Jornal metropolitano de Maringá

20120822

PROJETO KARATÊ FORMANDO CIDADÃOS


O projeto KARATÊ FORMANDO CIDADÃOS que é uma parceria do município de Iguaraçu, associação Oriental e a Federação Paranaense de Karatê, e coordenado pela Secretaria de Esportes. Tendo como professor Rogério Aparecido Fagundes.
Atualmente atendendo um total de 152 alunos, entre eles, crianças de 4 a 5 anos da pré-escola, na escola de ensino fundamental o projeto é desenvolvido em dois turnos com 30 alunos, sempre no contra turno escolar, também é realizado um trabalho dirigido aos alunos da APAE e grupo da melhor idade.

 
 
No último dia 26\7\2012 foram iniciadas duas novas turmas na escola municipal de ensino fundamental, parceria entre o projeto e escola, com auxilio do professor de educação física Jackson Magaiwer, objetivando a participação em novembro no 2º torneio municipal inter classe de karatê, já que no ano anterior obteve-se excelentes resultados aumentando as expectativas para 2012.
Os alunos participantes do projeto recebem incentivos do município para participação nos vários eventos regionais e estaduais promovidos pela associação, federação e confederação paranaense de karatê
 
 

20120821

Pista de skate é mais um sonho realizado em Mandaguari


Mais um antigo sonho é realizado. A pista de skate de Mandaguari teve a festa de inauguração no último sábado (18), que contou com as presenças do prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho”, da Secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Tatiana Lemes de Araújo, do diretor de Esportes, Sancler Lopes, da vereadora Adenise Batista e da presidente da Associação dos Moradores do Jardim Esplanada, Isabel Magini. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento.


As atrações especiais foram Ítalo Romano, o curitibano que virou atração mundial pelo seu exemplo e perícia no skate, mesmo não tendo as pernas, que perdeu ainda quando era criança num acidente de trem, além de “Rogério Febem” de Apucarana e o mandaguariense Eduardo “Choco” Jonas, uma dos grandes incentivadores do esporte na cidade.
“É mais um sonho, que para mim chega um pouco tarde, porque pratiquei este esporte quando era mais jovem, mas fico feliz com mais esta realização para a juventude de Mandaguari, graças a uma parceria entre a Câmara Municipal”, frisou, referindo-se ao repasse de R$ 100 mil, economizados pelo Legislativo e devolvidos ao município.
Desde a elaboração do projeto até a conclusão e entrega no último sábado, houve a participação permanente dos skatistas da cidade.

A pista está localizada no Jardim Esplanada, na rua Luis Trintinalha, no pátio da antiga estação ferroviária.
         OUSADIA - O terreno onde no último sábado foi inaugurada a pista de skate de Mandaguari, é mais uma conseqüência positiva da ação da atual administração. Tudo começou no ano de 2005, quando a ousadia do prefeito, provocou a retirada do pátio de manobras da linha férrea, que dividia a cidade em duas. Depois veio a luta de alguns anos para repassar a era para o município, o que aconteceu em 2011 e está proporcionando uma verdadeira transformação daquele local, ao lado da antiga da antiga Estação Ferroviária e do Terminal Rodoviário.

1º ENCONTRO DA JUVENTUDE RURAL DA AMUSEP

           
Dia 08\AGOSTO do corrente em Iguaraçu a Associação dos Municípios do Setentrião paranaense (AMUSEP) promoveu o primeiro Encontro da Juventude Rural da AMUSEP.     Com a presença dos municípios de Iguaraçu (anfitrião), Lobato, Astorga, Munhoz de Mello,    Colorado. Santa Fé, Itambé, Ângulo, Mandaguaçú e Floresta.                                                               Foram parceiros do evento a EMATER- FETAEP-SENAR-FAEP, onde foram discutidos temas ligados a atividade rural e a permanência do jovem no campo.  Esteve presentes ao evento o Pres. Da AMUSEP Wanderley Santine, todas as regionais da EMATER, vários Secretários Municipais da Agricultura, representantes Sindicais e Associações Rurais dos municípios participantes.

