Jornal metropolitano de Maringá

20130412

PARANÁ ALCANÇA 100 MIL ASSINATURAS EM FAVOR DO MOVIMENTO SAÚDE+10.


Com a primeira contagem oficial realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Paraná alcançou o número de 100 mil assinaturas em favor do movimento saúde +10. O movimento precisa de 1,5 milhões de assinaturas em todo o Brasil para constituir uma emenda de iniciativa popular que resultará em um projeto de lei determinando a aplicação de pelo menos 10% das receitas brutas da União em saúde.

Estima-se que com a efetivação do projeto de lei os investimentos do governo federal na área da Saúde aumentariam em no mínimo R$ 30 bilhões. Hoje, estados e municípios já têm percentuais fixos para investimento, 12% e 15% de suas receitas, respectivamente.
“A iniciativa reafirma a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que é de todos os brasileiros e precisa de mais investimentos”, explica a enfermeira Maria Goretti David Lopes, que representou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no ato público em Brasília. Além dela, seis representantes do Conselho Estadual de Saúde também participaram da mobilização na capital federal.
O Conselho Nacional de Saúde, entidade que lidera a Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde, estima já ter recolhido mais de um milhão de assinaturas. No Paraná, o Movimento Saúde + 10 foi encampado por conselhos profissionais, secretarias de saúde e movimentos populares que não necessariamente estão ligados à saúde. Na quinta-feira (9), Maria Goretti recebeu dos deputados estaduais uma quantidade expressiva de assinaturas recolhidas em atos na Assembléia Legislativa do Paraná.

ADESÃO – Mesmo com o cumprimento da meta inicialmente estipulada, a coleta de assinaturas no Paraná continua. Em Curitiba, pode-se assinar o documento na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Rua Piquiri, 170, no bairro Rebouças. O documento também está disponível na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua André de Barros, no centro.
No Interior, a coleta de assinaturas é feita pelos municípios e pelas regionais de saúde. Quem já aderiu ao movimento e quiser coletar assinaturas por conta própria em instituições, condomínios e outros locais podem ter acesso ao formulário de assinaturas que está disponível no
http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/formulariosaudemaisdez.pdf

As assinaturas validadas devem ser enviadas para a secretaria municipal de Saúde ou para o conselho municipal de saúde onde as assinaturas foram coletadas. As listas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país. Para que cada assinatura tenha validade é obrigatório informar o título de eleitor, zona e seção eleitoral.

PASSEATA VIRTUAL – A Secretaria da Saúde também contribui com a passeata virtual em apoio ao Movimento Saúde + 10. Para participar envie uma foto da sua equipe regional, (ou com seus amigos) fazendo o gesto do Saúde + 10 (mostrando as duas mãos) para o email comunicacaosesa@gmail.com.
Não se esqueça de colocar o seu nome (e dos seus amigos) no email, para que seja divulgada a imagem no facebook do Movimento Saúde +10 e da Secretaria da Saúde. Participe da campanha e mostre para seus amigos que você defende um SUS Público, Universal e Integral!

Para mais informações acesse:
http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2946

Fonte: AEN


GOVERNO ESTADUAL PÕE FIM AO DRAMA DE 30 MIL PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.


O Governo do Paraná está dando solução definitiva para o drama dos 30 mil professores que há quase uma década esperavam para validar diplomas da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Milhares de ex-alunos da faculdade, que atuam na rede estadual de ensino, agora concluíram os cursos de licenciatura em pedagogia ofertados pelas universidades estaduais do Paraná.
“A solução para a agonia destes professores é um compromisso que vem sendo cumprido integralmente”, afirma o governador Beto Richa. “Essa caminhada envolve esforços da Secretaria da Educação, das nossas universidades estaduais e de outras instituições como o Ministério Público Estadual”, explica.

Cerca de 13 mil profissionais que fizeram os cursos para egressos da Vizivali começaram a se formar neste mês. Entre esta quarta-feira (10/04) e sábado acontecem formaturas de 800 alunos, nos municípios de Congonhinhas e Assai, Pinhão, Jacarezinho e Bandeirantes e também em Nova Tebas e Pato Branco. Na semana passada, 670 alunos receberam seus títulos.
Os cursos das universidades estaduais passaram a ser oferecidos no final de 2011, em 47 polos de educação a distância, que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil: Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM), Londrina (UEL) e do Centro-Oeste (Unicentro). Até junho próximo acontecerão as formaturas em cada um dos pólos.
“Mais que diploma, esses professores estão recebendo de volta a dignidade e o respeito profissional que tanto merecem”, afirma o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, que será paraninfo das turmas de todas as turmas da Unicentro.

