Jornal metropolitano de Maringá

20131205

Mais de um terço de brasileiros em cidades com mais de 15 mil habitantes sofreu crime ou ofensa

Foto: ABr

Três em cada dez brasileiros que vivem em cidades com mais de 15 mil habitantes dizem ter sofrido ao longo da vida algum dos 12 tipos de crimes ou ofensas contemplados na Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada hoje (5) pelo Ministério da Justiça. Além disso, dois em cada dez foram vítimas desses casos pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores ao levantamento. Agressões e ameaças são os mais comuns, com 14,3% dos entrevistados tendo sofrido situações do tipo nesse período. Em seguida, aparecem relatos de discriminação (10,7%), furtos de objetos (9,8%) e fraudes (9,2%).
Além desses itens, também compõem o levantamento, feito pela primeira vez no Brasil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), acidentes de trânsito (4,2%), roubo de objeto (3,6%), furto de carro (1,0%), ofensa sexual (0,8%), furto de moto (0,4%), roubo de carro (0,4%), roubo de moto (0,2%) e sequestro relâmpago (0,1%). Ao todo, foram entrevistadas 78 mil pessoas, em 346 municípios, no período de junho de 2010 a maio de 2011 e de junho de 2012 a outubro de 2012.
A pesquisa destaca que a maior parte das ocorrências relatadas se dá dentro da casa da vítima (38,3%) ou em locais próximos, como a rua onde mora (33,3%), seu bairro (14,9%) ou na garagem de sua residência (11,1%). Em geral, os casos mais comuns no ambiente doméstico são furto de objetos (53,9%), agressões (34,2%) e ofensas sexuais (21,7%). Furto e roubo de automóveis são mais frequentes na rua onde vivem (40,7% e 31,5%, respectivamente). O local de trabalho está mais associado à discriminação (20,5%), à agressão (15,3%) e ao furto de objeto (12,6%). Na maioria dos casos relatados, considerando todos os crimes e ofensas, não há uso de nenhum tipo de arma (72,5%) nem ferimentos (81,6%).

Destinação de veículos apreendidos pode ter novas regras

Foto: Marcello Cassal Jr\ ABr

Projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça aprovou da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 4 de dezembro, altera o modelo atual de destinação dos veículos apreendidos ou removidos e não reclamados por seus proprietários. A proposta aprovada é o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2 145/2011, e alterações o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para livrar futuros comprador de leilão administrativo de eventuais débitos remanescentes do veículo.
O texto aprovado prevê também que os veículos abandonados em vias públicas ou nos pátios dos órgãos de trânsito sejam doados a instituições filantrópicas e conselhos tutelares. E estabelece a remoção de veículos em circulação apenas por conta de problemas técnicos para os quais não haja solução imediata ou não seja possível conserto rápido em oficinas.
No caso de remoção do veículo, o PL reduz o período de reclamação de direito sobre o bem de 90 para 60 dias, após o qual ele será encaminhado a leilão. De acordo com a matéria, a realização de leilão eletrônico caso o veículo não seja reclamado no prazo, abrangendo duas categorias: veículo conservado, que apresenta condições de segurança para trafegar; e sucata, quando não está apto a trafegar.

Médicos cubanos chegam á Paiçandu nesta sexta-feira


O município de Paiçandu recebe, nesta sexta-feira, dia 06 de dezembro, três médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Depois de um grande esforço e dedicação à causa, o prefeito Tarcisio Marques dos Reis juntamente com o parceiro de nossa cidade, deputado federal Zeca Dirceu, conseguiu esse grande benefício para a cidade, visto que há grande necessidade de melhorias na área de saúde.

Os novos profissionais irão trabalhar 8horas diárias integrados ao Programa Saúde da Família (PSF)de Paiçandu e de acordo com as Diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde que estabelece o mínimo de 4mil habitantes por equipe do PSF.

Assim a cidade de Paiçandu garantirá o atendimento em “atenção primária” para ½ da população por meio do Programa Mais Médicos, ou seja, 12mil habitantes serão contemplados de imediato.

“Essa conquista trará grandes benefícios para a cidade. Tenho contato com secretários de outras cidades onde o Programa Mais Médicos já está acontecendo e vejo que realmente a população ganha muito”, disse a secretária Municipal de Saúde Silvanir Sandrigo.

Pesquisa mostra que 72,9% dos estudantes estão com peso ideal


O Governo do Estado concluiu o mapeamento dos alunos das escolas públicas do Paraná, para melhorar saúde e qualidade de vida dos estudantes. O estudo apontou que 72,9% dos alunos paranaenses estão com o peso esperado, 22,8% com excesso de peso e 4,3% estão abaixo do peso considerado ideal. Dos estudantes que apresentaram excesso de peso 16% estavam com sobrepeso e 6,8% foram considerados obesos, de acordo com o índice de massa corporal.

