Jornal metropolitano de Maringá

20130328

SESSÃO MARCADA POR REIVINDICAÇÕES.


Vereador Mário Verri ouviu o apelo de mães que pedem transporte escolar para seus filhos e servidores municipais em busca de reconhecimento e melhores condições de trabalho

O plenário da Câmara Municipal de Maringá, na tarde da última terça-feira (26), foi cenário de uma série de protestos. Mães reivindicavam transporte escolar para seus filhos, servidores municipais manifestaram seu descontentamento com a atual administração. A sessão ainda teve a participação da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Iraídes Baptistoni e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), coronel Antonio Tadeu Rodrigues, que falaram aos vereadores e aos presentes.

PROTESTOS:
 - Empunhando faixas pedindo ônibus para os filhos, um grupo de mães da região do Parque Itaipu (Zona Sul da cidade) participou desde o início da sessão. Protesto silencioso, mas que foi ouvido pelos vereadores que manifestaram apoio a reivindicação.

 - Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maringá também empunharam faixas pedindo “socorro para continuar salvando vidas”.
 Engrossaram os protestos alguns servidores públicos que foram representados pela presidente do sindicato que foi convidada para falar na tribuna da Câmara.A categoria pede reajuste salarial de 12%, incorporação do abono e vale alimentação. A presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni,cobrou o envolvimento dos vereadores em prol da campanha salarial 2013. “Há 14 anos esperamos pelo plano de cargo e salários, é muito tempo sendo desvalorizados”, frisou Iraídes.

O vereador Mário Verri manifestou total apoio aos servidores e disse que o momento é de unir forças. “É a hora de todo a categoria se unir, todos os segmentos juntarem forças com o sindicato e juntos buscar o plano de carreira e salário. Manifesto meu total apoio para os servidores e vamos lutar para que as reivindicações sejam ouvidas e acima de tudo executadas”, afirmou Mario VerrI.

O segundo convidado da noite a usar a tribuna, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, entregou à Câmara um documento posicionando contra o aumento do número de celas na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). Rodrigues pediu a intervenção dos parlamentares para que impeça a prefeitura doe terreno para a construção de novo espaço na penitenciária. “Do jeito que é formatado o atual sistema prisional não cumpre o papel de ressocialização. A penitenciária torna-se um depósito de gente”, afirmou o coronel.

Para Verri, é o momento da “casa” e poder público se manifestar para barrar a construção de mais esse anexo. “Antes de construir mais um local para abrigar os detentos, o mais prudente seria executar as reformas estruturais nos locais que recebem os condenados pela justiça e oferecer condições para que os presos saiam ressocializados”, ressaltou o vereador.
Fonte: Ass. Imp. Mario Verri.


COMEMORAÇÃO DA PASCOA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANDAGUARI.


O prefeito Romualdo Batista e a Secretária de Educação Adenise Batista Rodrigues, realizaram a entrega de ovos de páscoas para as crianças dos centros de educação infantil do município em comemoração a páscoa.
“É um momento especial, o sorriso das crianças, a alegria como nos recebem é encantador. As professoras trabalham o sentido cristão da Páscoa, o que é essa data na história da humanidade. Mas o chocolate, é uma tradição, então ofertamos isso a eles”, afirma a secretária.
A equipe da secretaria de educação e o prefeito foram recebidos com alegria, olhos curiosos e muitos “obrigados”, por parte das crianças, professores, educadores e diretoras das escolas. As diretoras ressaltam a importância da presença do governo municipal, elogia a forma ativa e presente da equipe.
A ação da prefeitura e secretaria de educação promoveu a entrega de 3.500 ovos de páscoa, em todas as escolas de ensino infantil, Eja e fundamental do município.
“A vontade era de ir a todas as escolas do município, mas infelizmente não podemos em virtude dos compromissos. Mas, o importante é que todos irão receber os ovos de chocolate, nessa data tão especial que é a páscoa”, declara o prefeito.  
Fonte: Ass. Imp. Município

DEPUTADO EVANDRO JUNIOR E PREFEITO ROBERTO PUPIM DISCUTEM MELHORIAS PARA EDUCAÇÃO EM MARIGÁ.

