Jornal metropolitano de Maringá

20130404

INICIO DAS OBRAS DA CLINICA DA CRIANÇA E DA MULHER DE MANDAGUARI.


Seguindo as constantes melhorias que a atual administração esta desenvolvendo, para levar cada vez mais serviços que melhorem a qualidade de vida dos munícipes. Foi iniciada hoje (03\04) a reforma na clinica da criança e da mulher, o cronograma de execução prevê um período de vinte dias para o termino das obras, quando atendimento a população será retomado. 
“Estamos fazendo todo possível para que no menor tempo possível recuperar o município em sua estrutura e serviços, para levar cada vez mais qualidade de vida a nossa gente” afirma o prefeito.                                                                                                                                  Fonte: Ass.Imp. Município                                                                                               


PROGRAMA PARANÁ SEM LIXÕES VAI UNIFICAR GESTÃO DOS RESÍDUOS NO ESTADO.


O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, estabeleceu a meta de acabar com os lixões a céu aberto no Paraná até 2014. O Programa “Paraná Sem Lixões” será transversal e irá envolver todos os órgãos de governo que executam ações relacionadas ao saneamento ambiental e à produção de energia a partir do lixo, entre eles Sanepar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Instituto das Águas do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Copel.
“Vamos implementar ações em curto prazo, com uma política abrangente de resíduos sólidos para o Estado, seguindo o que prevê a Lei Federal. Será uma verdadeira força-tarefa para eliminar definitivamente os lixões no Paraná”, declarou Cheida. Nesta quarta-feira (03), ao entregar a proposta para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. “A ideia é que a secretaria financie a aquisição de máquinas, caminhões e outros equipamentos necessários para a viabilização dos novos aterros sanitários”, disse Ratinho Júnior. O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, conheceu o programa e disse que a Companhia será parceira nesta iniciativa.

LOGÍSTICA REVERSA – Em contrapartida, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) está divulgando um “edital de chamamento” para a implantação da logística reversa nas empresas geradoras dos diferentes tipos de resíduos como, por exemplo, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletroeletrônicos e outros. “O objetivo é garantir que o setor produtivo faça o recolhimento e a destinação correta dos resíduos por eles gerados e que são disponibilizados no mercado”, reforçou Cheida.

Um dos segmentos que está atendendo ao chamamento é a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). O presidente da associação, João Carlos Basílio, esteve na Secretaria para definir estratégias para a segunda fase do programa “Dê a Mão para o Futuro”. A iniciativa prevê a entrega de equipamentos e cursos de capacitação às cooperativas de coletores para potencializar a comercialização de materiais reciclados no Estado. A primeira fase do programa, realizada entre 2010 e 2012, garantiu a retirada de 18 mil toneladas de materiais. A meta agora é superar esta marca.


NOVAS REGRAS PARA OS ATERROS – O Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou uma resolução que define novas regras para o licenciamento de aterros sanitários no Paraná. Entre as principais mudanças previstas na resolução, que tem como objetivo principal atender à Lei Nacional de Resíduos Sólidos (número 12.305/10) está à obrigatoriedade da apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para aterros sanitários com capacidade para mais de 20 toneladas de resíduos por dia e prioridade absoluta para a construção de aterros sanitários consorciados entre os municípios.

A autorização ambiental para encerramento e recuperação de áreas de disposição de resíduos deverá ser renovada a cada cinco anos. Já o processo de compostagem – reciclagem do lixo orgânico – só será autorizado após o início da operação do aterro, que deverá ter uma vida útil superior a 15 anos, conforme a nova resolução.
Outra novidade na resolução proposta pelos órgãos ambientais do Governo do Estado é que será ofertada ao público toda a documentação necessária para a implantação, operação e encerramento de aterros sanitários no Paraná. Também constam nos anexos da resolução os termos de referência necessários para apresentação de Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Plano de Controle Ambiental (PCA) e Programa de Coleta Seletiva para os municípios. Além disso, para a renovação da licença de operação dos aterros sanitários será exigida a apresentação dos programas municipais de coleta seletiva.
Fonte: AEN




ATIVIDADES FÍSICAS ORIENTADAS NO PARQUE DA PEDREIRA.


