Jornal metropolitano de Maringá

20150415

Campanha Plante seu Futuro é apresentada na Expo londrina

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou nesta terça-feira (14), durante seminário na Expolondrina, os resultados da Campanha Plante seu Futuro.





O evento, realizado no Parque Ney Braga, em Londrina, reuniu cerca de 350 agricultores, técnicos e lideranças. “Os produtores estão mostrando que tem jeito de fazer uma agricultura mais sustentável e ainda ganhar um bom dinheiro”, destacou. 

Iniciada há dois anos, a Campanha é uma atividade permanente e coletiva com o objetivo de dar novo impulso à adoção, pelos produtores rurais, de boas práticas agronômicas na condução das lavouras, explica o secretário. A ação é baseada na escolha de um produtor, que passa a ter sua lavoura (os técnicos chamam de unidade de referência) monitorada semanalmente por técnicos da Emater-PR, Iapar, Embrapa, Adapar, cooperativas e prefeituras. Nesses levantamentos, é averiguado o nível de infestação de pragas e doenças e, somente quando necessário, indicada a aplicação de agrotóxicos. 

São 151 unidades de referência em 78 municípios, abrangendo praticamente todas as regiões produtoras do Estado. De acordo com José Tarciso Fialho, coordenador técnico da campanha, a aplicação de agrotóxicos foi reduzida pela metade nas propriedades acompanhadas. 

Ele acrescenta que o monitoramento sistemático da presença de pragas e doenças com potencial de produzir danos às lavouras permitiu evitar aplicações preventivas e triplicou o tempo em que se faz a primeira aplicação ? em média, os produtores aplicam agroquímicos já nos primeiros 20 dias após a germinação; nas lavouras acompanhadas, esse prazo se estendeu para cerca de 60 dias. Além do óbvio ganho ambiental, Fialho destaca o retorno financeiro da diminuição de aplicação de inseticidas e fungicidas. ?Em lavouras de soja, isso significa uma economia de duas a quatro sacas por hectare?, enfatiza. 

João Faloppa, produtor em Marialva que tem uma unidade de referência instalada na sua propriedade de 15 alqueires, contou que obteve uma produtividade de 155 sacas de soja por alqueire, considerada muito boa, com apenas uma aplicação de inseticida. ?Estar na Campanha me dá respaldo e segurança nas decisões; e é mais gente para discutir questões técnicas e fugir da cultura do receituário?, conclui. 

A Campanha Plante seu Futuro é uma iniciativa da Seab, com as vinculadas Iapar, Adapar e Emater-PR, Embrapa, Faep, Fetaep, Ocepar e Itaipu. 

Participaram do evento o presidente da Emater-PR, Rubens Ernesto Niederheitmann; Walter Bianchini, representante da FAO; o diretor-presidente de Itaipu Binacional, Jorge Samek; Tiago Pellini, diretor de pesquisas do Iapar, Natalino Avance de Souza, diretor-presidente da Ceasa, além de diversos prefeitos, autoridades e lideranças. 
Fonte: ANPr – Foto: campoecia.com