Jornal metropolitano de Maringá

20141218

Paraná conhece os vencedores do Troféu Gralha Azul 2014

O espetáculo Tchekhov, foi o destaque da premiação Troféu Gralha Azul. Foto: João Tezza


A cerimônia de entrega do Troféu Gralha Azul, o mais tradicional prêmio concedido pelo Governo do Estado ao teatro paranaense, lotou o teatro Guairinha, de Curitiba, na noite desta terça-feira (16). Foi a 35ª edição do prêmio. A estatueta em formato do pássaro Gralha Azul estilizado, criado em 1976 pelo artista plástico Ivens Fontoura é o mais desejado pela classe teatral. 

O espetáculo “Tchekhov” foi o destaque noite. A peça teatral da Ave Lola Espaço de Criação, que também venceu em 2013 em várias categorias, levou nesta edição mais cinco estatuetas do Troféu Gralha Azul como melhor espetáculo, direção, iluminação, figurino e texto original e/ou adaptado. 

Dos 45 espetáculos assistidos pela comissão julgadora foram premiados sete, em diferentes categorias. “Tchekhov”, “Música do Portão pra Dentro – MPB para Crianças”, “Bifes 1”, “Entretantos Contratempos” e “O Beijo no Asfalto” e Marlo Brando, Whiskey, Zumbis, Outros Apocalipses” e Satyricon Delírio”. 

20141217

Receita atualiza Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

Foto: Receita Federal

A partir do dia 1º de janeiro de 2015 entrará em vigor a versão 2.2 da CNAE-Subclasses, que implementa atualizações na Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Subclasses analisadas pela Subcomissão Técnica para a CNAE-Subclasses desde 2010, quando entrou em vigor a atual versão 2.1.

20141216

Estado oferecerá curso de especialização em saúde do trabalhador

Foto:SESA

O Governo do Paraná e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec/Fiocruz) vão promover a partir de 2015 o primeiro Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana do Estado. O contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 1,2 milhão, foi assinado nesta segunda-feira (15), em Curitiba, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

Com dois anos de duração, o curso será realizado na modalidade a distância e com exclusividade para servidores públicos municipais ou estaduais com nível superior e que já atuam em áreas relacionadas à saúde do trabalhador. De acordo com o cronograma da Fiotec, as inscrições serão abertas no primeiro trimestre de 2015 e o início das aulas está previsto para maio. 

20141215

IBGE mostra retração das vendas do comércio no Paraná e no Brasil


O faturamento real (descontada a inflação) dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense caiu 1,8% em outubro de 2014 em comparação com o mesmo mês de 2013. Na média nacional a queda foi de 2,6%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (12). A pesquisa contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção (definição ampliada).