Jornal metropolitano de Maringá

20131203

Alunos do curso técnico de Química aprendem com equipamentos de ponta

Foto: Hedeson Alves

Os estudantes que fazem curso técnico profissionalizante de Química têm novos equipamentos nos laboratórios das escolas estaduais. Desde julho, a Secretaria de Estado da Educação entrega novos aparelhos em 22 escolas do Paraná e deve concluir a renovação em fevereiro, antes do início do ano letivo.

Os investimentos fazem parte do programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, com contrapartida do Governo do Paraná. Foram entregues novos aparelhos digestores, balanças de precisão, blocos digestores, destiladores de água tipo torre de bancada, estufas de esterilização e secagem, evaporadores rotativos e fotômetros de chama digital para análises.

Todos os equipamentos são os mesmos usados pela indústria química atualmente e proporcionam aos alunos aulas práticas com a mesma tecnologia que vão encontrar no mercado de trabalho. Os professores que trabalham nos laboratórios de química também passaram por cursos de treinamento para operar os novos equipamentos.


ESTRUTURA – No Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Curitiba, que fica no bairro Boqueirão, os 250 alunos que fazem o curso técnico em química já usam os novos aparelhos.

O aluno Claudemir de França, de 35 anos, faz o curso técnico subsequente, modalidade para quem já terminou o ensino médio. Ele quer trabalhar na área de cosméticos e encontrou no Ceep Curitiba uma grande oportunidade para se especializar. “Comparando com outras faculdades, o curso aqui tem ótima estrutura. Além disso, é de graça e nas aulas práticas aprendemos muito. Muitos desses aparelhos nunca tínhamos visto antes”, afirmou Claudemir.

Os 20 alunos da turma de Claudemir estão na fase final do curso, que tem duração de dois anos, e querem trabalhar na área industrial. Para a professora de química Ivone Busato, que dá aulas no Ceep Curitiba, os equipamentos num curso técnico são fundamentais na formação do aluno. “Um laboratório como este é o sonho de qualquer escola profissionalizante. Aqui os alunos estão em contato com uma tecnologia de ponta para o mercado de trabalho”, disse a professora.

PRODUTOS – Nos laboratórios os estudantes aprendem a como fazer fermentação para fabricação de queijo, vinagre, cerveja e vinho, por exemplo. Além da área de alimentos, quem faz o curso técnico em química também pode trabalhar com cosméticos, perfumaria ou em estações de tratamento de água, por exemplo. O salário inicial para um técnico em química gira em torno de R$ 1.600.

Com os novos equipamentos nos laboratórios, os alunos vão conseguir fazer análises que antes não eram possíveis. “Isso vai enriquecer muito o currículo dos estudantes. A evolução na área da indústria química é constante, por isso nossos laboratórios também são renovados”, explicou Andrea Figueiredo Antunes, coordenadora do curso de química no Ceep Curitiba.

Escolas que receberam novos equipamentos para o curso de química:

Colégio Estadual Loureiro Fernandes, Curitiba

Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, Toledo

Colégio Estadual Olavo Bilac, Ibiporã

Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho, Umuarama

Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, Marialva

Colégio Estadual São Mateus, São Mateus do Sul

Colégio Estadual Souza Naves, Rolândia

Colégio Estadual Victorio Emanuel Abrozino, Cascavel

Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Arapoti, Arapoti

Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Curitiba, Curitiba

Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Manoel Moreira Pena, Foz do Iguaçu

Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Maria do Rosário Castaldi, Londrina

Colégio Estadual José Luis Gori, Mandaguari

Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Apucarana

Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, Londrina

Colégio Estadual Barbosa Ferraz, Ivaiporã

Colégio Estadual Brasílio de Araujo, Bela Vista do Paraíso

Colégio Estadual Elysio Vianna, Curitiba

Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, Paranavaí

Colégio Estadual Gastão Vidigal, Maringá

Colégio Estadual Francisco Carlos Martins, Guarapuava

Colégio Estadual João Ricardo Von Borell du Vernay, Ponta Grossa
Fonte: AENPr