Quem pratica caminhada no Parque da Pedreira, notou que desde fevereiro o atleta Anderson da Silva Carmo, conhecido como “Buiu”, responsável pelo setor de atletismo do departamento de esportes, tem acompanhado a prática esportiva das pessoas que utilizam o parque. Suas orientações ressaltam a importância de como deve ser feito o aquecimento, antes de iniciar qualquer atividade física, os alongamentos antes e depois das caminhadas, corridas e atividades nos equipamento da ATI.                                                               Buiú, também dá dicas de alimentação, fala da importância da prática de exercícios físicos na prevenção de doenças.  “A atividade física é fundamental para o bem estar, previne doenças cardíacas e hipertensão, como tantas outras. Outro beneficio da prática de atividades física,é a  liberação da  serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Quanto mais se pratica, maior é a sensação de prazer e alegria”, explica o atleta.                               
Carmo desenvolve no departamento de esportes o projeto de atletismo no Conjunto Vila Verde, direcionados a crianças, jovens, adultos e terceira idade, incentivando a participação em corridas, os interessados devem procurar o treinador no bairro, na frente da igreja, na Rua Antonio Freire, nº 500, das 16h às 19h.
Carmo também é o treinador da equipe de atletismo de Mandaguari, nos próximos dias 20 e 21, a equipe mirim, pré-mirim, maiores e adultos, irão participar da 39ª Prova Rústica Tiradentes em Maringá.
Fonte: Ass. Imp. do município 

ENTREGA DE VEÍCULOS EM NOVA ESPERANÇA E SANTO INÁCIO.


As Agências do Trabalhador de Nova Esperança e Santo Inácio, assim como de outros 35 municípios, receberam novos veículos na manhã desta quarta, 3, durante solenidade no Palácio Iguaçu. “A renovação da frota das diversas unidades públicas mantidas pelo Estado nos municípios é indispensável à segurança e eficiência dos serviços – o governo tem sido sensível às nossas reivindicações no sentido de adquirir e disponibilizar novos veículos”, afirma o deputado Evandro Jr.                                                                                                  O prefeito de Nova Esperança, Gerson Zanusso, presente à solenidade, destacou o empenho do deputado em atender as reivindicações do município, entre elas a liberação do veículo para a Agência do Trabalhador da cidade. “Evandro Junior demonstra respeito e compromisso com nosso município e região”, disse Zanusso. O veículo destinado a Santo Inácio também foi resultado de um pedido do deputado.                                                               

As Agências do Trabalhador também receberam 700 novos computadores. Durante a solenidade também foi lançado o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa do Ministério do Trabalho e Emprego, executado em parceria com o Estado, que qualificará sete mil jovens de 18 a 29 anos, em 117 municípios do Estado. “Trata-se de um programa de amplo alcance social, destinado a preparar mão-de-obra especializada para atender as necessidades distintas da economia regional e assim fortalecer a empregabilidade e desenvolvimento”, disse o deputado.                                                                                         Fonte: Ass. Imp. do deputado


GOVERNO ESTADUAL REFORÇA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO NA ÁREA SOCIAL.


O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (3), em solenidade no Palácio Iguaçu, 700 computadores e 37 novos carros para reforçar a estrutura dos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e da rede de Agências do Trabalhador no interior do Estado. “Um reforço significativo na estrutura para que a geração de empregos no Paraná seja fortalecida ainda mais”, afirmou Beto Richa.

Richa também lançou o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, programa do Ministério do Trabalho e Emprego, executado em parceria com o Estado. “A garantia do emprego aos paranaenses, através da qualificação profissional, é uma das prioridades da nossa gestão. Quando o cidadão tem oportunidades e estudo, todos os outros setores avançam”, disse o governador.

O governador lembrou que o Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais gerou empregos formais em fevereiro, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. No total, foram criadas 15.857 vagas com carteira assinada no mês, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Indicativo que demonstra que o Paraná voltou a ser uma terra promissora, com um governo sério que respeita a iniciativa privada e faz uma gestão pública de qualidade”, concluiu.
Na mesma solenidade o governador Beto Richa assinou um aditivo do programa Compra Direta (Programa de Aquisição de Alimentos) e fez a entrega de 1.686 freezers que serão destinados para as escolas que participam do programa Leite das Crianças, que é executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Do total de aparelhos, 986 foram doados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), através do programa de Eficiência Energética. 