RESGATE – A solução para a situação dos professores da rede estadual que fizeram cursos de graduação na Vizivali foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governador Beto Richa, no início da gestão.
De lá até aqui, a Secretaria Estadual da Educação se dedica à resolução do problema. A primeira etapa foi resolver a situação de quase 10 mil professores que haviam se graduado na Faculdade. Houve uma grande mobilização, que culminou com o reconhecimento legal dos diplomas desses profissionais.
Outra etapa que está sendo resolvida pelo governo estadual é o reconhecimento profissional de cerca de sete mil agentes educacionais que se formaram pela Vizivali e também não conseguiram validar seus títulos. “Vamos solucionar também este problema e virar a página desse triste e longo descaso”, afirma Flávio Arns.
Fonte: AEN


PARTICIPAÇÃO VITORIOSA DE IGUARAÇU NO REGIONAL DE KARATÊ 2013.

EQUIPE VITORIOSA DE IGUARAÇU-PR


No dia 06 de Abril cinco atletas do Projeto Karatê Formando Cidadãos de Iguaraçu participaram do 20º Campeonato Regional Individual de Karatê. Tradicional evento da cidade de Flórida-Pr. A promoção é da Associação de Karatê Oriental com sede em Apucarana sob a direção do Sensei José Apº da Silva, que reuniu  280 atletas de 14 Municípios.
As modalidades disputadas foi: kata Individual, Kihon Ippon, shobu Ippon( Luta), divididas por faixa etária e graduação.
Na pontuação Geral Iguaraçu ficou com a oitava colocação.

Classificação dos atletas de Iguaraçu:
MODALIDADE KATA
Daniel Néri - 8 faixa laranja 3º lugar
Ridiomar Néri - 15 anos faixa Roxa 1º lugar
Everton dos Santos 17 anos faixa Marrom 1º lugar
Alisson da Silva 19 anos faixa Marrom 3º lugar
Douglas da Silva 19 anos faixa Marrom 1º lugar  
MODALIDADE KUMITÊ (LUTA)
Douglas da Silva 19 anos faixa Marrom - 1º lugar
Everton dos Santos 17 anos faixa Marrom 2º lugar
O professor de Karatê Rogério Apº Fagundes Agradece o apoio da administração Municipal através da Secretaria de Esportese da APMI  por acreditar e incentivar os atletas do município.
Fonte: Ass. Imp. do município 

GOVERNADOR BETO RICHA CONFIRMA 1.100 CASAS PARA CIDADES DA REGIÃO NORTE.

Anuncio foi feito em Sertanópolis

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (11) um investimento de mais de R$ 55 milhões em projetos e construção de casas em sete municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro. Serão beneficiados moradores de Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Leópolis, Primeiro de Maio, Santa Mariana, Sertanópolis e Uraí.

“Só nestas cidades são cerca de 1.100 casas, o que traz desenvolvimento social para a região e para as famílias, que tem início com condições de moradia digna”, disse o governador. Richa lembrou que a atual gestão está implantando o maior programa de habitação da história do Paraná, cuja meta é atender 110 mil famílias. Até o momento, 45 mil famílias já estão sendo atendidas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Richa esteve em Santa Mariana, Leópolis, Cornélio Procópio, Uraí, Sertanópolis, Ibiporã e Londrina nesta quinta. “Eu afirmei que seria o primeiro governador do Paraná a visitar os 399 municípios do estado e faço isso sem nenhum sacrifício, pois é de perto que conseguimos estabelecer diálogo e fortalecer nossas relações, sabendo das principais demandas da população”, disse.
Em Cornélio Procópio, Richa anunciou a construção de uma nova escola para a APAE e um ônibus para o transporte dos alunos. O prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, agradeceu. “Obrigado por atender a reivindicação. O governo do estado acaba de tornar real o sonho dos professores e alunos da APAE”, afirmou.
AGRICULTURA – O governador também autorizou repasses para o Programa de Calcário, para que as prefeituras comprem o produto ou outro tipo de corretivo agrícola, como fosfatado e gesso, e distribuam para os agricultores familiares.
“O programa para a distribuição de insumos estava parado há mais de oito anos. Resolvemos recuperá-lo, pois a correção de nutrientes na terra é fundamental para o aumento da produção e renda dos agricultores”, afirmou Richa. A prefeitura se responsabiliza por fazer a análise do solo e transportar o calcário às propriedades. 
Fonte: AEN



GOVERNADOR ASSINA MOÇÃO DE APOIO AO MINISTÉRIO PÚBLICO.


