Jornal metropolitano de Maringá

20150119

Apagão afeta oito estados brasileiros

                              Operador mandou cortar luz, dizem empresas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Concessionárias de energia elétrica de Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste informaram que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou uma redução de carga distribuída na tarde desta segunda-feira (19). O corte aconteceu por volta de 15h (de Brasília). De acordo com as empresas, o ONS autorizou a normalização da distribuição pouco antes das 16h. O ONS não informou o motivo do pedido de corte na carga e disse que técnicos estão analisando o caso. 
O apagão afetou os Estados de São Paulo,Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. Internautas também relataram falta de energia nos Estados de Minas GeraisRio Grande do SulMato GrossoRorâima e Alagoas.


As distribuidoras de energia AES Eletropaulo (Grande São Paulo), CPFL (parte do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul), Copel (Paraná), Light (Rio), Cemig (Minas Gerais), EDP Escelsa (concessionária que fornece energia para parte do Espírito Santo) e Celesc (Santa Catarina) relataram a determinação do ONS. As empresas afirmaram desconhecer os motivos para o corte de carga. Segundo elas, o corte ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo.
O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL.
O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete à ONS dar mais detalhes. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que vai aguardar o relatório do ONS para fiscalizar e atribuir à responsabilidade. 
Fonte: UOL e CBN