Jornal metropolitano de Maringá

20130606

COMEÇA NESTE SÁBADO, DIA 8, A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POILOMIELITE

Foto: ABr

Os Municípios se mobilizam este sábado, 8 de junho, para o início de mais uma campanha de vacinação, desta vez contra a Poliomielite. Crianças entre seis meses e cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde para tomar a dose da vacina, conhecida como gotinha. A 34ª edição da campanha contra a doença vai até o dia 21 de junho.

Com a ajuda de Estados e Municípios, o Ministério da Saúde almeja vacinar um público de 12,2 milhões, que corresponde a 95% do total de crianças nesta faixa etária no Brasil (são 12,9 milhões).
 
Serão distribuídas 19,4 milhões doses da vacina oral em 115 mil postos espalhados por todos os Municípios brasileiros. Segundo o Ministério, 350 mil profissionais da saúde devem trabalhar na campanha.
 


IMPORTÂNCIA DA VACINA
Apesar de não haver casos de Poliomielite no Brasil, esta é uma das vacinas mais importantes e está prevista no cartão de vacinação. Os bebês com menos de seis meses também recebem a vacina, na forma injetável. São ao todo quatro doses: duas delas com dois e quatro meses, a dose oral aos seis meses e a quarta, chamada de reforço, aos 15 meses, também em forma de gotinha.

Estados e Municípios terão de disponibilizar também as doses injetáveis para o caso de crianças com menos de cinco anos que não tomaram nenhuma das doses. Assim, elas terão de iniciar a vacinação com a forma injetável, mas essa prevenção na faz parte da campanha – apenas as gotinhas.
 
A vacina tem eficácia em torno de 95% e é a única maneira de proteger as crianças contra essa doença viral, que desenvolve os estágios 1, 2 e 3. Mesmo as crianças que estiverem com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia devem procurar se vacinar.
O Ministério alerta que “a poliomielite é altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.” Os sintomas são febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros.
 

Para vacinar os filhos, os pais ou responsáveis precisam levar o cartão de vacinação, devida à necessidade de avaliar a seqüência das vacinas.
Fonte: CNM


20130605

PREFEITURA DE MANDAGUARI INICIA A COSNTRUÇÃO DE 50 CASAS POPULARES


Dando continuidade ao processo de renovação do município, o prefeito Romualdo Batista assinou a ordem de serviço para o inicio imediato da construção de 50 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, beneficiando nesta etapa mais 50 famílias mandaguarienses.
Nesta etapa serão beneficiadas 21 famílias do Jardim Social, sete famílias no conj. Habitacional Ernesto Trolezzi. mais sete no Jardim Oasis e 15 unidades no conj. Habitacional Gov. Paulo Pimentel.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Conte, o prazo para entrega é de seis meses, o secretário explica que as famílias beneficiadas atenderam a todos os requisitos do estabelecidos pelo Governo Federal para participar do programa.
Para o prefeito Romualdo Batista, as casas representam apenas o inicio das conquistas habitacionais de Mandaguari, até 2017 serão mais de 500 famílias beneficiadas com o Programa Minha Casa Minha Vida na cidade e na zona rural.
“Na nossa cidade teremos desenvolvimento sem descuidar da nossa gente, não iremos construir casas e sim realizar o sonho digno e merecedor de todo trabalhador, ter um lar para morar, abrigar a sua família e seus pertences conquistados com tanto esforço”, declara o prefeito.

Fonte: Ass. Comunicação

PARANÁ COMEMORA MÊS DO MEIO AMBIENTE COM “AGENDA VERDE” EM TODAS AS REGIÕES

Foto: Divulgação IAP

Plantio de árvores, distribuição de mudas, limpeza de praias, gincanas ecológicas, palestras, conferências, ações educativas e de conscientização sobre reciclagem, caminhadas e exposições são algumas das atividades da “Agenda Verde do Paraná”, que marca as comemorações do Meio Ambiente neste mês de junho, em todas as regiões do Estado. As ações são promovidas pelo Governo do Estado, em parceria com diversas entidades.