O governador Beto Richa assinou na terça-feira (09) moção de apoio ao Ministério Público do Paraná contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 37, que pretende tirar o poder de investigação criminal dos MPs estaduais e federal. A assinatura ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Iguaçu, com a presença do procurador-geral do MP-PR, Gilberto Giacoia.
“Apoiamos integralmente as ações do Ministério Público, pela sua importância para a garantia da cidadania e busca pela Justiça. Não compactuamos com nenhum desvio de conduta. O braço investigativo do MP nos ajuda nessa fiscalização”, afirmou Beto Richa.
O Governo do Estado cede policiais civis e militares, que compõem o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MP-PR. Também assinaram a moção a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

De acordo com Giacoia, se aprovada, a PEC praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. “A assinatura do governador representa a determinação política que nós, no Paraná, estamos coesos na luta contra a impunidade, buscando conjuntamente um futuro melhor para o nosso povo”, disse o procurador.
A proposta deve ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados em breve. A proposta de emenda – conhecida como PEC da Impunidade – vai modificar a constituição brasileira. Segundo informações do MP, apenas três países vedam a investigação do órgão: Quênia, Indonésia e Uganda.
Acompanhou a reunião o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva. Algumas autoridades paranaenses que também já assinaram moções contrárias à lei são: senador Alvaro Dias; deputados federais Osmar Serraglio e Eduardo Sciarra; deputado estadual Ney Leprevost; Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba; Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná; Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

MOVIMENTO – O movimento “Diga Não à PEC 37” é nacional. Em todos os estados, os Ministérios Públicos estaduais realizam mobilizações recolhendo assinaturas e moções contrárias a emenda. A campanha também recolhe assinaturas eletrônicas pelo site www.mp.pr.gov.br. Até esta terça-feira a petição havia recebido cerca de 88 mil assinaturas.
                                                                                                                                                Em 12 de abril, haverá mobilizações nas capitais do país. Em Curitiba, o evento será às 10 horas da manhã, na sede do Ministério Público do Paraná. No dia 24 de abril, a mobilização será feita no Distrito Federal.
Fonte: AEN


COMEÇAM AS OBRAS DA QUADRA ESPORTIVA DO JARDIM BOA VISTA EM MANDAGUARI.

EM 120 DIAS A QUADRA SERÁ ENTREGUE A COMUNIDADE.
A administração do prefeito Romualdo Batista em mais uma ação social, agora trazendo ao jardim Bom Vista uma quadra esportiva que beneficiará centenas de munícipes.

Com investimentos de R$395.318,41, a obra iniciou esta semana,o prazo de entrega a comunidade é de 120 dias.
Para o prefeito Romualdo Batista,a nova quadra será ponto de encontro de jovens e crianças do bairro, onde poderão praticar esportes e desenvolver hábitos saudáveis.
 Fonte: Ass. Imp. do município 

CALIFÓRNIA RECEBE VIATURA DO PROGRAMA PARANÁ SEGURO

Presentes na solenidade, o vereador Milton Barnabé, a prefeita de Califórnia Ana Mazeto e sgt. Roberto comandante do DPM de Califórnia e o assessor do deputado Evandro Junior, Daniel Mattos.

O município de Califórnia recebeu na manhã desta quinta-feira (11), uma nova viatura para o serviço da Polícia Militar, por meio de pedido realizado pelo deputado estadual Evandro Junior. O veículo entregue foi comprado através do Programa Paraná Seguro e possibilitará maior agilidade à polícia no atendimento de ocorrências, conseqüentemente auxiliando na prevenção da violência. A prefeita de Califórnia, Ana Mazeto, afirma que os munícipes necessitam sentir maior segurança ao transitarem pelas ruas da cidade e, o efetivo cada vez mais próximo da população aumentará a sensação de proteção.                                                                                                          Fonte: Ass. Imp. do deputado

PREFEITURA DE MANDAGUARI E COPEL INICIAM OBRAS NA VILA VITÓRIA.