 


O deputado estadual Evandro Junior (PSDB), juntamente com o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (27) pelo vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns. Na reunião Evandro Junior pôde apresentar todas as questões e pedidos levantados na discussão sobre Educação, acontecida no último dia 21 do corrente, em Maringá. Demandas como a melhora da estrutura nas redes elétricas das escolas para a instalação dos aparelhos de ar condicionado, a importância dos vigilantes nas redes de ensino, entre outras melhorias para Maringá foram ressaltadas no encontro.

O prefeito Pupin ressaltou seu compromisso com o deputado sobre a doação dos terrenos em Maringá para a construção de novas escolas, nas Zonas Norte e Sul. Para o secretário Flávio Arns, a iniciativa dos parlamentares é de grande importância. “Precisamos olhar escola por escola, com muita atenção, e analisar as necessidades de cada rede de ensino na esfera de ampliação, reforma ou construção”, declarou Arns.  A necessidade de subsídios para o passe escolar também foi uma questão destaca por Pupin. O prefeito afirmou que Maringá tem o sistema de transporte escolar muito organizado, porém necessita de auxílio para continuar sendo executado.  

O encontro foi importante para esclarecer, fazer os encaminhamentos necessários e, principalmente, chegar às soluções de algumas demandas.

Fonte: Ass. Imp. Evandro Jr

OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE 415 PESSOAS EM TODO ESTADO.

 
 


A Polícia Civil desencadeou nesta quarta-feira (27) mais uma etapa da Operação Liberdade, em todo o Paraná. Quatrocentas e quinze pessoas foram presas. Destas, 194 são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e os demais por outros crimes. Foram apreendidos 49 armas de fogo, 59 quilos de maconha, 13 quilos de cocaína e 2,8 quilos de crack.

A Operação teve a participação de 374 policiais civis da Divisão Policial do Interior (DPI) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), além do apoio de policiais militares. “Esta nova etapa da Operação Liberdade demonstra uma Polícia Civil atuante que, em parceria com a Polícia Militar, identificou e tirou das ruas diversos traficantes”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques.

“É um golpe muito forte contra os marginais de todo o Estado”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Segundo o delegado-titular da DPI, Julio Reis, operações como esta que vem sendo feitas desde o início do Programa Paraná Seguro, e têm atingido resultados progressivos. “Eles estão crescendo não só em quantidade, mas principalmente na qualidade das investigações”, disse.

O delegado titular da Denarc, Riad Farhat, disse que as prisões dos pequenos traficantes ajudam em muito no combate aos crimes contra a vida, que são prioridade para o Departamento da Polícia Civil. “Prendendo os pequenos traficantes, estamos evitando que homicídios, comuns nesse meio, aconteçam. Geralmente esses homicídios ocorrem quando há disputa por pontos de drogas e quando há dívidas do usuário”.

TERCEIRA ESTADUAL – Envolvendo todo o Estado, já foram realizadas duas etapas da operação. A primeira delas em 31 de agosto de 2011 prendeu 251 pessoas, além da apreensão de 250 quilos de maconha, 30 quilos de crack, armas e munições. No dia 31 de maio do ano passado, outra etapa estadual da Operação Liberdade prendeu 346 pessoas. Houve apreensão de 298 quilos de drogas e 46 armas.


