Jornal metropolitano de Maringá

20181006

OUTUBRO ROSA


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Novo Pronto Atendimento Municipal de Marialva




Com previsão de funcionamento para janeiro do próximo ano o novo pronto socorro municipal de Marialva esta quase pronto.

O prazo para os veículos adotarem o padrão dos países do MERCOSUL começou em 1º de setembro





Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União, a nova placa padrão MERCOSUL também tem uma nova aparência.

Nota do IDEB aumenta em Marialva



O Índice da Educação Básica de Marialva vem crescendo anualmente, com excelente resultado na Prova Brasil aumentando o IDEB do Município de 6.2 (resultado de 2015) para 6.6 no resultado de 2017.

HPV: sintomas, prevenção e tratamento.

O HPV é um vírus que infecta pele e mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto mulheres, provocando verrugas  na região genital e no ânus, e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Terminal Rodoviário de Mandaguaçu é reinaugurado



No inicio do segundo semestre desse ano foi reinaugurado o terminal rodoviário de Mandaguaçu, que passou por uma completa reforma.

Doação de Órgãos como funciona o processo



O Dia nacional de Doação de Órgãos foi comemorado em 27 de setembro e apesar de intenso debate que tem envolvido o assunto recentemente, ainda existem entre a população diversas dúvidas sobre como funciona a Doação de órgãos.

Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Em julho do corrente o Departamento de Assistência Social de Mandaguaçu, por meio do CREAS realizou um dia de apresentações para os alunos da rede pública na Praça Dr. Dimas o tema foi  a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dois CMEIS foram entregues em Marialva





Foram entregues aos munícipes no mês de março do corrente, dois Centros de Educação Municipal Infantil, um no Jardim Itália e outro no conjunto João de Barro.

Mandaguaçu inaugura Cantinho da Amamentação





Foi inaugurado na Unidade Básica de Saúde na região central do município, o primeiro “Cantinho da Amamentação”.

Mandaguaçu: Audiência Pública sobre maus tratos de animais e poda irregular de árvores




No mês de julho foi realizado na Câmara Municipal de Mandaguaçu uma Audiência Pública sobre maus tratos de animais e poda irregular de árvores no município.

Alzheimer: o que é sintomas, tratamentos e causas.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa.

A reestruturação da rede de atenção básica no município foi premiada pelo CONASENS pela redução dos índices de mortalidade infantil.


Marialva apresentou os resultados obtidos com a reorganização e capacitação da equipe de saúde, durante o 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília (Maio\18). 

Pesquisa mostra que 6 em cada 10 jovens não usam camisinha




Apesar de a camisinha ser o método mais eficaz de evitar DSTs, os jovens nem sempre a utilizam. 

Saúde de Marialva inaugurou mais uma sala de vacina




Foi inaugurada no dia 10 de Setembro, mais uma sala de vacina em Marialva, desta vez na Clínica Materno-Infantil. A sala funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h00min.

Assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Marialva e a Unicesumar.



O termo de cooperação entre a Prefeitur e a Unicesumar,  firmou uma parceria, para a concessão de estágio curricular supervisionado no Pronto Atendimento Municipal de Marialva.