A prefeitura Municipal em parceira com a Copel iniciou a limpeza das galerias pluviais obstruídas, serão colocadas tampas dos bueiros, nesta operação também será construído mais 100 m linear de galeria de água pluvial,
O secretário de Urbanismo, obras e serviços públicos, Cássio de Souza, encaminhou um ofício a Copel, solicitando da empresa medida em caráter de urgência para solucionar problemas na estrutura das galerias pluviais do Jardim Vila Vitória, afetado pela perfuração de cavas para instalação de postes de concreto da rede de distribuição de energia elétrica. Que prontamente se prontificou a contribuir para solução dos problemas, bem como fornecimento de todos materiais necessários.
O ACORDO: Assim, em conformidade com o acordado na reunião entre a Copel e a Prefeitura Municipal, nos comprometemos a contribuir com a solução através da disponibilização de mão de obra da empreiteira que ocasionou os danos, sendo que, dada a inexperiência na execução de serviços cor relatados ficará sob orientação profissional da Prefeitura Municipal, e fornecerá ainda UM equipamento guindaste para lançamento de tubos de concreto, condicionada ao fornecimento de equipamentos necessários e abertura de valas, retirada da galeria existente, bem como fornecimento de todos os materiais necessários por parte da Prefeitura Municipal.                                                                                        Fonte: Ass. Imp. do Município. 


PREFEITURA DE PAIÇANDU TRAZ “MUSEU ITINERANTE RELÍQUIAS DO BRASIL”


De 10 a 12 de abril, os moradores de Paiçandu podem prestigiar a exposição do "Museu Itinerante Relíquias do Brasil". O evento é uma realização da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação. A exposição conta com uma antiga coleção de moedas, relógios antigos, apetrechos profissionais, peças indígenas e itens de tortura do período da escravidão e da Santa Inquisição.
O museu esta instalado no Salão da Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Pioneiro, e funcionará das 8 às 22 horas. A entrada é franca.                                                              Fonte: Ass. Imp. do Município



20130411

RICHA RECEBE O NOVO PRESIDENTE DA AMP E GARANTE APOIO INTEGRAL AOS MUNICÍPIOS.



O governador Beto Richa recebeu na segunda-feira (08), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos. No encontro, Richa destacou o perfil municipalista da administração estadual e colocou a estrutura do governo à disposição da associação. “Vamos estreitar as relações com a AMP e ampliar a parceria com os municípios paranaenses”, disse o governador.
A audiência ocorreu logo após a aclamação da chapa encabeçada por Sorvos no processo eleitoral da AMP. O novo presidente vai substituir Gabriel Samaha.

O governador aproveitou o encontro para reforçar o convite aos prefeitos para participar do lançamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, na próxima sexta-feira (12), em Foz do Iguaçu.
Além de Sorvos (PDT) compõem a chapa Município Forte, os prefeitos Roberto Pupin (Maringá), 1º vice-presidente; Luiz Carlos Setim (São José dos Pinhais), 2º vice-presidente; Pedro Ivo Ilkv (União da Vitória), 3º vice-presidente; Reni Pereira (Foz do Iguaçu), 1º secretário; Cezar Bueno (Bom Jesus do Sul), 2º secretário; Valetim Milleo (Piraí do Sul), 1º tesoureiro; Rogério Lorenzetti (Paranavaí), 2º tesoureiro; e Beto Vizzotto (Paraíso do Norte), diretor de Relações Institucionais.
Fonte: AEN

