Jornal metropolitano de Maringá

20150416

Universidades estaduais ganham novos cursos de mestrado e doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou três novos cursos de pós-graduação nas universidades estaduais do Paraná. Trata-se do Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e do Mestrado em Zooctenia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 


Com as aprovações, todos os cursos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da UEPG têm programas de mestrado ou doutorado. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professora Osnara Maria Mongruel Gomes, ressalta que a instituição e a comunidade acadêmica têm muito a comemorar com a conquista desses novos cursos. “A aprovação dos cursos reflete o empenho e o comprometimento dos pesquisadores, professores, alunos e servidores, na busca incessante pela qualidade da produção científica e tecnológica da Instituição”, disse. 

Segundo ele, com o mestrado acadêmico em Zootecnia o Setor de Ciências Agrárias proporcionará aos seus alunos uma poderosa ferramenta nas atividades de ciência e tecnologia, possibilitando a todos os seus cursos uma formação na pós-graduação stricto-sensu. 

A aprovação do doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos é resultado da qualidade do Programa de Pós-Graduação na área em nível de mestrado da UEPG. O que consolida a instituição como uma referência, no que diz respeito à capacitação na pós-graduação stricto sensu. 

Para a avaliação da proposta do doutorado, evidenciaram-se as potencialidades econômicas da região dos Campos Gerais, notadamente Carambeí e Castro, municípios localizados próximos a Ponta Grossa que se destacam no ranking nacional de produção de leite. 

Na UEM, segundo a professora Solange Marta Franzói, coordenadora do novo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, esta foi a primeira submissão da proposta do curso de Mestrado em Ciências Fisiológicas à Capes. Para ela, o mestrado irá atender uma demanda existente no estado já que em todo o Paraná apenas a Universidade Federal (UFPR) oferece esse curso. 

Serão abertas 15 vagas, com a primeira turma iniciando em agosto deste ano. As inscrições serão abertas em maio, embora ainda não tenha sido definida a data. A proposta do curso é promover a integração de várias áreas ligadas à Fisiologia, como Biologia Celular, Anatomia, Histologia, entre outras. Serão duas linhas de pesquisa: Fisiologia Integrativa e Fisiologia do Exercício. Outras informações sobre o curso estarão disponíveis, em breve, na página www.dfs.uem.br . 

Vale destacar que neste ano a UEM também inicia três novos cursos de doutorado: em História, Psicologia e Odontologia Integrada. Contabilizando os novos cursos, a UEM passa a oferecer 43 mestrados, dos quais cinco profissionais, e 25 doutorados. 
Fonte: ANPr – Foto: Divulgação