Jornal metropolitano de Maringá

20130323

VETO DO PREFEITO DE MARINGÁ É DERRUBADO PELA CÂMARA DE VEREADORES.


PROPRIETÁRIOS INDIGNADOS, PROTESTARAM 


O Executivo foi contrário ao projeto de lei que reduz o valor do IPTU do Jardim Oriental; numa ação conjunta os vereadores votaram contra o veto e mantiveram a lei.

Com 12 votos os vereadores da Câmara Municipal de Maringá, cumpriram suas palavras e derrubaram o veto do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), na quinta-feira (21) contra projeto que diminui o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pago pelos proprietários de terrenos no Jardim Oriental.
O projeto assinado por todos os vereadores altera a planta de valores genéricos de edificações e terrenos e também trata sobre os valores e tributos pagos este ano. Com a lei IPTU será recalculado e o valor reduzido. A justificativa da prefeitura para o veto se baseou no principio da isonomia. O mesmo princípio, no entanto foi à alegação de todos os vereadores, que em sua origem significa que os iguais devem ser tratados como iguais e os desiguais na medida de sua desigualdade.

Para o vereador Mário Verri (PT), derrubar o veto do prefeito foi mais que um simples voto. “Ao votarmos contra o veto do prefeito e a favor da população, fizemos o nosso trabalho e propósito. Fizemos justiça”, afirmou Verri. “A Casa soube lidar com destreza frente à situação de injustiça que foi armada e resolveu o problema como deve ser feito. Com justiça e para o povo”, concluiu Mário Verri.

A manutenção da lei, votada pelos vereadores segue para a promulgação do Executivo que tem prazo de 48 horas para promulgar a lei ou não. Caso a prefeitura se negue em reconhecer a lei, ela volta para a Câmara que tem o poder de promulgação e em seguida, publicação em diário oficial. Ainda assim cabe à administração municipal questionar a validade da lei na Justiça.
Fonte: Ass. Imp. do vereador.

PAULA FERNANDES CANTA PELA PRIMEIRA VEZ NO RODEIO DE COLORADO.

Foto: André Silva
Cantora encerra festa com o show da turnê “Meus Encantos”


Após cinco dias de festa com shows de Munhoz e Mariano, João Neto e Frederico, entre outras duplas de sucesso, chegou à vez de Paula Fernandes tocar no Rodeio de Colorado. Neste domingo, 24, ela encerra a primeira etapa do Brahma Super Bull PBR, o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros.
Paula, que acaba de voltar de uma turnê pelos Estados Unidos, está animada com o show no norte do Paraná. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, porque levo o meu melhor para o público que deixa o conforto de seu lar para poder me ver. Eles merecem um grande espetáculo”, afirmou.
Os fãs que forem assistir a apresentação podem esperar um show dinâmico com trocas de figurinos, cenário e muitos hits, entre eles “Eu sem você”, “Cuidar mais de mim”, “Pássaro de Fogo”, “Pra você”, entre outros. “Acho que as pessoas irão gostar. Foi tudo pensado com muito carinho para o público. Minha missão é emocionar e é isto que espero”, disse.

O Rodeio de Colorado acontece de 15 a 24 de março e os ingressos podem ser adquiridos no site: www.totalacesso.com.br

DEZESSEIS PESSOAS SÃO INDICIADAS PELO INCÊNDIO DA BOATE KISS EM SANTA MARIA-RS.

TRAGEDIA DEIXOU MARCAS PARA SEMPRE NA CIDADE.
As marcas deixadas pela tragédia nos santa-marienses mudaram literalmente suas vidas para sempre, segundo psicólogos é comum após uma tragédia de grandes proporções, uma mudança radical na maneira com que as pessoas se relacionam uma com as outras, pois os sentimentos ficam mais aguçados, elas ficam mais solicitas, fraternas.
Amizades que começaram após o fato e outras que se solidificaram na hora da dor servem de exemplo. Mas o que mais chama atenção é o fato de que estamos completamente a mercê de perigos eminentes de morte em quase todo lugar, pela falta de fiscalização dos órgãos competentes, isso serve de alerta nos deixa mais atentos, mais criteriosos na hora de escolher os gestores públicos.  