20130408

EXCLUSIVIDADES DO CAMAROTE BRAHMA COUNTRY NA EXPOLONDRINA


A customização, franjas são as mais escolhidas e no salão, o olho preto é o mais pedido
Por dia, mais de 250 pessoas customizam e se arrumam no próprio Camarote Brahma Country, em Londrina. O ambiente, que tem espaço para 400 pessoas, conta com a customização da camisa e salão de beleza, que faz o cabelo e a maquiagem da maioria das meninas.
Com fila, as mulheres preferem perder um tempo no Camarote e se arrumar do jeito que querem com as profissionais. "Isso é uma das exclusividades e é bem legal você se arrumar aqui mesmo. Prefiro perder um tempo e fazer minha camisa e maquiagem do jeito que quero", explicou Daniela Ferreira, estudante de direito.
Pelo segundo ano seguido, a parte de customização de camisas está sendo feito por estudantes de moda na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para Flora Chinchilla, que cursa o segundo ano da faculdade, as meninas preferem brilho e franjas. "A maioria dos pedidos são de meninas e elas entram no mundo country mesmo e pedem camisas com franjas e com bastante coisa dourada e prateada", explicou.
Danúsia Oliveira, de 20 anos, também estuda na UEL e está gostando muito de fazer a customização pela primeira vez no Camarote. "As pessoas geralmente fazem as mesmas coisas e acabam pegando ideias das meninas que fazem antes. As pedras estão saindo bastante também na parte do ombro", contou.
Já a parte de maquiagem e cabelo fica com a Fátima Martins Cabeleireiros. Pelo segundo ano no Camarote Brahma Country, Susana Mion acredita que a presença no local traz bastante retorno. "A presença aqui tem um grande retorno da mídia com a propaganda. Além disso, o trabalho feito faz com que as meninas nos procurem", explicou.

O Camarote vai ficar até o dia 14 de abril na ExpoLondrina. Além da customização e salão, o ambiente tem serviços exclusivos como open bar de Chopp Brahma, água, refrigerante e buffet. Os interessados podem acessar www.totalacesso.com.br



GOVERNO ESTADUAL VAI ENTREGAR 400 UNIDADES DO SAÚDE DA FAMÍLIA ATÉ 2014.

O governador Beto Richa afirmou que o Governo do Estado vai construir, ampliar ou reformar 400 unidades da Saúde da Família em todo o Paraná, até o ano que vem. Richa inaugurou nesta sexta-feira (05), em Roncador, região Centro-Oeste, mais uma unidade, que recebeu investimento de R$ 500 mil. 

O governador cumpriu agenda em outras cidades da região, onde anunciou investimentos em diversas áreas. Pela manhã, esteve em Iretama e Altamira do Paraná. “Até o final de 2014 o governo estadual, em todas as regiões, manterá um sistema de saúde mais eficaz e um atendimento mais humano para os paranaenses”, afirmou Richa.
Em dois anos, o governo já entregou 64 unidades e outras 103 estão em construção. Para este ano, estão previstos recursos para construção de outras 150 unidades. O governador lembrou que o orçamento da saúde recebeu acréscimo de R$ 1 bilhão, o que garantirá a compra de mais equipamentos e a implantação e ampliação de diversos programas nos municípios.

Além de construir as unidades, o governo garante os equipamentos para que a unidade atenda plenamente o cidadão. Já foram entregues 75 conjuntos compostos por 65 itens, incluindo consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.

A construção de Unidades da Saúde da Família faz parte do programa estadual de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, programa estruturante da Rede Mãe Paranaense e Rede Paraná Urgência.
A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves, disse que a unidade era uma necessidade antiga, porque uma parte da população tinha que se deslocar para outros locais para ser atendida. “O investimento do governo vai garantir um atendimento mais humano e rápido aos moradores”, destacou.
Ainda na área da saúde, o governador liberou recursos para construção da unidade de saúde e compra de equipamentos em Iretama e anunciou o repasse de uma ambulância de simples remoção.
Fonte: AEN

ENTREGA DE NOVAS VIATURAS EM CAMPO MOURÃO.


O deputado estadual Evandro Junior (PSDB), nesta quinta-feira,(4), no município de Campo Mourão realizou a entrega de mais oito viaturas policiais ao 11º Batalhão da Polícia Militar. Os municípios que receberam os novos veículos por intermédio do deputado são Japurá, Araruna e Engenheiro Beltrão. Para Evandro Junior este é um compromisso que ele vem cumprindo juntamente com o Governo do Estado para priorizar ações da segurança pública. “As viaturas irão reforçar o efetivo policial e conseqüentemente contribuir para que os policiais continuem desempenhando um bom trabalho, logo obstando a criminalidade da região”, disse o deputado. Os veículos fazem parte do pacote de 1.470 veículos que o Governo do Estado adquiriu para reequipar a frota das forças de segurança em todas as regiões do Paraná. Aproximadamente 500 viaturas novas já atuam no Estado.