PROJOVEM – Richa disse que o ProJovem deverá qualificar inicialmente sete mil jovens de 18 a 29 anos, em 117 municípios do Estado. Os recursos destinados pelo governo federal para esta etapa do programa é de R$ 13 milhões. Os beneficiários passam por uma qualificação de seis meses e receberão uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.

“Em conjunto com o governo federal estamos garantindo a empregabilidade aos jovens paranaenses. Esse grupo precisa de uma atenção especial”, disse o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli. Esteve presente na solenidade o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Neivo Beraldin.
AGRICULTURA FAMILIAR – O aditivo do Compra Direta - Programa de Aquisição de Alimentos, assinado pelo governador, enquadra mais 113 entidades e 512 agricultores de 12 municípios das regionais de Curitiba e Região Metropolitana e de Ponta Grossa ao programa, que poderão vender produtos para a merenda escolar.
Nos próximos dois anos esse programa terá um investimento de R$ 26 milhões. “É, sem dúvida, o maior investimento da história do Paraná em compra direta de alimentos. Uma ação importante que atende principalmente os pequenos agricultores do Estado”, disse o governador. Richa informou que o Paraná é o primeiro Estado a cumprir a orientação federal de adquirir 30% dos alimentos para a merenda escolar, diretamente da agricultura familiar.
LEITE DAS CRIANÇAS – Ao entregar os novos freezers para as escolas estaduais, o governador Beto Richa disse que o Estado ampliou o programa Leite das Crianças, que agora atende 150 mil crianças por dia. Os novos refrigeradores irão garantir a melhor conservação dos produtos distribuídos aos alunos da rede estadual. O objetivo é trocar os eletrodomésticos velhos por modelos mais modernos, e assim evitar o desperdício de energia provocado por equipamentos que não apresentam condições adequadas de uso.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, as medidas refletem a importância que o Governo do Estado dá à política de segurança alimentar criada para atender as famílias paranaenses que mais precisam. “Tudo isso faz parte do nosso esforço para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Francisco Bührer, Artagão Junior, Teruo Kato, Jonas Guimarães, Elio Rusch, Rose Litro, Plauto Miró, Nelson Justus, Luiz Accorsi, Evandro Junior, Alceu Maron, Douglas Fabrício e Wilson Quinteiro.
Fonte: AEN.


APROVADA NOVA LEI DO PASSE DO ESTUDANTE EM MARINGÁ.


O Benefício agora estende também, para crianças que moram a distancia mínima de mil metros da escola ou que tenham que cruzar vias movimentadas.


Em mais uma prova de força e entrosamento, os vereadores de Maringá aprovaram por unanimidade projeto de lei concedendo o Passe Livre para estudantes que morem a distância mínima de mil metros de onde estudam e também para aqueles que a distancia seja inferior aos mil metros, mas que tenham que atravessar vias de movimento intenso de veículos. O benefício também será concedido para estudantes matriculados em cursos preparatórios para vestibular, desde que tenham concluído ensino médio em instituições públicas.
Assim como aconteceu com o Projeto de Lei, promulgado na última segunda-feira, 1º, que reduziu o valor do IPTU para os terrenos do Jardim Oriental, este novo projeto do Passe Livre, feito em conjunto, mostra que a atual legislatura está unida e em prol do cidadão.  “Não resta dúvida de que a atual legislatura está diferente. Há união entre os vereadores, coisa que antes dificilmente acontecia. É mais uma garantia para que os projetos que vão de encontro com o cidadão sejam aprovados. Se não for pelo prefeito, aqui na Câmara nós conseguiremos as aprovações”, ressaltou o vereador Mário Verri.                   
Os vereadores também foram autores de um requerimento em que solicitam o envio moção ao prefeito e ao presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em que manifestam apoio do Legislativo para campanha de reabertura do Horto Florestal Doutor Luiz Teixeira Mendes, iniciada pelo jornal O Diário do Norte do Paraná, no mês passado. Em entrevista ao jornal, o vereador Mário Verri frisou que “a abertura da reserva é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, pois é um bosque praticamente pronto e demanda muito pouco para que esteja em condição de visitação”.

