Jornal metropolitano de Maringá

20141128

Paraná é o primeiro Estado 100% preparado para desastres naturais

                              Radar Meteorológico de alta tecnologia, instalado em Cascavel, Paraná.                                                                           Foto: Arnaldo Alves / ANPr.


O Paraná é o único Estado do Brasil em que todos os municípios contam com planos de ação para enfrentar desastres naturais. A medida permite agir na prevenção e serve para os 399 municípios aprimorarem o atendimento ao cidadão afetado por vendavais, chuvas intensas, enxurradas e acidentes rodoviários com veículos que transportam produtos químicos. 

“É uma vitória do Paraná”, diz o coordenador executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros. “Com este trabalho, damos um grande passo para prevenir acidentes e evitar tragédias e prejuízos financeiros à população.” 

Para a elaboração dos planos de contingência, previstos em lei federal, os municípios contaram com uma ferramenta online e gratuita elaborada pela Defesa Civil do Paraná e a Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. 

ESTRUTURA - Os municípios cadastraram no sistema as áreas de risco, com fotos e mapas, e os principais acidentes registrados na cidade. Também indicaram os locais que poderão servir para acolher desabrigados (escolas, igrejas) em casos de acidentes, os recursos existentes para o apoio ao atendimento (veículos, ambulâncias, maquinário) e definiram os responsáveis por cada função, com telefones e endereços para contato. 

“Ao levantar os dados, os gestores municipais também puderam conhecer mais suas regiões e se organizar para alertar o cidadão e atendê-lo em casos de desastres”, diz o coronel Barros. 

Somente neste ano, o Paraná registrou 528 ocorrências de desastres naturais. Os acidentes afetaram 1,3 milhão de pessoas e os municípios registraram prejuízos de quase R$ 1 bilhão. 

A elaboração dos planos de contingência pelos 399 municípios é mais uma meta cumprida dos contratos de gestão, assinados pelo governador Beto Richa e secretários de Estado em 2012.