Fonte: Ass. Imp. do Deputado

GOVERNO ESTADUAL MODERNIZA ESTRADAS PARA ESCOAMENTO DA SAFRA DA CANA



O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira (05), no município de São Pedro do Ivaí, no Noroeste do Estado, o programa Caminhos do Desenvolvimento – Sucroalcooleiro, que vai melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento.
Serão investidos R$ 300 milhões, até 2016, numa parceria entre Estado e o setor produtivo. Até o final de 2014, serão beneficiados 73 municípios do Noroeste e Norte Pioneiro, cuja produção canavieira tem forte impacto na economia e onde vivem cerca de 1,5 milhões de paranaenses. Vinte e cinco usinas e destilarias serão atendidas.
O programa, lançado simultaneamente à abertura oficial da safra nacional de cana-de-açúcar 2013/2014, tem como objetivo dar mais competitividade à produção paranaense, com a redução no custo do frete e agilidade no acesso às usinas. O Paraná é o quarto produtor de cana do país, com cerca de 610 mil hectares de área plantada e uma produção anual de aproximadamente 37 milhões de toneladas por ano.
“Com este programa vamos dar competitividade à produção paranaense. É o governo agindo de forma incisiva na consolidação de um Estado forte e competitivo”, afirmou Beto Richa. O governador ressaltou que o plano, discutido diretamente com o setor, ajudará a solucionar uma das maiores demandas dos produtores de cana.

A iniciativa do Governo do Paraná acontece por meio de convênio com a Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar). Nos dois primeiros anos serão investidos R$ 168 milhões – R$ 104 milhões da Secretaria de Infraestrutura e Logística e R$ 64 milhões da Alcopar – para beneficiar 73 cidades das regiões Norte e Noroeste do Estado. As prefeituras vão participar aderindo ao programa e, depois, realizando manutenções nas novas pontes e estradas que forem melhoradas.
PARCERIA - “Unindo esforços do Governo do Estado, das prefeituras e da iniciativa privada, conseguiremos atingir resultados muito melhores. Todos ganham nesta parceria, que trará ainda mais desenvolvimento para o Paraná”, disse Richa. Segundo ele, em breve serão formalizados convênios com outros setores agrícolas que querem parceria similar com o governo estadual.

De acordo com a Alcopar, o setor sucroalcooleiro paranaense gera uma receita de mais de R$ 1,6 bilhão ao ano. “Com esta parceria o Paraná dá um salto para reduzir o custo do Brasil e ajudar o setor a ser mais competitivo, gerando mais empregos no Estado“, disse o presidente da Alcopar, Miguel Tranin.
"Um programa muito importante para as empresas sucroalcooleiras. Continuamos, sempre, a contar com apoios como este do governo estadual", discursou Paulo Adalberto Zanetti, presidente da Renuka Vale do Ivaí S.A., que foi a anfitriã do lançamento da safra 2013/2014.
PROGRAMA – O programa Caminhos do Desenvolvimento – Sucroalcooleiro prevê, nos dois primeiros anos, a recuperação de 1.500 quilômetros de estradas municipais e também a construção de 151 pontes e 49 trincheiras. Também faz parte do projeto o uso de um barco e dois rebocadores.
Os trabalhos iniciam com a autorização para a aquisição das quatro patrulhas do campo (conjunto de equipamentos destinados à recuperação de estradas rurais) e a construção de trincheiras em Paranacity, Rondon e Ivaté – cujo investimento será de R$ 2,5 milhões em cada – e a elaboração de projetos. Os recursos, de R$ 42 milhões, foram liberados na solenidade de lançamento.
“Além dos R$ 168 milhões, o programa prevê a aplicação de quantia similar para os anos de 2015 e 2016”, adiantou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Vamos melhorar ainda mais as estradas e ampliar o número de municípios que serão beneficiados”, disse o secretário.