O FATO: O inquérito policial apurou os fatos apontando crimes e responsabilidades decorrentes do incêndio ocorrido na Kiss, que acarretou na morte de 241 pessoas e deixou 623 pessoas feridas.

 Cinqüenta e quatro dias após a tragédia na Boate Kiss, o trabalho brilhante de investigação da policia gaúcha foi entregue ontem (22).    O resultado do inquérito policial que apurou os fatos, apontando crimes e responsabilidades decorrentes do incêndio, foi mais de 13 mil páginas sobre a investigação do caso. 
Conclusão: Foram 35 indicativos de responsabilizações, 16 indiciamentos criminais, 10 indícios de crime (nove vão para a Justiça Militar e um para o Tribunal de Justiça) e nove pessoas indiciadas por improbidade administrativa.
 Os indiciados:
Indiciados por homicídio doloso (dolo eventual): cantor e produtor da banda Gurizada Fandangueira, os dois sócios, a mãe, a irmã de um dos sócios e o gerente da boate.
Homicídio culposo - Secretário de Mobilidade Urbana, secretário de Meio Ambiente, chefe de fiscalização e secretário que emitiu alvará de funcionamento da boate Kiss
Também foram indiciados bombeiros que assinaram a liberação do alvará de funcionamento da boate Kiss.
Prefeito Cezar Schirmer e o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Santa Maria devem ser investigados pela Justiça por improbidade administrativa.
Maiores detalhes do inquérito e dos indiciados podem ser acessados pelo Blog CASOS DE POLICIA.
Resta lamentar profundamente pelo ocorrido e se solidarizar com as famílias e os munícipes, e ficar atento para os desdobramentos daqui para frente, fiscalizar o andamento dos processos e cobrar das autoridades as medidas punitivas cabíveis para o caso. NÃO DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO.

BAILE DO ANO EM MANDAGUARI


20130322

CRAS promove atividade especial para os idosos.

CRAS: PROMOVENDO SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
A Secretaria de Assistência social lançou hoje, no centro de convenções Décio Bacelar projeto com atividades voltadas para terceira idade.  O projeto do Centro de referência da Assistência Social (CRAS), coordenado por Jaqueline Reis.
O projeto tem como objetivo a prática de atividades focada na terceira idade. “Tudo é pensado para eles, de modo que possam fazer e se divertir, distrair e trabalha a autoestima, para que sintam valorizados. Essa turma é muito animada. Hoje participam mais de 100 idosos”, afirma à coordenadora.
Os interessados em participar das atividades, podem entrar em contato pelo telefone 3233-49 60, no CRAS, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11j30 e das 13h às 17h. Ou no departamento, a Rua Travessa João Candido, nº 76, Centro.
Fonte: AIM.

Atenção: Pagamento encerra IPTU até 30/03

IPTU = BENEFÍCIOS PARA TODOS.

A Prefeitura Municipal de Mandaguari informa, que o prazo para o pagamento do IPTU com 15% a vista é até o dia 30/03, ou o contribuinte pode parcelar em até 10 vezes.
Os contribuintes que ainda não receberam o carnê devem retirar na prefeitura, no setor de tributação, até o dia 27/03 às 17h. Via internet pode ser emitido até o dia 30/03.
Devido à semana Santa, a prefeitura estará fechada no dia 28 e 29 de março. 

MODERNIZAÇÃO E SEGURANÇA NO TRANSITO DE MANDAGUARI

Modernização e Segurança aos munícipes.

Com intuito de levar mais conforto e segurança aos munícipes, a secretaria de serviços públicos esta realizando varias ações em toda cidade, a colocação de três redutores de velocidade na avenida perimetral é uma delas. Segundo fontes da prefeitura esta é mais uma reivindicação da população atendida pela atual administração, que se sentia insegura em certos trechos da avenida devido ao fluxo em velocidade nos horários de pico. 