    Números da Operação Liberdade por Subdivisão:

1.º Subdivisão Policial (SDP) - Paranaguá

Prisões - 25

Apreensões de armas de fogo - 1

2.ª Subdivisão Policial (SDP) - Laranjeiras do Sul

Prisões - 10

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

Apreensões de a rmas de fogo - 2

3.ª Subdivisão Policial (SDP) - São Mateus do Sul

Prisões - 7

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

4.ª Subdivisão Policial (SDP) - União da Vitória

Prisões - 10

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

5.ª Subdivisão Policial (SDP) - Pato Branco

Prisões - 11

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

6.ª Subdivisão Policial (SDP) - Foz do Iguaçu

Prisões - 56

Apreensões de crianças/adolescentes - 8

Apreensões de armas de fogo - 11

7.ª Subdivisão Policial (SDP) - Umuarama

Prisões - 4

Apreensões de armas de fogo - 2

8.ª Subdivisão Policial (SDP) - Paranavaí

Prisões - 27

Apreensões de criança s/adolescentes - 1

Apreensões de armas de fogo - 2

9.ª Subdivisão Policial (SDP) - Maringá

Prisões - 50

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

Apreensões de armas de fogo - 10

10.ª Subdivisão Policial (SDP) - Londrina

Prisões - 15

Apreensões de crianças/adolescentes - 14

11.ª Subdivisão Policial (SDP) - Cornélio Procópio

Prisões - 18

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

Apreensões de armas de fogo - 2

12.ª Subdivisão Policial (SDP) - Jacarezinho

Prisões - 29

Apreensões de armas de fogo - 4

13.ª Subdivisão Policial (SDP) - Ponta Grossa

Prisões - 37

Apreensões de crianças/adolescentes - 6

Apreensões de armas de fogo - 2

14.ª Subdivisão Policial ( SDP) - Guarapuava

Prisões - 16

15.ª Subdivisão Policial (SDP) - Cascavel

Prisões - 12

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

Apreensões de armas de fogo - 3

16.ª Subdivisão Policial (SDP) - Campo Mourão

Prisões - 38

Apreensões de crianças/adolescentes - 4

Apreensões de armas de fogo - 4

17.ª Subdivisão Policial (SDP) - Apucarana

Prisões - 19

Apreensões de armas de fogo - 2

18.ª Subdivisão Policial (SDP) - Telêmaco Borba

Prisões - 15

Apreensões de armas de fogo - 1

19.ª Subdivisão Policial (SDP) - Francisco Beltrão

Prisões - 4

20.ª Subdivisão Policial (SDP) - Toledo 



Prisões - 12

Apreensões de armas de fogo – 3

Fonte:AEN

 

CONSTRUÇÃO DE 525 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO NO ESTADO.

 


O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (27) que o Governo do Estado vai construir 525 sistemas de abastecimento de água nos municípios, até o final de 2014. Segundo o governador, o programa vai superar em cinco vezes o número de sistemas estabelecidos no plano de governo, que previa 100 instalações. A iniciativa atenderá mais de 50 mil pessoas, com investimentos de R$ 78 milhões.

Somente neste ano, serão construídos 256 sistemas, que compreendem a perfuração do poço artesiano, instalação da rede elétrica, bomba submersa, rede adutora, reservatório e bomba dosadora de cloro. “Com austeridade na aplicação de recursos e planejamento, ampliamos o número de sistemas a serem implantados no Estado, garantindo qualidade de vida a um número maior de paranaenses”, afirmou o governador.

Richa cumpriu agenda em seis municípios da região Sudoeste do Estado. Ele também anunciou que nos próximos dias serão repassados para as prefeituras da região mais de R$ 130 milhões para obras de pavimentação poliédrica (calçamento com pedras irregulares).

Em Nova Esperança do Sudoeste, Richa autorizou a implantação de sistemas de abastecimento de água nas comunidades Pinhal da Várzea e Cordilheira do Lontra, com investimento de R$ 247 mil. Em Santa Izabel do Oeste haverá intervenções na microbacia do rio Sarandi.

O governador também anunciou a implantação de sistemas na comunidade Ouro Azul, em Capanema, e na comunidade Alto Pinhal, em Enéas Marques. Em Nova Esperança do Sudoeste foi assinada ordem de serviço para a construção do sistema no Rio Varanda. "Atendemos uma demanda de comunidades carentes de todas as regiões do Estado, com o fornecimento de água de qualidade para o consumo e irrigação de áreas de plantio, principalmente de pequenos agricultores", destacou Richa.

