Jornal metropolitano de Maringá

20130131

Paraná envia membrana artificial a vítimas de incêndio em Santa Maria.


Governador Beto Richa.

O Paraná enviou nesta quarta-feira (30) uma remessa de membranas regenerativas para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para auxiliar na recuperação das vítimas do incêndio de uma boate em Santa Maria (RS), no último domingo. O material sintético substitui a pele temporariamente e facilita a cicatrização das queimaduras.

Foram enviados cerca de 300 envelopes da película, no tamanho 18x10 (maior tamanho fabricado), o que deverá atender cerca de 60 feridos. “O Estado faz a sua parte num momento tão difícil vivido pelos nossos vizinhos do sul”, disse o governador Beto Richa.

O governador entregou o material ao médico José Fernando Macedo, vice-presidente da Associação Médica Brasileira e superintendente do Departamento de Assistência à Saúde do Servidor Público do Paraná (DAS/SEAP), que levou pessoalmente a membrana para cirurgiões do HC de Porto Alegre.

“Representa uma gota num oceano de sofrimento e tristezas. Cada um tem que fazer sua parte. É o mínimo que podemos fazer”, disse Macedo. Segundo dados da Força Nacional do SUS, o número de pessoas internadas após a tragédia chegou a 143, na manhã desta quarta-feira.

MEMBRANA ARTIFICIAL – A membrana doada pelo Estado do Paraná é fabricada em Curitiba e patenteada como tecnologia paranaense, registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Administração de Comidas e Remédios (FDA) dos Estados Unidos.

Como um tipo de membrana artificial, o medicamento substitui a pele, diminuindo a dor e facilitando a cicatrização. “Como ela age nas circulações nervosas, ela diminui a sensação de dor e facilita a cicatrização. No caso de jovens, onde a cicatrização é mais rápida, o medicamento auxilia muito”, ressaltou Macedo.

“Vamos mostrar aos cirurgiões plásticos do HC como utilizar a membrana e auxiliá-los para que possam atender o maior número possível de vítimas”, completou o superintendente.
Fonte:AEN

20130130

Tragédia no RS deve tornar mais rigoroso protocolos de segurança.



O deputado estadual Evandro Junior, sensibilizado com o trágico episódio numa casa noturna de Santa Maria (RS), que deixou mais de 230 mortos, manifesta seu pesar às famílias enlutadas e engrossa o coro de pessoas que cobra rigor na apuração dos fatos e punição de eventuais culpados. As circunstâncias da tragédia apontam falhas no sistema de segurança do estabelecimento e apuração preliminar sustenta negligência.
“Não dá pra aceitar que isso seja tido apenas como uma fatalidade. Os indícios mostram que houve negligência e isso deve ser apurado não apenas com rigor, mas também com rapidez. Mas de duas centenas de vozes silenciosas que se foram tragadas pela tragédia clamam por justiça – e ecoam na vida junto a milhões de pessoas em todo país que esperam resposta para acontecimento tão terrível”, diz o deputado

Para o deputado, a tragédia e é um desses episódios que surpreende indigna e choca. “Nos deixa com uma estranha sensação de vazio, de tristeza... A morte de tantos jovens em circunstâncias tão improváveis é de uma brutalidade extrema. Se deixa a sensação da fragilidade da vida, também nos faz refletir sobre o destino e suas surpresas”, afirma o parlamentar.

“Mas para muito além da filosofia do episódio está a dor, o desespero... Sentimentos de extrema tristeza e incompreensão que prostram famílias, enlutam uma cidade, um país. É impossível ficar indiferente a tamanha tragédia, devastadora sob todos os aspectos”, afirma o deputado. A maioria dos mortos era estudantes de uma das instituições de ensino existentes na cidade.

Segundo o deputado, ainda que seja momento de velar os mortos e elaborar o drama, é preciso estar atento aos desdobramentos do episódio para identificar responsáveis e puni-los de maneira rigorosa. “Ocorrências assim devem servir como marco divisor nos protocolos de segurança de estabelecimentos que promovem grandes eventos. Também é preciso mais rigor na fiscalização”, defende.
Fonte: Ass. Imp. do Dep.

20130127

Tragédia em Santa Maria-RS.

Foto: Germano Roratto

 Na madrugada deste domingo uma boate no centro de Santa Maria -Rs pegou fogo.
Um sinalizador é tido como a causa da tragédia na boate KISS no centro da cidade, até agora (9:00 Hs)segundo a cobertura da radio gaúcha são centenas de feridos muitos em estado grave e 140 mortos confirmados,mas pode chegar  ao dobro.Segundo um bombeiro ouvido pela reportagem,no local a saída alem de estreita é ao lado da entrada dos banheiros,o que pode ter confundido as pessoas na hora do desespero. A maioria morreu intoxicada pela fumaça. 3000 pessoas circularam nesta noite no local, mas na hora do incêndio não se sabe ao certo quantas pessoas estavam no interior. Mas o que chama a atenção é a falta de estrutura dos locais de laser, que é grave... Devido às proporções da tragédia, os corpos foram levados para o centro esportivo municipal para identificação, já que o IML do município não tem estrutura para a demanda.
Só resta lamentar a tragédia, e apelar para que os gestores sejam mais criteriosos na concessão de alvarás de funcionamento, principalmente onde tenha grande circulação de pessoas.  Resta lamentar e se solidarizar com as famílias das vitimas.