- PALESTRAS:
                   1º - REALIDADE DA JUVENTUDE RURAL – Celso Daniel Seratto (Emater)
                   2º - EDUCAÇÃO DO CAMPO E ACESSO Á TERRA – Antenor Ribeiro (Fetaep)
                   3º - OPORTUNIDADE DE RENDA – José O. Mazia (Emater)
                  4º - APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS DE MANDAGUAÇÚ..
                  5º - APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS DA COPAVI.
                 QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: Temas colocados para serem escolhidos e discutido em grupo.   
             - PRODUÇÃO E RENDA (Eixo 01)– A saída massiva dos jovens do ambiente rural se deve a vários fatores.
                 - SUCESSÃO E ACESSO A TERRA (Eixo 02) – O caráter rigidamente hierárquico da organização familiar tradicional na agricultura “parece hoje atenuado”, apontando para uma maior possibilidade de diálogo em torno dos processos sucessórios.
             - EDUCAÇÃO DO CAMPO (Eixo 03) – As queixas dos jovens centram-se nos desestímulos que enfrentam: à falta de acesso a serviços básicos como a educação, transporte, etc.
                 - VIDA SOCIAL E EXERCÍCIO DA SUA LIDERANÇA (Eixo 04) – Pode se dizer que a vida social de uma pessoa é praticamente determinada pelo seu Estímulo de Vida.

                         Após a discussão foi apresentado os relatos sobre os temas (eixos) escolhidos, culminado com a eleição dos delegados para o encontro estadual dia 22 a 24 Agosto onde serão apresentado os resultados das discussões do encontro de Iguaraçu.

QUARTO BRINCARTE – ARTE E DIVERSÃO

                 
      No domingo 05\08\12, mais uma a feira de artes BRINCARTE – ARTE E DIVERSÃO       foram realizadas na praça central de Iguaraçu. Como de praxe prestigiada não só pelos munícipes, mas por toda região.

A feira que leva arte em seu nome já esta na sua quarta edição sempre trazendo inovações a cada ano seja na organização, nas apresentações, nos estandes para os visitantes, desta vez trouxe a arte circense como atração principal, muito aplaudido pelos presentes.

O evento que é promovido pela Secretaria da Cultura, tem como parceiros o MUNICÍPIO, o SESC, e CESUMAR, nesta quarta edição privilegiaram as crianças (público alvo), mas não esqueceu os adultos (pais), que assistiram a apresentações variadas, destaque para o grupo de viola caipira do município e as apresentações da trupe de circo de Campo Mourão, pontos altos das apresentações.

Nos estandes a parceria com outras secretarias e entidades trouxe o que o município tem de melhor no artesanato. A Secretaria de Assist. Social com o artesanato feio pelos projetos desenvolvido em parceria com o CRAS. O parceiro CESUMAR mais uma vez presente ao evento trouxe uma oficina de arte pinturas diversas e o curso de pedagogia desenvolveu a atividade de contação de historia. Já a sec. de Saúde prestou serviços a comunidade, como verificação da pressão arterial e teste de glicemia, bem como a distribuição de folders de campanhas educativas diversas. A comunidade Evangélica Cristo Certo também desenvolveu Oficina de pintura e Contação de historia.                                                                                                                                     O Projeto Mãos de Ouro com estande voltado a divulgação e comercialização das peças produzidas pelos alunos das oficinas de pinturas diversas.    Também foi oferecida aos visitantes da feira uma oficina de pintura, bem como um aluno pintando durante a feira.
Estande da Trupe circo da Fundacam (Campo Mourão) este foi o estande mais concorrido pelas crianças, já que foi oferecida uma oficina circense, foi muito comemorado pelas crianças presentes pela novidade parabéns pela iniciativa inovadora.


Quanto às apresentações, como de praxe foram bastante aplaudida pelos presentes que mais uma vez aplaudiram emocionados os shows, pois a maioria dos protagonistas eram pessoas conhecidas da comunidade, visinhos, filhos, amigos que a cada ano melhoram a qualidade das suas apresentações. Mas as apresentações do grupo de arte circense de Campo Mourão trazida com exclusividade pelos organizadores do evento realmente foi o ponto alto de todas, pois apresentaram números inéditos no município, que a maioria dos presentes só assistiu algo semelhante fora daqui uma vez ou outra. Parabéns a organização pela iniciativa e inovação.

