marco Brasil.

20120228

HERICLÉIA ABRANTES

E é com Hericléia Abrantes que o Regional Express abre a série de reportagens homenageando o Dia Internacional da Mulher.                           Com jornada de trabalho de 16 horas diárias em dois locais de trabalho em dois municípios da região metropolitana de Maringá, a advogada Hericléia mantém a serenidade em tudo que faz, porque faz aquilo que gosta. Na parte da manhã trabalha na secretaria de assistência social do município de Iguaraçu, onde é a secretaria. No período da tardes desempenha a função de escrivã da primeira vara de família do fórum de Maringá.



R.E. – Você acha que a mulher hoje ainda sofre descriminação no mercado de trabalho...
H.A. – “Para mim a mulher não sofre mais descriminação no mercado de     trabalho, desde que esteja preparada para enfrentá-lo, desde que busque a  qualificação e a dedicação em seu trabalho, certamente será respeitada e valorizada pelo mercado. ”vejo por mim sou formada em Letras e Direito,tenho lugar no mercado mas não por isso devo acomodar-me,tenho que continuar abrindo espaços como qualquer um homem ou mulher, devo continuar indo  atrás do que quero,já tenho planejado cursos de aperfeiçoamento na área jurídica e social,para que outras possibilidades apareçam,quero continuar crescendo evoluindo”.
R.E. -Como é seu dia-dia...
H.A. –”Meu dia é muito corrido, trabalho aqui em Iguaraçu e Maringá, ida e  volta faço 80 km de estrada movimentada todos os dias, muitos afazeres, decisões, trabalhar com as pessoas requer serenidade, tem que dar o maximo de atenção, tem que ser prestativa fazer o possível por elas, mas é gratificante, compensador”.



R.E - A maioria dos casais modernos tem uma vida muito corrida, horários apertados, deslocamentos, etc, com vocês não é diferente, seu marido também tem uma vida agitada cheia de compromissos, como fica a família... o filho...
H.A. – “Somos muito unidos, tentamos ajudar um ao outro, valorizar todos os momentos que passamos juntos seja no horário que for. Aproveitamos cada minuto juntos, dispensamos o Maximo de atenção e carinho a família”.
R.E. – Já que estamos falando em família, qual é a maior legado que podemos deixar para ela...
H.A. – “O maior legado que podemos deixar são os bons exemplos, para os filhos a formação do caráter, a guarda do nome, a formação moral, a educação é a maior herança que podemos deixar. Isso ninguém tira”.
R.E. – Qual seu maior sonho...
H.A. – “Tem a ver com que falamos anteriormente, meu sonho é dar o melhor para meu filho, ou seja, que dar bons exemplos de moral, seriedade, que saiba valorizar seu nome, para que ele seja uma pessoa justa, Integra. Com isso certamente será feliz e bem sucedido”.
           PARA FINALIZAR RESSALTAR QUE HERICLÉIA É UMA EXCELENTE MOTORISTA, CONSTATAMOS APÓS A ENTREVISTA, VIAJANDO ATÉ MARINGÁ, OBRIGADO PELE ENTREVISTA,PARABÉNS PELOS PRINCÍPIOS...

20120227

08 de março Dia Internacional da Mulher

O Regional Express homenageando o Dia Internacional da Mulher abre hoje uma serie de reportagens trazendo vários depoimentos de mulheres vencedoras e seus sonhos. Agora um pouco de uma história vitoriosa, amanhã uma profissional liberal abre seu coração, na seqüência mulheres de diversas classes sociais que participam da vida ativa de nossa sociedade.


8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.




Mulher
   Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres  a conquistarem
a liberdade de Ser...