Fora de pauta                                                                                                                  Ainda na sessão de ontem um projeto do Executivo enviado em regime de urgência à Câmara, que autoriza o município a firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado do Paraná, para a pavimentação de 3,5 quilômetros da PR 454, em que além do município, também haveria contrapartida de produtores rurais, foi retirado de votação.      O trecho em questão fica na estrada conhecida como “Venda 200” e é rota alternativa que leva até o município de Astorga (50 km de Maringá) e que diminui em dez quilômetros a distância entre as duas cidades. A estrada é mais utilizada para o escôo da safra e motivo de queixa por parte dos proprietários rurais da região por ser somente cascalhada.                                                      Uma comissão de agricultores esteve durante a sessão e falaram com alguns vereadores expuseram suas dúvidas quanto ao projeto. Diante dos questionamentos, segundo Verri, o mais prudente foi retirar de pauta para que possa haver um estudo detalhado do projeto. “O primeiro questionamento foi por que somente 3,5 quilômetros, sendo que o trecho em questão possui aproximadamente 10 quilômetros até o Rio Pirapó? Além disso, falta clareza em mostrar como, quem e quanto cada proprietário rural teria que pagar. Se isso não ficar bem claro, haveria benefício de poucos em detrimento de muitos, o que não é correto”, avaliou Verri.
Fonte:CMM

20130403

SANEPAR INVESTIRÁ R$ 658 MILHÕES EM 25 PROJETOS NO ESTADO COM FINANCIAMENTO DE PAC.



Vinte e cinco projetos da Sanepar para implantação e ampliação de redes de água e esgoto foram selecionados para obter financiamento do programa PAC 2, do governo federal. Os investimentos somam R$ 658,6 milhões e a Sanepar terá 20 anos para pagar, com contrapartida de 10% nas obras de água e de 5% nas de esgoto.

As obras terão impacto em São José dos Pinhais, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Lapa, Londrina,
Maringá, Ponta Grossa, Campo do Tenente, Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Quatro Barras.

"Estamos fazendo os maiores investimentos dos 50 anos da Sanepar para manter o Paraná na frente na cobertura de redes de água e esgoto e rumo à universalização do saneamento no Estado", afirma o presidente da companhia, Fernando Ghignone.

Em Maringá, as obras compreendem a construção de reservatório semienterrado no Maringá Velho, com capacidade para 2.000 m³, implantação da unidade de tratamento do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água e ampliação da Captação Pirapó, além de outras intervenções civis e eletromecânicas.

Maringá, a cidade paranaense com o maior índice de cobertura com o serviço de coleta e tratamento do esgoto, continuará recebendo investimentos. Na Bacia 7 serão implantados a Estação Elevatória Guaiapó, 2,5 mil metros de coletor tronco, 60 mil metros de redes coletoras de esgoto e 3.000 ligações prediais. Já na Bacia 6 serão 1,5 mil metros de coletor tronco, 25 mil metros de redes coletoras de esgoto e 1.250 ligações prediais. 
Fonte:AEN

LIBERADOS RECURSOS PARA ATALAIA.


Mais uma solicitação do deputado estadual Evandro Junior foi atendida. Desta vez o Colégio Estadual Humberto de Campos no município de Atalaia irá receber por meio da Secretaria de Estado da Educação recursos no valor de 150 mil reais que serão destinados a reformas, como à troca de piso, reformas do refeitório e telhados das salas de aula. A última reforma feita no Colégio foi no ano de 2009 para cobertura da área administrativa da escola. “Protocolamos o pedido para a realização das obras necessárias para a melhora da infraestrutura do Colégio Humberto de Campos”, destacou o deputado. O parlamentar afirmou ainda que os recursos vão sanar esses problemas e ampliar fortemente a qualidade do ensino, “estou muito satisfeito em poder colaborar com o município de Atalaia e juntamente trazer melhores condições de trabalho aos funcionários e um melhor atendimento aos alunos”.
Fonte: Ass. Imp. do Deputado


COMO PRÊMIO MAIOR, SUPER HORSE 3 TAMBORES É CONFIRMADO EM JAGUARIÚNA.

Foto André Silva

A cidade vai receber pelo segundo ano uma etapa do campeonato eqüestre.


Pelo segundo ano seguido, o Jaguariúna Brahma Country Festival vai receber uma etapa do Super Horse 3 Tambores Brasil. A prova, que vai acontecer de 10 a 12 de maio, pretende reunir as melhores atletas do país e vai distribuir R$ 30 mil entre as competidoras. O valor ultrapassa a premiação de 2012, que foi de 24 mil reais em duas etapas.
 Após bonificar as vencedoras com mais de R$ 1 milhão nas duas últimas edições, o Campeonato iniciou a temporada em janeiro de 2013 com força total, esquentando as arenas dos rodeios em todo Brasil. As inscrições para o Jaguariúna Brahma Country Festival já foram abertas e o valor é de R$ 399 para atletas de todas as idades.