OPINIÃO:
- MUNÍCIPES:
             Silvana - (centro) “Sempre venho todos os anos, acho que o evento vem melhorando ano a ano, em todos os aspectos, mas em minha opinião poderia ter uma praça de alimentação como toda feira tem, pelo menos com água mineral para matar a sede”. Disse.
             Marimar - (centro) “Todo ano venho, acho que esta igual ao ano passado muito bom   vai ver as apresentações deste ano como estarão, acho que melhores pelo numero de artistas circenses que estão desfilado pelos espaços acho que vai ser muito bom, acredito. Só  lamento não ter pelo menos uma banca que venda água mineral para matar a sede”. Disse.                            
               Zélia (vila Santana) – “Para mim este ano vai ser melhor que os anteriores pelos artistas de circo que vão se apresentar vai ser muito bom”. Ressaltou com propriedade.
               Tânia (conj. Arnaldo Miranda) “Sempre esta melhorando a cada ano em tudo e hoje vejo que vai ser o melhor até agora, esses artistas de circo irão se apresentar... Vai ser ótimo, só falta algo para matar a sede, o resto esta bom”, Disse com propriedade a munícipe.  
 - PARTICIPANTES:
            -Aline 2º série (projeto dança) “Estou um pouco nervosa, faz dois anos que participo da dança, gosto muito e minha mãe gosta que eu faça dança”. Disse.
           - Barbara 3º série (projeto dança) “Eu adoro o grupo da dança, é muito legal tudo no projeto,a dança para mim faz muito bem me sinto leve quando danço,é muito bom”. Disse.
           - Isis 3º série (projeto dança) “Gosto bastante de dançar, gosto de fazer dança na casa da cultura, adoro as apresentações quando tem é tudo maravilhoso”. Disse.
           -Serena 1º colegial (projeto dança) “A dança para mim faz bem em todos os sentidos, para o corpo e para alma,gosto muito das apresentações é a oportunidade de mostrar tudo que aprendemos e praticamos,é bom para os pais verem nosso progresso, mas hoje estou um pouco nervosa, não sei por que, mas vai dar tudo certo”. Ressaltou emocionada.
   A Secretaria da Cultura de Iguaraçu Rosiléia F. da Silva, concede entrevista exclusiva ao @express sobre o evento.

@express - Como surgiu a idéia da feira?
-ROSILÉIA - Surgiu pela necessidade de divulgar a cultura e torna-la conhecida junto à comunidade independente da idade ou classe social.
@express - O Brincarte esta na 4° edição, como foi a evolução deste evento?
-ROSILÉIA - O evento a cada edição vem amadurecendo desde sua primeira edição, a cada ano introduzimos novas idéias desenvolvidas durante o ano junto com os projetos desenvolvidos aqui na casa da cultura.
@express - Quais os pontos positivos a salientar do evento?
 -ROSILÉIA – As várias formas de manifestar a arte praticada por um número maior de pessoas, independente de idade ou classe social.
                   - As opções de artes oferecidas ao mesmo tempo no mesmo espaço, para os munícipes descobrirem e experimentar talentos artísticos  diferenciados.
                 - A capacidade do evento em reunir as famílias da comunidade fortalecendo as relações interpessoais.
 @express - Em sua opinião, quais benefícios que o evento traz a comunidade?
-ROSILÉIA – Geração de renda para os artesãos e artistas do município.                      -                     - Oferecer entretenimento para toda família.
             -Estabelece intercâmbio cultural entre nosso município e a região e por conseqüência o crescimento e desenvolvimento cultural dos munícipes.
                 -Proporcionar cultura, lazer e oportunidades de geração de emprego e renda a toda comunidade.
@express - A 4° edição, têm quais diferenciais sobre as anteriores?
-ROSILÉIA –   - Maior número de: parceiros, atividades e artistas.
                    - A apresentação da Trupe de Circo de Campo Mourão como principal atração.
@express - Qual o futuro da feira, o que destacar?
-ROSILÉIA – Ampliação dos: stands, Works shop, brinquedos, shows e a comercialização em geral.
  -Estamos estudando a viabilização de uma praça de alimentação.


PROJETO RECICLAR – Cuidando da nossa cidade e do planeta.


A campanha do Projeto Reciclar esta em pleno desenvolvimento nas escolas. Os alunos da rede estadual de ensino receberam a missão de recolher recicláveis durante as férias escolares, e na volta às aulas trocarem cada cinco recicláveis por um cupom para concorrer a diversos prêmios, entre eles uma bicicleta.