O lançamento será foi feito pelo governador Beto Richa na quarta-feira - Dia Mundial do Meio Ambiente - às 10 horas, no Simepar, em Curitiba, com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

NOROESTE - Em Paranavaí, a Sanepar inaugura nesta quarta-feira a Trilha Ecológica Araras, na captação de água da empresa. A trilha, de pequeno impacto, tem placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta a água para o abastecimento público. No período da tarde, estudantes da Escola Getúlio Vargas vão percorrer a trilha, fazer plantio de mudas e debater sobre atitudes corretas para a preservação do meio ambiente e do produto.
Na tarde da quinta-feira (6), empregados da Sanepar participam de curso sobre reciclagem, promovido pelo SESC. Durante todo o sábado (8), será realizado o Paradão Ambiental, no Calçadão, no centro da cidade, também em parceria com o SESC. O objetivo é provocar a reflexão sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, buscando a valorização e a conscientização sobre a importância do saneamento básico na vida em sociedade.

Na seqüência, nas noites dos dias 10, 11 e 12 de junho, está programada a Semana Ambiental, na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie). O evento, organizado pela empresa e pelo SESC, terá três palestras: doenças hídricas; novo Código Florestal e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. No último dia, da programação (20, quinta-feira), no Teatro Municipal, haverá o Seminário Ambiental, com exposição de trabalhos acadêmicos, desfile com roupas confeccionadas com recicláveis (como garrafas pet, papelões, jornais, entre outras matérias-primas) e uma palestra sobre o Paraná sem lixões.

Em Maringá, na sexta-feira e sábado (7 e 8), a Sanepar promove o Seminário ECOBike, que termina no domingo (9), com um passeio ciclístico.

A Semana do Meio Ambiente de Maringá acontece em parceria com a prefeitura. As ações começaram segunda-feira e prosseguem até domingo. Na Câmara Municipal será realizado o Seminário “Meio Ambiente na Prática para as Cidades”. Nesta quarta-feira, a programação prevê ações do projeto “Reciclar para preservar”, com exposição de materiais e objetos reciclados pela equipe do Parque do Ingá. As nascentes recuperadas do Ingá também poderão ser visitadas pela população. Na quinta-feira, será realizada a mesa redonda ”Rio Ivaí, desafios e Ações em Defesa dos Rios do Paraná”. Na sexta-feira será lançada a campanha e-Lixo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap), no Centro Comunitário do Jardim Alvorada. A programação completa está no site da prefeitura de Maringá. www.maringa.pr.gov.br

Fonte: ANPr

SEGUE A RECUPERAÇÃO DAS VIAS EM MANDAGUARI


Tranqüilidade e segurança no transito agora é prioridade em Mandaguari, as obras de recape seguem em ritimo acelerado, agora chegou a vez da Vila Nova e Cinco Conjuntos nas principais vias.      O prefeito Romualdo Batista, comenta que estas obras é fruto dos recursos do IPTU pago pelos munícipes que é revertido diretamente em melhores condições para a cidade. Segundo ele, as obras de recape asfaltico não pararam no feriado e fim de semana, para aproveitar o bom tempo bom e concluir com máxima rapidez.

O secretário de obras Cássio Souza ressalta que com as chuvas o trabalho tem que ser interrompido, que acaba atrasando o cronograma. Ele ainda detalha que a região dos Cinco Conjuntos, e Vila Nova receberá uma nova malha viária Informou também que a secretaria de obras fez o mapeamento, e as obras seguirão o cronograma e o mapa.
Questionado sobre as condições do asfalto da cidade, o secretário afirma que praticamente 90% das vias necessitam de reparos, ou de novo asfalto. “Não queremos o asfalto só para esta gestão. Faremos obra de qualidade, com infraestrutura e que dure.”
Ainda de acordo com o secretário, diversos pontos da cidade necessitam de construção de galerias de água pluvial, abertura de bueiros, antes de receber recape, pois sem esta infraestrutura o recape não agüentaria o período de um ano e na temporada de chuvas logo iria ceder, segundo explica o secretário.