DESENVOLVIMENTO - O prefeito de Enéas Marques, Maikon Parzianello, disse que os sistemas de abastecimento são fundamentais para o desenvolvimento dos moradores do município. Cerca de 70%, vivem na área rural. "É importante o governador estar presente nos municípios, conhecendo a realidade e as necessidades locais", afirmou. O prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jair Stange, afirmou que os investimentos realizados pelo governo na cidade resgatam a dignidade da população e promove uma melhoria na qualidade de vida.

Em Salto do Lontra, Richa autorizou a implantação da microbacia do rio do Lontra, com investimento de R$ 170 mil. Com a prefeitura de Capanema foi firmado um convênio para aquisição de duas carretas para apoio à avicultura, investimento de R$ 25,8 mil.

A prefeita de Capanema, Lindamir de Lara Denardin, reafirmou a importância da parceria entre prefeituras e governo estadual e agradeceu o governador Beto Richa pela liberação de um crédito, pela Agência Fomento Paraná, para manter em funcionamento um frigorífico instalado no município. A unidade emprega mais de 1,2 mil funcionários.

MORADIAS - Na área da habitação rural, o governador garantiu mais de R$ 13 milhões em investimentos. Em Enéas Marques serão construídas 121 casas (R$ 4,2 milhões); em Nova Esperança do Sudoeste serão 41 unidades (R$ 1,1 milhão); em Salto do Lontra estão em construção 64 casas (R$ 1,6 milhão); em Santa Izabel do Oeste foram entregues14 unidades rurais e anunciadas outras 91 urbanas (R$ 3,1 milhões); em Capanema foram anunciadas a construção de 84 unidades urbanas e rurais (R$ 3,2 milhões).

O governador afirmou que o programa Morar Bem Paraná é a maior revolução da história do Estado na área da habitação. “Em 46 anos de existência da Cohapar foram construídas 186 mil moradias. Em quatro anos vamos entregar 110 mil novas casas para os paranaenses”, disse Richa

Richa também autorizou o repasse de recursos para as prefeituras da região para aquisição de calcário. Para Enéas Marques foram R$ 88 mil; Nova Esperança do Sudoeste R$ 110 mil; Salto do Lontra R$ 88 mil; Santa Izabel do Sudoeste R$ 110 mil; Capanema R$ 110 mil.

Também foram liberados recursos para aquisição de óleo diesel: para Enéas Marques foram R$ 42 mil; Nova Esperança do Sudoeste R$ 42 mil; Salto do Lontra R$ 33 mil e Capanema R$ 63 mil.

EDUCAÇÃO - O governador também garantiu investimentos na área da educação, com o repasse de R$ 150 mil em recursos para obras no colégio estadual Nova Esperança, em Nova Esperança do Sudoeste. Em Salto do Lontra, Beto Richa anunciou a construção de uma nova escola estadual do bairro Itaipu, no valor de R$ 4,3 milhões, e anunciou o repasse de R$ 150 mil para obras no colégio estadual Irmã Maria Margarida.

De acordo com Richa, estão em execução 1.800 obras de reforma e ampliação em escolas de todo o Estado e estão sendo investidos R$ 620 milhões.

Fonte: AEN

 

20130327

IBAMA EMITE LICENÇA AMBIENTAL PARA DRAGEGEM DO PORTO DE PARANAGUÁ.



O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) emitiu nesta terça-feira (26), em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. O documento permite que o governo federal, através da Secretaria de Portos, inicie imediatamente o processo licitatório para a contratação do serviço.

“Minha primeira determinação de governo foi a realização da dragagem dos berços de atracação do porto de Paranaguá, para que ele voltasse a ser competitivo e fossem eliminadas as constantes perdas de cargas que o Paraná vinha sofrendo”, disse o governador Beto Richa.