Secretaria de Saúde de Mandaguari lança a Campanha “FIQUE SABENDO”

Teste rápido e indolor.
A Secretaria de Saúde de Mandaguari realiza no período de 01 a 06 de abril, a Campanha – FIQUE SABENDO, é uma mobilização de incentivo a realização do teste rápido do HIV/ AIDS. O objetivo é conscientizar a população, da importância do teste rápido, que tem resultado em apenas 30 minutos.
O secretário de Saúde Dr. Leonardo Di Coli, fala que diagnóstico precoce, garante tratamento imediato, o que vai gerar uma qualidade de vida melhor para o paciente infectado.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Luciana Santos, explica que é os testes são rápidos, fáceis e não causam dor. Segundo ela, a coleta é realizada a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo, o material é colocado em um dispositivo de testagem.
Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação, a coordenadora ressalta ainda, que este teste tem o mesmo grau de confiabilidade dos exames convencionais e não tem necessidade de repetir em laboratório.
Em Mandaguari o teste será realizado em um Centro de Coleta Móvel, que funciona de segunda a sábado, em locais pré-determinados.


PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA FIQUE SABENDO/ 2013
Unidade de Saúde
Data
Localização
Jardim Boa Vista
01/04
Jardim Boa Vista
Jardim Cristina
02/04
Jardim Cristina
Jardim Esplanada
03/04
Jardim Esplanada
Jardim Progresso
04/04
Jardim Progresso
Popular II
05/04
Bairro Popular II
Praça Independência

06/04
Centro
 O TESTE É RÁPIDO,INDOLOR 
 PREVINA-SE
 USE CAMISINHA


 O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. E pratica ou praticou sexo sem camisinha, suspeita de doença Sexualmente Transmissível, ou compartilhou seringas e agulhas, faça o teste para saber se foi infectado.
Fonte: AIM



Começa dia 24 em Colorado o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros.

Foto: André Silva.


Colorado a partir de 24 do corrente recebe a abertura do Brahma Super Bull PBR, Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros. Ao todo serão 50 competidores que disputaram a primeira etapa do ano. O evento marca os 40 anos de evento e o prêmio da etapa é de R$ 147 mil a serem distribuídos aos competidores.
Nomeados atletas como o vice-campeão brasileiro de 2012, Marcos Fernando, o dono da maior nota da PBR Brasil, Magno Alves e o Rookie Of The Year 2009, Paulo Lima, estarão presentes na disputa que dura quatro dias. Marcos Fernando, de acordo com sorteio realizado nesta quarta-feira pela noite, enfrentará o touro Black Bar, da cia Silmar Colombo. Outro desafio será do Magno Alves, que enfrentará o Terremoto, da cia Bela Vista e Paulo Lima, terá que encarar o famoso Lengendário da cia CCP.
Além dos R$ 82 mil para os melhores colocados, o dono da melhor nota nos três primeiros dias de evento enfrentará o invicto touro “Agressivo” no “Duelo Brahma”. Se o atleta conseguir permanecer os necessários 8 segundos sobre o animal, levará para casa R$ 65 mil. Caso não vença, o prêmio para o duelo aumentará em R$ 5mil, chegando a R$ 70 mil para a etapa seguinte, que acontece em Londrina de 12 a 14 de abril.
A abertura do Brahma Super Bull PBR volta à Colorado depois de sete anos. “Temos um carinho enorme por Colorado, já que foi lá que fizemos nossa primeira etapa da PBR, logo que iniciamos o campeonato no Brasil. Será, sem dúvidas, um belo começo para nossa temporada porque estaremos em uma das maiores e melhores festas do país”, explicou Flávio Junqueira, presidente da PBR Brasil.

















Governo oferta mais aulas para treinamento esportivo nas escolas

Incentivo ao Esporte.


A Secretaria de Estado da Educação vai ampliar o tempo das atividades esportivas nas escolas do Paraná. A oferta atenderá a demanda da educação integral e será exclusiva para treinamento esportivo, para melhorar os índices dos estudantes estaduais em competições esportivas como os Jogos Escolares do Paraná e outros.