O prefeito acredita que é possível cumprir com o compromisso de asfaltar e recapear a cidade em sua totalidade, segundo ele para isso foi feito um planejamento, com cronograma e mapeamento das regiões. 
Fonte: Ass. Comunicação


DIA DO MEIO AMBIENTE EM MANDAGUARI É COMEMORADO COM CONFERÊNCIA E PLANTIO DE ÁRVORES


No dia Internacional do Meio Ambiente, a prefeitura do município de Mandaguari, lança a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que irá acontecer no próximo dia 15 do corrente, às 9h na escola municipal Yolanda Cercal. 
O secretário de desenvolvimento econômico Paulo Conte, aproveitou a data para lançar a Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo é contribuir para Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco nos temas: Produção e Consumo Sustentável; Redução de Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; Educação ambiental e Financiamento do Sistema de Implementação da Política de Resíduos em Nível Local. 
Ainda em comemoração a data, o diretor de Meio Ambiente Renato Matos, junto com estudantes das escolas municipais Francisco Romagnole Junior e Angelina Teixeira, realizaram o plantio de 50 mudas de arvores, no canteiro central da Rua Max Kaufman, no Parque das Industrias.

Para a estudante Isa Mariana (8), foi uma atividade legal, agora sempre que passar por ali vai procurar e cuidar da sua arvore. O diretor agradeceu a presença e ajuda das crianças, e ressaltou a importância de preservar o meio ambiente, e que para ter um futuro melhor e uma cidade mais limpa. 
Fonte: Ass, Comunicação


20130604

INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA EDIÇÃO DE 2013 DO SISU COMEÇAM NO DIA 10

As inscrições para a segunda edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas no período de 10 a 14 de junho.
Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação. Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou o número de vagas disponíveis para este processo seletivo.
O edital com o cronograma desta edição do Sisu foi publicado hoje (3) no Diário Oficial da União. A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda, para 1° de julho.
As matrículas da primeira chamada estão marcadas para os dias 21, 24 e 25 de junho as da segunda chamada para os dias 5, 8 e 9 de julho.
Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa especificar também se concorre a vagas destinadas a ampla concorrência ou a políticas de ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas. O edital traz também informações sobre critérios de desempate e matrículas nas instituições de ensino para os selecionados.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A primeira edição de 2013 do Sisu ofereceu 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior.
Fonte: Agência Brasil

20130603

CAMINHADA NA NATUREZA – CAMINHOS DA ÁGUA BOA – PAIÇANDU



Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, a secretaria de turismo agricultura e meio ambiente de Paiçandu promove no domingo dia 09 do corrente a III Caminhada na Natureza – Caminhos da Água Boa, potencializando o turismo rural a agroindústria e o artesanato da região.

Serão 12 km de caminhada, com inicio no Rancho Velho Oeste e termino na praínha São Carlos, passando por inúmeros pontos turísticos da região de Paiçandu, como Água Boa, Ribeirão Bandeirantes do Sul, Recanto Bela Vista, Morro Graças a Deus, Fazenda do Juiz, Estância Fonte de Vida, Sunelais e Reino Encantado.

Programação:

7:00h - Saída ônibus de Paiçandu com destino ao Rancho Velho Oeste, da praça da igreja Cura D’ARS e da paróquia Jesus Bom Pastor (Jd. Pioneiro)

7:30h - inscrições gratuitas (para grupos e individuais)

7:30h - Café de manhã rural (R$ 6,00 p\ pessoa)

8:00h - Abertura Oficial da Caminhada (Alongamento)

11:30h - Encerramento da caminhada na praínha São Carlos (Almoço R$14,00 p\ pessoa)

13:00 – Ônibus de volta, saindo da praínha São Carlos a Paiçandu (com parada no Rancho Velho Oeste)

Inscrições: WWW.paicandu.pr.gov.br

Maiores informações: (44) 3244-4943 SEC. TURISMO

                                    (44) 3244-2322 EMATER

Fonte: Sec. Turismo do município