“Já finalizamos duas obras de dragagem somente neste governo e esta licença é a comprovação do trabalho árduo que temos feito para tornar os portos de Paranaguá e Antonina cada vez mais competitivos e eficientes”, afirmou Richa. Essas duas obras foram feitas com recursos do Estado.
De acordo com o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, o governo do Estado tem feito um trabalho intenso junto aos órgãos federais em Brasília para conseguir emitir as licenças necessárias para realização de obras no Porto. “Herdamos uma relação com o governo federal bem complicada e hoje temos um bom trânsito junto aos órgãos licenciadores. Cumprimos as demandas que nos foram passadas, atendemos os pré-requisitos e agora estamos aptos a realizar mais esta importante obra de dragagem dos Portos”, disse.

OBRA – Com a dragagem de aprofundamento, o Canal da Galheta – que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina – passará a ter 16 metros de profundidade e a bacia de evolução, 14 metros. Parte da obra será paga com recursos federais já destinados ao Porto de Paranaguá através do PAC 1, no valor de R$ 53 milhões.

De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a licença foi obtida mediante um árduo trabalho de toda a equipe de técnicos da Appa. “Foi uma vitória importante. Mas seguimos trabalhando para a obtenção da licença de instalação, que permitirá o início os trabalhos de aprofundamento propriamente ditos. Com a licença que foi emitida hoje, o governo federal está apto para dar início á licitação do serviço”, explica Dividino.        
Fonte:AEN

BAIRROS RECEBEM MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE EM MANDAGUARI.




A equipe da Vigilância Sanitária, coordenada por Adriano Borges, em parceria com os alunos de enfermagem da Fafiman,estiveram realizando hoje (26), um mutirão de orientação e panfletagem de prevenção contra dengue.
O secretário de saúde Dr. Leonardo Di Coli, alerta a população, que o cuidado com a dengue tem que ser diário e constante. “Não podemos relaxar, é fundamental manter os quintais limpos, não deixar água parada, e nos primeiros sintomas procurar um posto médico. A dengue mata tem que ser cuidada o quanto o antes”, lembra o secretário.
Para o coordenador da VISA Adriano Borges, conscientizar a população é fundamental no combate a dengue. “É um esforço conjunto, sem o qual não é possível acabar com os focos de dengue”, afirma Borges.
                                                A CAMPANHA

                                                    “ATENÇÃO”
CHEGOU A MANDAGUARI O MAIS NOVO PRODUTO NO COMBATE A DENGUE:   VOCÊ!
VOCÊ PODE SER ENCONTRADO EM TODA A CIDADE;
VOCÊ É APROVADO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA;
VOCÊ É 100% EFICAZ CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE;
VOCÊ NÃO APRESENTA EFEITOS COLATERAIS;
VOCÊ É A ARMA CERTA NO COMBATE A DENGUE.

                                           MODO DE USAR:

VOCÊ PODE SER USADO PURO NA VERSÃO “AMO MINHA FAMÍLA”  MEU QUINTAL ESTA LIMPO,

              USAR VOCÊ DILUIDO EM 100% DE RESPONSABILIDADE                                            NA VERSÃO “ACOMODADO”  E LIMPAR AINDA HOJE O SEU QUINTAL.

         LEMBRE-SE: DENGUE MATA! NÃO SEJA A PRÓXIMA VÍTIMA.
              ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE. FAÇA A SUA!
                     VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MANDAGUARI




                                          

MAIOR NOTA DA HISTÓRIA DA PBR BRASIL VOLTA A SER BATIDA NA ARENA DE COLORADO.

Foto: André Silva

A final da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros reservou a Ademir Cândido o direito de entrar para a história do esporte nacional. O competidor, que é natural do estado do Paraná, conquistou 94,25 pontos, a bordo do touro Matrix, da Cia. Paulo Emílio. O número é o maior já registrado em solos brasileiros.