Em abril serão ofertadas aos professores de Educação Física 4.500 horas semanais, distribuídas em dois pacotes: 4 horas-aula por semana ou de 8 horas-aulas por semana. Nesta primeira etapa, a ampliação das horas atenderá a 900 escolas, e no decorrer do ano as demais escolas da rede estadual que tiverem interesse no programa poderão requer as aulas para treinamento esportivo.

“Queremos que estas aulas-treinamento atendam aos projetos político pedagógico de cada escola, e que elas sirvam para aprimorar os alunos nos seus aprendizados e também que ajudem a revelar talentos para nosso esporte”, destacou o secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns.

AMPLIAÇÃO - Além das novas horas, a Secretaria oferece desde 2011 a hora-treinamento, que envolve diretamente 888 professores de Educação Física com 3.552 horas além do currículo da escola. Diferente das aulas especializadas, na hora-treinamento os estudantes também participam de atividades de recreação e de lazer.

“Não se trata de um evento isolado e desvinculado do propósito do ensino nas grades curriculares das escolas. É uma ação integrada dentro de uma proposta pedagógica de educação integral, articulada com a comunidade”, afirma Arns.

As aulas especializadas deverão ser distribuídas em, no mínimo, dois dias, para estudantes de uma mesma escola. As atividades devem ser propostas pela comunidade escolar e desenvolvidas em turno diferente da matrícula do aluno.

Nas modalidades coletivas, o mínimo de 20 e máximo de 25 estudantes por turma. Nas modalidades individuais, mínimo de 10 e máximo de 25 estudantes.

A Secretaria também incentiva parcerias da escola, dentro do seu projeto político pedagógico, com a sociedade civil por meio de empresas públicas e privadas, para ampliar as ações de educação integral.

“A ampliação de jornada para essas 4.500 horas será exclusiva para treinamento esportivo, tanto de modalidades individuais como de equipes”, ressalta a superintendente de Educação, Eliane Rocha
INSCRIÇÕES - Os diretores interessados na oferta de atividades esportivas especializadas devem solicitar e protocolar, respectivamente, proposta no seu Núcleo Regional de Educação.

O Núcleo analisa se a atividade sugerida contempla o Projeto Político Pedagógico da escola ou colégio e se há condições básicas da escola desenvolver as atividades. Em seguida, a proposta será encaminhada ao Departamento de Educação Básica (DEB) para análise e parecer para autorização de abertura de demanda.
Fonte: AEN


20130321

Recursos para fundos de assistência social terão repasses automáticos.



O projeto de lei enviado para a Assembléia Legislativa pelo governador Beto Richa para acelerar as transferências de recursos para atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social foi aprovado nesta quarta-feira (20/03) pelos deputados estaduais, em segunda discussão.

A proposta estabelece que o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social do Paraná aos fundos municipais devem ser automáticos, sem a necessidade de convênios. A transferência fundo a fundo vai garantir que os municípios sejam atendidos com o Piso Paranaense de Assistência Social, estabelecido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social no final do ano passado.

O programa prevê a transferência de R$ 6,4 milhões e vai atender inicialmente 86 pequenos municípios com até 20 mil habitantes. O valor mínimo do repasse será de R$ 6.250,00 por mês para cada cidade.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a medida é uma grande conquista da rede de assistência social de todo o Paraná. “Uma ação que descentraliza nossa atuação e começa beneficiando os menores municípios e vai levar atendimento, dentro da realidade de cada lugar, àqueles que mais precisam”, afirmou.

Segundo o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a transferência automática de recursos reforça a rede de proteção e assistência social no Paraná. “Agora, o governo pode realizar a transferência aos municípios de forma rápida e sem entraves burocráticos. A lei também vai agilizar outras ações na área social, como ajuda financeira para cidades em situação de calamidade pública”, explicou.

