Jornal metropolitano de Maringá

20111122

Google Street View faz imagens panorâmicas de Algumas cidades da Região Metropolitana de Maringá.

Um veículo do site Google Street View está na mapeando algumas cidades da região metropolitana de Maringá a varias semanas. Alem da sede Maringá  Mandaguari também esta sendo mapeada,a equipe do Google esta fazendo  imagens panorâmicas das cidades e disponibilizar para pesquisas na Internet. Com este recurso, o mundo todo poderá ter imagens não somente do satélite, mas também do solo, feita por equipamentos de última geração.
Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.
O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo / Chevrolet Captiva no Brasil.      Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados  por carros são usadas as Google Bikes.                                                            As imagens podem ser navegadas usando tanto o mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos.                                                                       As linhas que surgem na rua que está sendo exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.

20111121

Sercomtel já está operando em Mandaguari

Uma conversa telefônica entre os prefeitos Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (Mandaguari) e Barbosa Neto (Londrina) na manhã da sexta-feira (18), marcou o início da operação da Sercomtel em Mandaguari, a décima terceira cidade paranaense a contar com os serviços da empresa fora de Londrina, que incluem telefonia fixa e internet banda larga.


A solenidade aconteceu durante um café da manhã realizado no Centro de Convenções “Décio Bacelar”, que contou a presença do presidente da companhia, Roberto Coutinho, vereadores, representantes de entidades de classe e clubes de serviço da cidade. “Trata-se de um município importante, com economia em crescimento e que ainda não estava sendo atendido pela Sercomtel”, afirmou Coutinho. Ainda de acordo com ele, com o início das operações em Mandaguari, a Sercomtel passa a atender todos os principais municípios no eixo Londrina-Maringá.
            “A empresa é bem vinda e é mais uma prova de que Mandaguari vem, ganhando destaque regional e que vale a pena investir aqui”, frisou o prefeito. Para prover os serviços, a empresa investiu R$ 835 mil. A operadora adotou o modelo de instalação de armário óptico e as tecnologias de última geração NGN (Next Generation Networks) e MSAN (Multiservice Access Node).


             A EMPRESA – A Sercomtel é uma operadora de telefonia fixa e celular de Londrina e Tamarana. É a única operadora que ainda funciona no modelo público no Brasil. São suas acionistas a Prefeitura de Londrina (55%) e a Copel (45%).