Jornal metropolitano de Maringá

20150122

A página Social do Regional Express esta de volta


A página SOCIAL esta de volta com força total, enfocando os principais eventos sociais da cidade (casamentos e aniversários), trazendo dicas para ajudá-lo na organização de seu evento. Na abertura da nova página trazemos dicas para ajudá-lo na escolha de uma excelente produtora de foto e vídeo, para que sua cerimônia seja um sonho inesquecível. Lembramos que a cobertura seu avento poderá aparecer aqui, basta entrar em contato com a redação e agendar. 

Saúde alerta para o perigo de leptospirose no período de chuvas

Foto: Arquivo Sesa

A Secretaria Estadual da Saúde expediu um alerta aos serviços de saúde em decorrência dos alagamentos e enchentes no Paraná ocorridos a partir de dezembro de 2014. O aumento das chuvas no período de verão acarreta em inundações e com elas surgem os casos de leptospirose, doença causada pela Leptospira, uma bactéria presente na urina de roedores, que misturada à água de valeta, lama, lagoas, cavas e enchentes causam a contaminação.

A infecção humana acontece quando a bactéria penetra na pele através de pequenos ferimentos e lesões. Segundo a bióloga da Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria da Saúde, Gisélia Burigo Rúbio, um único contato com água contaminada, estando a pele ferida, já basta para o contágio. “O contato de mucosas ou pele íntegra imersa na água contaminada por longo período também facilita a infecção. Vale ressaltar que após o contato com a água infectada os sintomas aparecem de sete a quatorze dias”, disse Gisélia.

Nesta Quinta em Maringá, Caputo Neto entregou novas ambulâncias para região

Foto: Sesa

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quinta-feira (22) na sede da Amusep, seis novas ambulâncias para os municípios de Astorga, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Santa Fé e Floraí. São cinco ambulâncias semi-uti e uma de remoção, equipadas para dar suporte pré-hospitalar aos pacientes.

Durante a solenidade, também foi assinado o termo de cessão de uso de um aparelho de Raio-X, no valor de 87 mil, para o Hospital Municipal de Astorga. Hospitais da região recebem ainda oximetros de pulso e cardiotocógrafo para qualificar o atendimento à gestantes e bebês, através da Rede Mãe Paranaense...
Fonte: Sesa

20150121

Mais um trecho duplicado da PR-317 está liberado

PR 317, trecho entre Floresta e Engenheiro Beltrão. Foto JorgeWoll.

As obras da duplicação da PR-317, entre Floresta e Campo-Mourão, seguem em ritmo acelerado. Na última semana foi liberado o tráfego para veículos em mais um trecho, entre o distrito de Ivailândia e a cidade de Engenheiro Beltrão (km 141,5 ao 147).
Ao todo serão duplicados cerca de 53 quilômetros. Cerca de 25 % dos serviços já estão concluídos. Também está liberado para o tráfego de veículos o trecho entre Floresta e a praça de pedágio.

20150120

Aneel ainda vai calcular impacto do aumento do Diesel na CDE

Foto: Aneel

O anúncio feito ontem (19) pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre o aumento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis e o retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide) pode ter impacto nas despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Com os impostos, o valor do diesel, combustível usado pelas termelétricas, teria um aumento de R$ 0,15 por litro.

Detran alerta para falsas mensagens sobre alteração nas leis de trânsito

Foto: Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) orienta os usuários que mensagens falsas sobre alterações na legislação de trânsito têm circulado nas redes sociais e também estão sendo enviadas por celular. O conteúdo falso trata principalmente de reajustes de multas não realizados por órgãos oficiais de trânsito, multas inexistentes e medidas contra motoristas que não fazem a renovação da habilitação no prazo de 30 dias.

20150119

Apagão afeta oito estados brasileiros

                              Operador mandou cortar luz, dizem empresas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Concessionárias de energia elétrica de Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste informaram que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou uma redução de carga distribuída na tarde desta segunda-feira (19). O corte aconteceu por volta de 15h (de Brasília). De acordo com as empresas, o ONS autorizou a normalização da distribuição pouco antes das 16h. O ONS não informou o motivo do pedido de corte na carga e disse que técnicos estão analisando o caso. 
O apagão afetou os Estados de São Paulo,Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. Internautas também relataram falta de energia nos Estados de Minas GeraisRio Grande do SulMato GrossoRorâima e Alagoas.