Jornal metropolitano de Maringá

20130408

GOVERNO ESTADUAL VAI ENTREGAR 400 UNIDADES DO SAÚDE DA FAMÍLIA ATÉ 2014.

O governador Beto Richa afirmou que o Governo do Estado vai construir, ampliar ou reformar 400 unidades da Saúde da Família em todo o Paraná, até o ano que vem. Richa inaugurou nesta sexta-feira (05), em Roncador, região Centro-Oeste, mais uma unidade, que recebeu investimento de R$ 500 mil. 

O governador cumpriu agenda em outras cidades da região, onde anunciou investimentos em diversas áreas. Pela manhã, esteve em Iretama e Altamira do Paraná. “Até o final de 2014 o governo estadual, em todas as regiões, manterá um sistema de saúde mais eficaz e um atendimento mais humano para os paranaenses”, afirmou Richa.
Em dois anos, o governo já entregou 64 unidades e outras 103 estão em construção. Para este ano, estão previstos recursos para construção de outras 150 unidades. O governador lembrou que o orçamento da saúde recebeu acréscimo de R$ 1 bilhão, o que garantirá a compra de mais equipamentos e a implantação e ampliação de diversos programas nos municípios.

Além de construir as unidades, o governo garante os equipamentos para que a unidade atenda plenamente o cidadão. Já foram entregues 75 conjuntos compostos por 65 itens, incluindo consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.

A construção de Unidades da Saúde da Família faz parte do programa estadual de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, programa estruturante da Rede Mãe Paranaense e Rede Paraná Urgência.
A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves, disse que a unidade era uma necessidade antiga, porque uma parte da população tinha que se deslocar para outros locais para ser atendida. “O investimento do governo vai garantir um atendimento mais humano e rápido aos moradores”, destacou.
Ainda na área da saúde, o governador liberou recursos para construção da unidade de saúde e compra de equipamentos em Iretama e anunciou o repasse de uma ambulância de simples remoção.
Fonte: AEN