Segundo o coordenador o campeonato Bruno Dellea, o evento é um dos mais importantes do ano e reunirá as melhores competidoras. "É uma etapa bem importante para a temporada e deve contar com as melhores competidoras. O que faz com que o nível seja grande e a disputa melhor".

A temporada do Super Horse 3 Tambores Brasil começou em Santa Cruz do Monte Castelo e a prova aconteceu nos dias 26 e 27 de janeiro. A amazona Tânia Cristina Holzhausen foi a grande campeã e garantiu a liderança no ranking. A segunda etapa acontece de 12 a 14 durante a ExpoLondrina.

Na prova, a competidora deve contornar três tambores sem derrubá-los no menor tempo possível. As atletas interessadas podem fazer inscrição pelo site www.superhorsebrasil.com.br

20130402

CAMPANHA “FIQUE SABENDO” FOI LANÇADA HOJE EM MANDAGUARI.

LANÇAMENTO  HOJE NO JARDIM BOA VISTA.


A campanha “Fique Sabendo”, projeto da Secretária de Saúde, foi lançada hoje  na UBS do Bairro Boa Vista, com a presença do prefeito Romualdo Batista, a vice-prefeita Ivonéia, o presidente da Câmara dos Vereadores de Mandaguari Jocelino Tavares e o secretário de saúde Dr. Leonardo Di Coli e a equipe que faz parte do projeto.

 A Campanha do FIQUE SABENDO, é uma mobilização de incentivo a realização do teste rápido do HIV/ AIDS. O objetivo é conscientizar a população, da importância do teste rápido, que tem resultado em apenas 30 minutos.
Os testes serão realizados em um Centro de Coleta Móvel, que funciona de segunda a sábado em todo município, confira as datas e bairros para não perder a oportunidade:
O  jardim boa vista foi escolhido para o lançamento da campanha.


PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA FIQUE SABENDO/ 2013

Unidade de Saúde- UBS
Data
Localização
Jardim Boa Vista
01/04
Jardim Boa Vista
Jardim Cristina
02/04
Jardim Cristina
Jardim Esplanada
03/04
Jardim Esplanada
Jardim Progresso
04/04
Jardim Progresso
Popular II
05/04
Popular II
Praça Independência

06/04
Centro




LEMBRE-SE: O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. Se você já fez sexo sem camisinha, suspeita de alguma Doença Sexualmente Transmissível ou compartilhou seringas e agulhas faça o teste para saber se foi infectado.
Fonte: Ass. Imp. Municipal.

CONHEÇA O ESPORTE FEMININO QUE UNE FORÇA E BELEZA NAS ARENAS DO BRASIL.

KEYLA POLIZELLO - HEPTACAMPEÃ  EM BARRETOS

O Super Horse 3 Tambores Brasil é uma competição feminina e está no seu terceiro ano de existência.


Mesmo de bota, camisa e fivela elas são femininas e vaidosas. Em um ambiente que é comum encontrar uma grande quantidade de homens, o universo country também conta com um esporte feminino que une força e beleza. O Super Horse 3 Tambores Brasil é uma competição disputada entre mulheres que já premiou mais de R$ 1 milhão, em pouco mais de dois anos de existência.
 As meninas, que normalmente são de todas as idades e de várias partes do mundo, estão sempre antenadas no mundo da moda para a disputa do esporte que une beleza, garra e agilidade. "Gostamos de combinar nossas roupas com os acessórios dos cavalos, fica bonito de se ver", explicou Rafaela Fortunato, atleta de 17 anos da categoria.
 Esbanjando sensualidade, Keyla Polizello, atleta do campeonato, posou para Playboy em 2005. Para ela, o esporte já virou profissão. "O esporte sem dúvida está crescendo a cada dia. As meninas se sustentam com os prêmios que a modalidade distribui. Além disso, elas gostam de mostrar a vaidade e se arrumam até para montar no cavalo", afirmou.