A campanha contagiou de tal maneira os alunos e suas famílias, que toda a terça e quinta-feira abarrotam o saguão de entrada da escola de ensino fundamental com materiais recicláveis, sendo arrecadado cerca de mil e quinhentos quilos por semana. O nível de conscientização que a campanha despertou nos pais e alunos prova que com medidas simples é possível levar cidadania a toda comunidade, que de forma solidaria e consciente acaba contribuindo,fazendo a sua parte na preservação do meio ambiente, fazendo a diferença cuidando da nossa cidade e o planeta.
            O Projeto Reciclar é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o CRAS.

CONSELHO DE TURISMO DE IGUARAÇU


         O vice-presidente do Conselho de Turismo de Iguaraçu, Marcio Magalhães Titato, responde as expectativas da maioria dos munícipes quanto aos eventos deste ano no município. 

@express -  O conselho já realizou alguns eventos com bastante repercussão na região e no estado nos últimos anos, Quais as metas para o futuro desses eventos?
MARCIO – “Manter a grandeza de cada evento é consenso, aprimorá-los para proporcionar ao público maior entretenimento e comodidade”. 

@express -  Em regiões onde as condições geográficas e naturais não são privilegiadas, outras modalidades de turismo foram exploradas com grande sucesso, como o turismo rural de hospedagem, o conselho já levou isso em conta já que o município se enquadra neste perfil, caso positivo quais os planos na área?
    MARCIO -”Sim já foi discutido, o turismo rural de certa forma já é explorado no município, e nós cada vez mais estamos atento a esse nicho, buscando divulgar e atrair investimentos para o setor que esta em expansão no município”,

@express -   Todos os eventos realizados são de grande amplitude, na organização, estrutura, atrações, mas o Rodeio é particularmente único por estar em evidência em todo lugar, o segundo trará novidades? 
- Já foram definidos os shows para este ano...                                                                                                    – Caso as obras do Centro de Eventos não fiquem prontas a tempo o evento será realizado no local do primeiro?
   MARCIO – “SIM, as muitas novidades estão sendo definidas tanto na área artística quanto na participação de peões no rodeio. Quanto ao local será no local do centro de eventos do município”.   

@express -  Um evento esportivo realizado (MotoCross) anteriormente também com grande repercussão, fará parte do calendário anual de eventos do município, será substituído ou cortado, em caso positivo qual a razão?
       MARCIO – ”Ainda não temos um local apropriado para a realização deste tipo de evento, mas estamos discutindo essa possibilidade, vamos até buscar a parceria (opinião) com os praticantes deste esporte para traçarmos as diretrizes necessárias para oferecer uma estrutura adequada para o evento”.
            @express -  A Cavalgada Caminho das Águas, ano passado teve a participação de 98 comitivas, qual estratégia para superar a marca na quarta edição?
         MARCIO – ”A equipe organizadora já definiu as diretrizes para esse ano, vamos oferecer uma maior estrutura em todos os setores para proporcionar aos participantes melhores conforto, também estamos trabalhando na renovação do percurso, visto que a cada ano o número de participantes e o prestigio da população local e regional vem aumentando a cada ano”.

    @express -  O já tradicional baile da escolha da GAROTA COUNTRY, que precede os dois eventos country do município (Cavalgada e Rodeio),na próxima edição quais novidades trará para o público que prestigiar o evento?
MARCIO –“Através de parcerias a serem definidas em breve, trazer novas atrações, e shows com artistas renomados”.
       @express -  Turismo de eventos, por definição é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico e tecnológico. O conselho avalia a possibilidade do fomento desse tipo de eventos no município, quais estratégias a ser utilizadas para alcançar o sucesso também nesta área?
MARCIO –” Para o conselho todas as modalidades de turismo são discutidas e avaliadas, o que for melhor para o município é implantado, essa é uma das modalidades em fase de avaliação”.
         @express -  Para o conselho qual é o futuro do turismo no município?
          MARCIO -”O melhor, sempre valorizando as raízes da comunidade, paralelamente fomentando a cultura e acreditando no propósito de nossos pioneiros, é na certeza de um município cada vez mais próspero. Através de empreendimentos que valorizem nossa cidade, proporcionarem o desenvolvimento local, gerando emprego e renda e elevar o nome do município cada vez mais alto”.