Jornal metropolitano de Maringá

20120308

08 de março Dia Internacional da Mulher


O Regional Express homenageando o Dia Internacional da Mulher encerra hoje a serie de entrevistas com mulheres da região, todas comentaram as mesmas questões do cotidiano nas diferentes realidades vividas.                                   As entrevistadas, mulheres com diferentes carreiras profissionais comentaram sobre preconceito no mercado de trabalho, sobre família e filhos.  Ficando evidente que a preocupação com a formação do caráter, bons exemplos e a educação é o maior legado que possam deixar para seus filhos, porque querem sua felicidade, que eles vivam em uma sociedade mais humana com plena felicidade.

Para nos, é a consciência de que a sociedade ainda tem chance, há luz no final do túnel isso prova que a lei de Gerson não é verdadeira, pois “levar vantagem em tudo” é brega, falso, nossos filhos não merecem essa herança. Aos que ainda fazem vista grossa para as freqüentes conquistas das mulheres lembramos que Estamos sendo Governados por ELAS (Presidência da Republica), que devemos nos render aos seus talentos, a mensagem da Diretora Geral da UNESCO Irina Bokova, em seu discurso por ocasião do dia internacional da mulher 2012, destacou os preconceitos ainda vivido pelas mulheres de diferentes realidades;” Muitas vezes marginalizadas, as mulheres que vivem em áreas rurais enfrentam tremendos obstáculos para exercer seus direitos humanos, o desenvolvimento pessoal e a busca de suas aspirações. No mundo inteiro, isso enfraquece as sociedades e retarda o seu desenvolvimento. O enfrentamento desse problema é objetivo do Dia do Internacional da Mulher de 2012”, disse.  Na primeira reportagem da série repercutimos um pensamento de Ilsa da Luz Barbosa, que traduz o sentimento de justiça as mulheres,encerramos trazendo  movamente junto com outro de Vinicios de Morais,a elas;
Mulher
   Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

MULHER
Vinícius de Moraes
A mulher de leão
Brilha na escuridão.
A mulher de leão, mesmo sem fome
Pega, mata e come.
A mulher de leão não tem perdão.
As mulheres de leão
Leoas são.
Poeta, operário, capitão
Cuidado com a mulher de leão!
São ciumentas e antagônicas
Solares e dominicais
Ígneas, áureas e sardônicas
E muito, muito liberais.
Para o Regional Express resta,agradecer as mulheres que nos receberam em seus ambiente de trabalho com gentilesa e alegria,OBRIGADO MULHERES.


20120307

Comarca de Mandaguari terá nova Vara Criminal



A corregedoria-geral da Justiça do Estado do Paraná deu parecer favorável na última sexta-feira (2), à criação de quatro novas Varas, entre elas a Criminal, Infância e Juventude da comarca de Mandaguari. É a segunda boa notícia para o judiciário local, já que, recentemente, a comarca foi elava a entrância final.
Na mesma oportunidade, os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), aprovaram a criação e instalação da 2ª Vara Cível de Cambé. A criação e instalação da vara foi referendada pelo Corregedor-Geral Justiça, desembargador Noeval de Quadros, que destacou a necessidade de sua criação, alegando que são mais de 18 mil processos em trâmite na comarca, sob a responsabilidade da juíza Patrícia Mello Bronzetti. Aprovada por unanimidade, a matéria será encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná, onde será votada pelos deputados.
NOVAS - A corregedoria-geral da Justiça do Estado do Paraná, também deu parecer favorável à criação de quatro novas Varas. São elas: Vara Criminal, Infância e Juventude, da comarca de Mandaguari; 2ª Vara Cível e 2ª Criminal de Araucária e Vara de Família, Infância e Juventude de Sarandi, esta última desmembrada da Vara Criminal. Estes processos seguem à Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, presidida pelo desembargador Jesus Sarrão e, após à apreciação do colendo Órgão Especial, seguirá os trâmites legais.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR

Ieda Rodrigues

A empresaria Ieda Rodrigues é a terceira entrevistada pelo Regional Express, nesta serie de reportagens homenageando o Dia Internacional da Mulher.   Ieda também é casada mãe de dois filhos e jornada tripla diária.

R.E. – Você acha que a mulher hoje ainda sofre discriminação no mercado de trabalho...
IEDA – “Acredito que não, pois em certos setores do mercado o fato de ser mulher leva certa vantagem, é mais cuidadosas, mais pacientes, para certas funções isso é fundamental. Muitas vezes a acomodação e o conformismo são confundidos com discriminação”.
R.E. – Como é sei dia\dia...
IEDA – “Muito corrido e estressante, divido o dia entre a casa e o escritório (aqui faço o trabalho interno e externo), o ditado que diz que todo dia temos que matar um leão é verdadeiro. Hoje é mais demorado para atingir algum objetivo, temos que nos empenhar cada vez mais para atingir nossas metas. O relacionamento interpessoal esta cada vez mais difícil, é preciso ter muita cautela, muita paciência, sem pressão, correrias desnecessárias, fazer com que as pessoas entendam que sua vida é tão difícil quanto à delas, dar tempo ao tempo”.
R.E – A maioria dos casais modernos tem uma vida muito corrida, horários apertados, deslocamentos longos, etc, com você não é diferente, seu marido também tem a vida agitada cheia de compromissos, como fica a família... os filhos...
IEDA – “vou resumir numa palavra “organização”, basta ser organizada, racionalizar o tempo, organizar bem seu dia\dia, um ajudar ao outro que tudo da certo, e a felicidade aparece naturalmente”.
R.E. – Já que estamos falando de família, qual o maior legado que podemos deixar para nossos filhos...
IEDA – “Acredito que seja a formação do caráter em primeiro lugar, depois a melhor educação possível, prepará-los para a selva do mercado, o caráter e educação ninguém poderá tirar e eles jamais perderão.
O Jornal Regional Express agradece a Ieda por achar uma brecha no seu dia\dia corrido e também por nos receber com tanta alegria e simpatia.

Mandaguari lança campanha “Todo dia é dia da Mulher”



A Secretaria de Saúde de Mandaguari informa que no período de 05/03 a 09/03/2012 estará  intensificando a Semana Da Mulher realizando a Campanha de Preventivo – “Todo dia é dia da Mulher, neste período as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas estarão funcionando em horário especial das 7h30 às 21h00 para realização dos exames. Todas as mulheres em idade (25 anos a 64 anos) e mulheres com vida sexual ativa independente da idade deverá realizar seu exame preventivo. Segue algumas orientações para coleta do exame:
·        Não fazer ducha no dia do exame;
·        Dois dias de abstinência sexual antes do exame;
·        Aguardar período de sete dias após término da menstruação;
·        Documentos necessários para coleta do exame: RG, CPF e Cartão SUS.

Obs.: A UBS Vila Vitória estará funcionando no horário especial somente na quarta-feira 07/03/2012.
Para maiores informações procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou na Secretaria Municipal de Saúde pelo fone 3233-3035 com as enfermeiras Ligiane ou Gisele.