         
DAYANE SUDÁRIO - CAMPEÃ BRASILEIRA
 Além dos treinos, maquiagem, chapinha e as vezes até cabeleireiro são as rotinas de antes da prova. Como as competições são aos finais de semana, Caroline Rugolo conta que muitas vezes a produção fica para a metade da semana ou para a cidade em que a prova acontece. “Acabamos arriscando um cabeleireiro da própria cidade em que vamos se não der tempo de ir dias antes da competição. Mas sempre estamos nos arrumando e nos produzindo”.

Keyla concorda com Caroline. Para ela, a prova envolve uma modalidade feminina no rodeio, algo pouco comum. “Acho que as pessoas enxergam nos Três Tambores a beleza e a garra da mulher brasileira, então é algo com que o público feminino pode se identificar", explicou.

A próxima etapa da competição vai acontecer no Paraná, durante a  ExpoLondrina, de 12 a 14 de abril. Na prova, a competidora precisa contornar os três tambores sem derrubá-los e no menor tempo possível.
FOTOS: ANDRÉ SILVA.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE “A” COMEÇA EM 15 DE ABRIL.



O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (01/04) a campanha anual de vacinação contra a gripe, que será realizada de 15 a 26 de abril, em todo o Estado. Neste ano a meta é vacinar 80% do público alvo da campanha, que chega a 2,8 milhões de pessoas. A vacina previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no País, incluindo o H1N1.

A vacinação alcançará crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias), idosos com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas. A novidade deste ano é a inclusão das mães em período pós-parto de até 45 dias e dos doentes crônicos, que agora serão vacinados nas unidades de saúde.

- O lançamento da campanha teve a presença do secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e do secretário de Vigilância em Saúde do governo federal, Jarbas Barbosa. A solenidade aconteceu no Seminário Estadual sobre Influenza, realizado em Curitiba, que reuniu 200 gestores municipais para discutir as estratégias de enfrentamento da gripe no Paraná.

Para Caputo Neto, a vacinação é um dos componentes da estratégia paranaense para evitar casos e, principalmente, mortes por gripe. “Atingir a meta da vacinação é essencial para imunizar os grupos de risco. Contudo, a melhor forma de prevenção universal é a higiene, seja das mãos, das superfícies ou dos ambientes”, explicou.

O secretário também destacou a importância do uso precoce e universal do medicamento Oseltamivir para todos os pacientes que apresentam sintomas de gripe. “Isso é imprescindível para evitar casos mais graves. O medicamento Oseltamivir deve ser administrado já nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas”, ressaltou.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, o Brasil é um dos países que mais vacinam no mundo e este ano o número de pessoas imunizadas será ainda maior, em função da inclusão das mães em período de pós parto e os doentes crônicos.

foto 03 Campanha – As vacinas serão aplicadas em mais de 2,5 mil unidades básicas de saúde e postos volantes do Estado e estarão disponíveis para oito grupos prioritários – dois a mais que no ano passado.

Nesta edição, a Campanha de Vacinação foi antecipada em 20 dias em todo o Brasil. A medida foi uma reivindicação de um movimento dos Estados do Sul que, liderados pelo Paraná, se uniram para pedir atenção especial do governo federal à região no enfrentamento da gripe. Um dos benefícios da antecipação é a imunização dos grupos antes do período mais crítico da doença – meados do outono e inverno.

A vacina contra as Influenzas (vírus da gripe) tem uma janela imunológica de 15 dias, ou seja, após a aplicação ela demora em torno de duas semanas para conceder imunidade. Por isso, é importante que as pessoas não adiem a vacinação para os últimos dias da campanha e procurem a vacina já nos primeiros dias. Além disso, a campanha terá duração de apenas 10 dias.

Divulgação – O secretário de saúde de Fazenda Rio Grande, Pedro Cavichioli, que participou do evento, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa de mobilizar os municípios para discutir as questões da gripe antes do período mais crítico. “Queríamos que todas as pessoas fossem vacinadas, mas como não é possível, é importante que sejam divulgadas amplamente as alternativas de prevenção da doença”, disse.

Para difundir as medidas preventivas da gripe, a Secretaria da Saúde está distribuindo materiais educativos (folhetos e cartazes) para os municípios e colocará no ar uma campanha informativa no rádio, televisão e internet.

Parte das doses para a campanha no Paraná já foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Elas serão descentralizadas para as 22 regionais da saúde e deverão chegar aos municípios uma semana antes do início da vacinação.  
A 15° Regional de Saúde (Maringá) receberá - 195.660 doses:
Fonte: AEN