PRODUÇÃO – Conforme informações da Secretaria de Estado da Agricultura, o Paraná é o quarto produtor de cana-de-açúcar no Brasil. São cerca de 610 mil hectares de área plantada, com 27 indústrias em atividade (21 usinas e seis destilarias). O Estado é responsável por 8% do açúcar produzido no Brasil (3º produtor nacional) e 5,5% do etanol (4º produtor nacional).
No Paraná, são produzidas três milhões de toneladas de açúcar e 1,3 bilhão de litros de etanol por ano. A colheita de cana no Estado é feita 65% manualmente e 35% mecanizada. De acordo com a Alcopar, o setor gera no Paraná 50 mil empregos diretos (12 mil no campo e 38 mil na indústria).
REFLEXOS – Com o programa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) espera retirar parte dos 1,5 milhão de caminhões, a maioria bi trens, que hoje circulam pelas rodovias estaduais no período da safra de cana-de-açúcar. “Por serem pesados, eles acabam engarrafando o trânsito e também pondo em risco os motoristas. Além disso, por causa do tamanho e peso, causam danos às rodovias, aumentando o custo de manutenção das estradas estaduais para o governo”, ressaltou Richa Filho.
Ao melhorar as condições das estradas rurais, o Estado também facilitará o acesso do transporte escolar e aos serviços de saúde, além de favorecer a circulação dos moradores das zonas rurais. O programa prevê que as usinas façam investimentos na elaboração de projetos de obras de trincheiras e melhorias de estradas, além de ajudar no custeio das obras de trincheiras e na colocação de pontes. A execução das obras ficará a cargo do DER, que também vai investir na construção das trincheiras.
Fonte: AEN

LIDERANÇAS POLÍTICAS E EMPRESÁRIOS COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DE ENIO VERRI.


Para comemorar o aniversário do deputado Enio Verri, nesta sexta-feira(5) à noite,  uma recepção no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão Verde. Os deputados Zeca Dirceu (PT), Edmar Arruda (PSC) e André Vargas (PT), e lideranças de várias regiões do Paraná estiveram presentes, alem de inúmeros munícipes da região que foram parabenizá-lo pelo aniversário e pelas conquistas de toda região.
PARABÉNS ENIO VERRI.



CAMPANHA PARA REABRIR O HORTO FLORESTAL EM MARINGÁ

TODA CIDADE ESTA ENGALADA NA CAMPANHA,PARTICIPE TAMBÉM

PLENÁRIA SOBRE PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL REUNE PREFEITOS EM MARINGÁ.

50 cidades presentes ao evento
O  presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná e deputado estadual, Enio Verri, promoveu na sexta(5), uma plenária sobre os programas do Governo Federal nesta sexta-feira (05) no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA) de Maringá. Prefeitos, vereadores e secretários de mais de 50 cidades da região estiveram presentes, assim como o presidente da Amusep e prefeito de Marialva Edgar Silvestre.
 Para Enio Verri, a plenária poderá formar quadros responsáveis por acompanhar os programas que poderão beneficiar as cidades. “O Governo Federal disponibiliza recursos  que podem resolver inúmeros problemas dos municípios, como a necessidade da construção casas populares e postos de saúde”, frisou.                                                                                                                                                A plenária ocorreu durante todo o dia, com a presença de especialistas no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), nas áreas da saúde e educação.                                                                                                        

Fonte: Ass. Imp. do deputado




PARCERIA ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE MANDAGUARI CONSEGUE REFORÇO PARA POLICIA.

União entre poderes é o grande diferencial desta administração

Em visita do dia 4 de abril, o prefeito Romualdo Batista, acompanhado dos vereadores Valdecir Scoassabia, Jocelino Tavares e Nilton Botti e o empresário Marcos Jovino, estiveram visitando o 4º Batalhão de Maringá, Coronel Padilha e sua equipe, na reunião foi colocado a necessidade do aumento do contingente policial no município, para oferecer maior segurança aos munícipes. 

O coronel de imediato destacou mais três agentes para cidade, que já passam a atuar na próxima semana. De acordo com o coronel, existe a possibilidade para um futuro próximo, que sejam destacados para a cidade mais três ou quatro policiais.
“Foi uma importante conquista para toda a cidade, teremos mais segurança, mais tranqüilidade, volto feliz em poder dar esta notícia ao povo de Mandaguari”, afirma o presidente de Câmara de Vereadores Jocelino Tavares.
Para o prefeito Romualdo Batista, a conquista é faz parte de um grande projeto, de uma cidade mais segura, com polícia atuando de forma ostensiva. Batista destaca que este é mais um compromisso assumido e realizado com a população, que há muito tempo sofre com a insegurança.
O empresário Marcos Jovino estava presente na reunião representando os empresários e comerciantes, para expor a situação da classe, que enfrenta no dia a dia a violência e insegurança.  Que ao sair da reunião, afirmou estar satisfeito com a eficiência e rapidez como a solicitação foi atendida. “Mandaguari está iniciando um importante processo de desenvolvimento, segurança e prevenção são fundamentais. Nós empresários estamos satisfeitos como o governo municipal, tem atendido nossas reivindicações, trabalhado para que nossa cidade cresça com qualidade e segurança”, declara o empresário.
Para o vereador Valdecir Scoassabia, o papel da Câmara de vereadores é não somente fiscalizar, mas também trabalhar em conjunto com o governo municipal pelo interesse da população, principalmente quando são projetos para melhorar a qualidade de vida de todos. “Fomos eleitos para representar e lutar por melhores condições para nossa gente” declara o vereador.                                                                                                          Fonte: Ass. Imp. do município 

RICHA QUER CODESUL MAIS ATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PACTO FEDERATIVO.