AÇÕES - Os recursos do Piso de Assistência Social disponibilizados aos municípios devem ser utilizados em ações de proteção social básica e especial, aprimoramento de gestão e benefícios eventuais que acontecerão dentro dos Centros de Referência de Assistência Social e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.

A definição dos 86 municípios e das famílias será pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado e deliberado pelo Conselho Estadual de Assistência Social. A liberação dos recursos está prevista para o começo do segundo semestre deste ano, após os trâmites de organização e legalização do processo.
Fonte: AEN

20130320

Eleição da Nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Rural de Mandaguari, já mostra resultados.




Criado pelo decreto nº091/2013, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, elegeu sua nova diretoria, composta por 19 conselheiros que elegeram o secretário de desenvolvimento econômico, comércio e indústria, turismo e meio ambiente Paulo Conte como presidente.                                                           De acordo com o novo presidente, ”o conselho é fundamental para deliberar os rumos da agricultura na cidade, é importante ter pessoas que conhecem a realidade e vivem seu dia-dia”.
A nova diretoria já começa a mostrar a que veio, com extrema rapidez já deliberou sobre a aquisição de uma pá carregadeira, servida por uma das emendas do Deputado Federal André Vargas (PT).


Com a mesma agilidade e competência o prefeito Romualdo Batista, já assinou o contrato de aquisição do equipamento tão necessário para desenvolvimento do município. Para ele, a aquisição do maquinário representa um avanço para cidade, são de suma importância para dar continuidade às obras do município.  “O conselho é a prova, de que a prefeitura e o povo trabalham em conjunto, com seriedade e transparência. É importante que todos se envolvam, para construir uma Mandaguari melhor.” Disse.                                                         

Já o secretário de urbanismo, obras e serviços públicos Cássio de Souza, agradece ao prefeito e afirma que a rapidez na aquisição do equipamento, reflete diretamente na rapidez do desenvolvimento dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria.                                                                                                

Ainda de acordo o prefeito, esta participação dos conselhos, ajuda a tomar decisões mais acertadas para o futuro da cidade, fazendo com que tenha a visão e a efetiva prática, do que o município realmente necessita. 

Caixa escolhe Paraná para projeto piloto do programa de casas rurais.




O governo federal escolheu o Paraná para dar início a um projeto piloto da Caixa Econômica Federal na área de moradias rurais. A proposta é tornar mais rápida a contratação de obras pelo Programa Nacional de Habitação Rural.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar,) que já é correspondente bancário da Caixa, foi escolhida pelo governo federal para iniciar o projeto piloto por estar mais estruturada que outras companhias de habitação do país.

Com o novo projeto, a análise da documentação e do cadastro das famílias beneficiadas será feita pela Cohapar e os dados enviados diretamente ao sistema de informações da Caixa. Atualmente essa análise é feita pela Caixa, tornando o processo de contratação de obras mais demorado.

O novo procedimento na habitação rural que começa pelo Paraná já funciona na contratação de moradias urbanas em todo o país. 

O gerente nacional de Clientes e Negócios da Caixa para habitação rural, Francisco Cardeal Neto, disse em Curitiba que desde 2012, quando o programa nacional de habitação rural decolou, aumentou demais a demanda por moradias rurais e, pelo volume de obras a contratar, o processo de análise de dados se tornou mais lenta.

“Com essa grande demanda, ficou difícil para a Caixa Econômica fazer a análise documental e do cadastro dos beneficiários e agilizar a contratação de obras. Agora, a Cohapar vai enviar os dados corretos das famílias e poderemos finalizar o processo mais rápido”, disse Francisco Cardeal Neto.

“O projeto é um grande ganho de tempo no processo de contratação de obras”, afirma o diretor administrativo-financeiro da Cohapar, Luciano Machado. O projeto piloto será implantado em 10 municípios da regional da Cohapar em Ponta Grossa, onde está em análise a construção de 200 moradias.

Francisco Cardeal disse que após a análise dos resultados do projeto no Estado, o mesmo processo será estendido gradativamente ao restante do país. O gerente esteve em Curitiba para definir a implantação do projeto piloto com gestores da Cohapar.