O relatório foi realizado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Família e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com os Conselhos Regionais de Medicina, de Educação Física, de Nutrição e de Psicologia, envolvendo centenas de profissionais de diversas áreas da saúde, educação e esporte.

Foram coletadas e analisadas, durante um ano, amostras de 17 mil alunos de 12 a 18 anos, de 361 escolas, em 94 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado. O secretário estadual do Esporte, Evandro Roman, disse que os números preocupam e trabalho de conscientização junto aos alunos, pais e professores será inciado.

20131203

Alunos do curso técnico de Química aprendem com equipamentos de ponta

Foto: Hedeson Alves

Os estudantes que fazem curso técnico profissionalizante de Química têm novos equipamentos nos laboratórios das escolas estaduais. Desde julho, a Secretaria de Estado da Educação entrega novos aparelhos em 22 escolas do Paraná e deve concluir a renovação em fevereiro, antes do início do ano letivo.

Os investimentos fazem parte do programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, com contrapartida do Governo do Paraná. Foram entregues novos aparelhos digestores, balanças de precisão, blocos digestores, destiladores de água tipo torre de bancada, estufas de esterilização e secagem, evaporadores rotativos e fotômetros de chama digital para análises.

Todos os equipamentos são os mesmos usados pela indústria química atualmente e proporcionam aos alunos aulas práticas com a mesma tecnologia que vão encontrar no mercado de trabalho. Os professores que trabalham nos laboratórios de química também passaram por cursos de treinamento para operar os novos equipamentos.

20131202

Conferência Nacional de Cultura termina com a definição de 64 diretrizes para o setor

Foto: Pref Arcoverde (PE)

O setor de Cultura terá 64 diretrizes a serem seguidas nos próximos anos. Elas foram elencadas por 1.745 pessoas - representantes públicos e da sociedade civil -, que participaram da III Conferência Nacional de Cultura. O evento ocorreu de 27 de novembro a 1.º de dezembro, em Brasília.
Dentre essas mais de 60 propostas, 20 serão prioridades na gestão cultural. Alguns destes destaques são: a aprovação de um mínimo constitucional a ser aplicado no setor; o fortalecimento das cadeias dos setores criativos, com intercâmbios; a inclusão nos planos orçamentários da União, Estados e Municípios de programas para desapropriação de imóveis inativos para que sejam aproveitados como espaços culturais.
Entre as metas estão também: a proposta de pelo menos 10% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a Cultura; o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura; aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 49/2007 e 236/2008, que incluem a Cultura como direito social dos brasileiros; a aprovação de Marco Regulatório das Comunicações no Brasil, do Marco Civil da Internet e a ampliação das políticas de editais.
Representantes municipais
As diretrizes foram votadas pelos 953 delegados oriundos dos 26 Estados. Esses delegados foram escolhidos no âmbito dos Municípios. O Nordeste teve o maior número de representantes na Conferência. A região teve 31% dos delegados, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul, com 12% e Norte, 9%.
Além das diretrizes, houve a aprovação de 104 moções durante a Conferência. Tratam-se de apelos feitos para melhorias da Cultura no Brasil. Entre os pedidos estão a eleição do Saci Pererê, personagem do Flocore brasileiros, para ser mascote da Paralimpíada de 2016.

Fonte: CNM

Prefeitos destacam ações municipalistas na gestão de Richa


A atenção dedicada pelo governador Beto Richa aos municípios é elogiada pelos prefeitos paranaenses. "O Beto vai ficar na história como um governo sensível e uma relação de confiança que não víamos no passado”, afirmou Lessir Canan Bortoli, prefeito de Renascença.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, prefeito de Nova Olímpia, reforça o perfil municipalista do governo do Estado. “É um governo em que os prefeitos confiam e estão abertos para uma grande parceria”, disse.

Sorvos destacou ações em favor dos paranaenses como o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que atende cidades com menos de 50 mil habitantes com recursos a fundo perdido. “O programa contempla a grande maioria das necessidades das prefeituras e mostra que o governador é realmente municipalista”, disse.

“Este governo não faz distinção e atende a todas as cidades, independente do seu tamanho. Os investimentos são fundamentais para os pequenos, que tem pouca arrecadação própria”, disse Juraci da Silva, prefeito de Jardim Olinda, o menor município do Paraná, com 1.400 moradores. Richa foi o primeiro governador na cidade em 40 anos.