Jornal metropolitano de Maringá

20130903

Soja paranaense ganha mais competitividade com o vazio sanitário

Foto: Jonas Oliveira
A proibição do plantio da soja entre 15 de julho e 15 de setembro, o chamado vazio sanitário, ajuda a melhorar a competitividade da cultura, além de garantir a sanidade da lavoura no Paraná. Os benefícios para o produtor que adota a medida vão da redução no custo com fungicidas ao ganho de produtividade e melhor qualidade do grão.

A ação fitossanitária nas lavouras de soja é adotada no Paraná desde 2007 para evitar a incidência de focos da ferrugem asiática, doença provocada por fungos que atacam a planta. Outros 11 estados brasileiros e o Paraguai também adotam a medida.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) mantém a fiscalização de propriedades e locais de cultivo de soja no território paranaense, que devem estar livres de plantas vivas até no período do vazio sanitário da soja no Estado. 

20130902

Reunião geral da Amusep reúne prefeitos e sec. De comunicação






PIB do Paraná cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2013


O Produto Interno Bruto (PIB) paranaense cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2013, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No mesmo intervalo, o PIB nacional teve expansão de 2,6%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (30/08).

“O ritmo mais acelerado de crescimento da economia do Estado, em relação ao desempenho médio nacional, foi sustentado pela impulsão da renda do agronegócio e aquecimento do mercado de trabalho regional”, avalia o diretor-presidente do Ipardes, o economista Gilmar Mendes Lourenço.

O Estado colheu uma safra recorde de verão em 2013, com mais de 23 milhões de toneladas. O resultado foi 31% maior do que o do ano passado. Os destaques ficaram para a soja (+46%) e o milho (+8%). Somadas todas as colheitas do ano, a produção agrícola paranaense deve superar 36 milhões de toneladas, com acréscimo de 17% sobre 2012.