“Estou muito feliz, comecei o ano com o pé direito. Acredito que a torcida presente na arena e a dedicação ao trabalho foram essenciais”, disse o recordista, que não imaginava uma nota tão alta. “Percebi que seria boa, pensei em uns 91 ou 92 pontos. Fui surpreendido”, ressaltou.
O atleta já havia montado na fera em outras duas ocasiões. Em uma deles conseguiu 91 pontos e na segunda oportunidade caiu. “A última vez que encarei o Matrix foi na final do Campeonato de 2012, em Americana. Cai e hoje quis a revanche. Me dei bem”, comemorou.
Na visão de Paulo Crimber, juiz oficial da instituição e finalista por 10 vezes do Campeonato Mundial de Montaria em Touros, o atleta deve o total domínio dos movimentos do touro. “Ademir está de parabéns. Um desempenho que chega muito próximo a perfeição. Os atletas do Brahma Super Bull PBR estão muito técnicos e isso só aumenta a competitividade”.
A cidade de Colorado-PR foi a detentora da maior nota da história da PBR Brasil durante seis anos. Em 2006, Fabiano Vieira tirou 94 pontos ao vencer o touro Cama de Gato, da Cia. Tholinha. Ano passado, durante a etapa do Super Bull Londrina, o atleta Magno Alves havia quebrado o Recorde, após vencer o touro Baleado e conseguir 94,13 pontos.
“Só Colorado supera Colorado. A maior nota tinha saído daqui e, por ironia do destino, voltou. Esse é o nosso prêmio por tanta dedicação e amor ao rodeio”, ressaltou José Américo, Presidente da Sociedade Rural de Colorado.

RICHA ENTREGA 302 VIATURAS PARA REFORÇAR A SEGURANÇA EM 19 CIDADES.



O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (25/03) mais 302 novas viaturas para reforçar as frotas das polícias Civis e Militares. A PM recebeu 208 viaturas e 94 foram para o Departamento de Polícia Civil. Os veículos, entregues em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, serão distribuídos imediatamente para várias regiões do Paraná.

As viaturas fazem parte do pacote de 1.470 veículos que o governo estadual adquiriu. "Este é o maior lote de viaturas adquiridas pelo governo na sua história. O compromisso do governo na reestruturação da segurança pública é demonstrado mais uma vez com a entre de novos veículos para as polícias”, disse o governador.

A ampliação da frota faz parte do programa Paraná Seguro, criado para oferecer condições adequadas de trabalho para as polícias. As viaturas serão entregues para unidades das polícias em Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Apucarana, Toledo, Cornélio Procópio, Pato Branco, Jacarezinho, Campo Mourão, São José dos Pinhais, Colombo, Lapa, Paranaguá, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Paranavaí. 

POLICIAIS E EQUIPAMENTOS - O programa Paraná Seguro prevê, ainda, reforço nos efetivos policiais, compra de equipamentos, a construção de batalhões e delegacias e a implantação de módulos policiais. O governador lembrou que, inicialmente, estava programada a compra de 1.220 viaturas. Mas, o processo de licitação, realizado no ano passado, garantiu economia que tornou possível a aquisição de mais 245 veículos. “Foi um processo com transparência e austeridade. Essa é uma diretriz do nosso governo, fazer mais com pouco”, disse Richa. 

O governador relembrou o compromisso de valorizar os profissionais da segurança, ressaltando que atualmente o Paraná tem o maior salário para soldado do país. “Quando assumimos, a situação da segurança estava caótica e inaceitável. Tínhamos o menor efetivo policial per capita do Brasil. Estamos revertendo essa situação, com trabalho, diálogo e uma gestão eficiente”, disse ele.

Beto Richa elogiou o trabalho dos policiais paranaenses no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas. Ele citou duas operações realizadas na semana passada que resultaram na apreensão de 15 traficantes e 420 quilos de drogas na região de fronteira. “Com o esforço policial e os investimentos realizados pelo governo estamos reduzindo a criminalidade em praticamente todas as regiões do Paraná”, garantiu Richa.

ESTUDO - O secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que a falta de equipamentos e viaturas é um problema antigo das policias que o atual governo está corrigindo. Ele explicou que a distribuição das viaturas atende um estudo elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses. “Em um estudo elaborado pela nossa secretaria definimos quais as regiões do Paraná que mais precisavam dos veículos”, explicou Cid Vasques.                                                                                                              Fonte:AEN