O governador Beto Richa defendeu nesta quinta-feira (04), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), em Florianópolis, um maior protagonismo do fórum na discussão de um novo pacto federativo. “Devemos assumir um papel mais ativo na construção de um novo pacto federativo, em que os direitos e obrigações da União, dos estados e dos municípios sejam partilhados de maneira mais justa e mais solidária”, afirmou Richa.
Ele lembrou que o bloco, que também é composto pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi criado em 1961 justamente para defender os interesses do Sul, então alijado das políticas em curso no País e que priorizavam poucos estados, notadamente no processo de industrialização, que privilegiava São Paulo. “Chegou à hora de o Codesul dar um passo à frente”, disse o governador.

No encontro, Richa apresentou o relatório de um ano de sua gestão como presidente do Conselho e repassou o cargo para o governador catarinense, Raimundo Colombo, respeitando o sistema rotativo de comando do órgão. Além dos governadores do Paraná e Santa Catarina, o encontro reuniu o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o vice-governador gaúcho Beto Grill, que representou o governador Tarso Genro.
O Codesul é formado pelos governos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e tem no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul seu agente técnico-financeiro.                                                       No encontro em Florianópolis foi deliberada extensa pauta de interesse dos estados membros do bloco e do BRDE.
Beto Richa agradeceu a cooperação na execução do plano de sua gestão. “Pelo que testemunhei ao longo deste ano, os estados-membros do Codesul intensificam progressivamente, de maneira harmônica e solidária, a defesa dos interesses de seus cidadãos”, afirmou. “Desejo uma produtiva gestão ao caro amigo anfitrião, o governador João Raimundo Colombo.”
O governador catarinense ressaltou a importância do Codesul no fortalecimento dos ideais desenvolvimentistas dos estados do bloco e sugeriu que o Conselho tenha mais reuniões para agilizar os pleitos e anseios dos estados-membros.



CAPITALIZAÇÃO - Beto Richa submeteu à aprovação a deliberação de capitalização do BRDE em R$ 600 milhões, que serão revertidos em financiamentos a projetos de investimento nos estados do Codesul. “O BRDE é um braço dos Estados no atendimento a empreendedores e na indução de investimentos que resultam em benefícios econômicos e sociais”, afirmou, destacando, também, o papel do Codesul como importante instrumento de cooperação, desenvolvimento e integração.

GESTÃO - Ao apresentar o relatório de sua gestão como presidente do Codesul, Beto Richa destacou a luta por questões fundamentais para o desenvolvimento da região de cobertura do órgão, como a inclusão de trechos da Ferrovia Norte-Sul no programa de concessões do governo federal; a redistribuição mais justa dos royalties do Pré-Sal; a grave perda de arrecadação do ICMS decorrente da recomposição tarifária do setor de energia e os crescentes desequilíbrios entre encargos e receitas dos estados.
Richa também citou como temas chaves a integração dos povos indígenas e o apoio às prefeituras na criação dos conselhos municipais de política das mulheres. Ele enfatizou a implementação do sistema de informações que permite acompanhar, em tempo real, a situação de mulheres encarceradas e vítimas de violência - sistema que foi implantado no Paraná e que poderá ser usado para integrar as bases de dados dos estados-membros.
O governador do Paraná incluiu, ainda, a instalação do radar meteorológico no Rio Grande do Sul; a participação de órgãos ambientais dos membros do bloco na regulamentação e expedição de autorizações do Ibama; a criação do programa “BRDE Mais Municípios”, destinado ao financiamento de prefeituras; a instituição do programa de apoio financeiro aos arranjos produtivos locais e às cadeias produtivas; e a promoção, nos âmbitos nacional e internacional, de roteiros turísticos integrados nos estados do Codesul. 
Fonte: AEN