Jornal metropolitano de Maringá

20150417

CVM quer mais transparência na relação de estatais com investidores

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer que as estatais façam uma descrição "clara e objetiva" das regras aplicáveis a reajustes tarifários ou definição de preços de serviços prestados. A falta de definição de uma política de preços de combustíveis tem sido uma das polêmicas envolvendo a Petrobras, acusada por acionistas de manter uma defasagem em relação ao mercado internacional para conter a inflação seguindo orientação do governo, controlador da companhia.

Emprego na indústria cai 0,5% em fevereiro, diz IBGE

O emprego na indústria brasileira registrou queda de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a segunda queda consecutiva do ano. Em janeiro, houve variação negativa de 0,2%. Em dezembro de 2014, houve acréscimo de 0,3%.

Prévia da inflação aponta maior alta para abril desde 2003

Prévia da inflação oficial brasileira desacelerou pelo segundo mês seguido em abril, a 1,07%, mas ainda assim registrou o maior nível em 12 anos para o mês e no acumulado em 12 meses teve o pior resultado desde janeiro de 2004, mantendo o Banco Central sob pressão para controlar a alta dos preços.

20150416

Atividade econômica tem quinta queda mensal seguida em pesquisa do Ibre-FGV

O indicador Antecedente Composto da Economia (lace) para o Brasil, calculado em conjunto pelo Ibre-FGV e pela Instituição americana The Conference Board, recuou 2,0% em março último ao atingir 90,4 pontos. Foi a quinta queda mensal seguida, ligeiramente mais forte que as variações negativas de 1,7% de janeiro e 1,4% de fevereiro.

Projetos inscritos no Profice propõem atividades culturais em 300 municípios do Paraná

Proponentes de 75 municípios inscreveram projetos no primeiro edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e as propostas inscritas apontam a realização de atividades culturais em 300 cidades paranaenses. 

Universidades estaduais ganham novos cursos de mestrado e doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novos cursos de pós-graduação nas universidades estaduais do Paraná. Trata-se do Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e do Mestrado em Zooctenia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Caixa anuncia novo aumento na taxa de juros dos financiamentos de imóveis

Apesar do aumento da taxa de juros, não existe motivo para crer numa desaceleração, segundo pesquisa divulgada pela FIPE
A taxa balcão – aquela para cliente sem relacionamento com a CEF - 
passou de 9,15% para 9,45% ao ano.

20150415

Paraná lamenta atraso no envio de vacinas contra a gripe

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou, nesta terça-feira (14), que o Paraná possui estrutura física e recursos humanos adequados para atender a prevenção e tratamento da gripe e outras doenças respiratórias, mas que lamenta que o Ministério da Saúde tenha adiado ainda mais a campanha de vacinação contra a gripe. 

Campanha Plante seu Futuro é apresentada na Expo londrina

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou nesta terça-feira (14), durante seminário na Expolondrina, os resultados da Campanha Plante seu Futuro.


20150414

Paraná se prepara para a última vacinação contra a febre aftosa

O Governo do Paraná se prepara para a última campanha de vacinação contra a febre aftosa, que se inicia no dia 30 de abril. O Estado iniciou o processo para, em 2016, ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre da doença, sem a vacina.

20150413

Audiência Pública discute venda de conveniências em farmácias

A Secretaria Estadual da Saúde promoveu na quinta-feira (9), em Curitiba, uma audiência pública sobre a regulamentação da lei estadual 17.733/13, que dispõe sobre a venda de artigos de conveniência em farmácias e drogarias do Paraná.

Paraná encerra consultas públicas sobre política de pesca

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ministério Público Federal e Estadual já encerraram a série de consultas públicas com colônias de pescadores para atualização da legislação para pesca na Bacia do Rio Paraná.

Protesto em Maringá reúne milhares de pessoas novamente

Milhares de manifestantes a maioria vestindo verde e amarelo se reuniram nesse domingo (12) na Av. Tiradentes em frente ao fórum de Maringá. Pessoas de todas as idades e classe social, família inteiras unidas pela mesma vontade MUDAR O PAÍS QUE VIVEM, PARA SEUS FILHOS E NETOS TENHAM FUTURO.