Jornal metropolitano de Maringá

20120821

QUARTO BRINCARTE – ARTE E DIVERSÃO

                 
      No domingo 05\08\12, mais uma a feira de artes BRINCARTE – ARTE E DIVERSÃO       foram realizadas na praça central de Iguaraçu. Como de praxe prestigiada não só pelos munícipes, mas por toda região.

A feira que leva arte em seu nome já esta na sua quarta edição sempre trazendo inovações a cada ano seja na organização, nas apresentações, nos estandes para os visitantes, desta vez trouxe a arte circense como atração principal, muito aplaudido pelos presentes.

O evento que é promovido pela Secretaria da Cultura, tem como parceiros o MUNICÍPIO, o SESC, e CESUMAR, nesta quarta edição privilegiaram as crianças (público alvo), mas não esqueceu os adultos (pais), que assistiram a apresentações variadas, destaque para o grupo de viola caipira do município e as apresentações da trupe de circo de Campo Mourão, pontos altos das apresentações.

Nos estandes a parceria com outras secretarias e entidades trouxe o que o município tem de melhor no artesanato. A Secretaria de Assist. Social com o artesanato feio pelos projetos desenvolvido em parceria com o CRAS. O parceiro CESUMAR mais uma vez presente ao evento trouxe uma oficina de arte pinturas diversas e o curso de pedagogia desenvolveu a atividade de contação de historia. Já a sec. de Saúde prestou serviços a comunidade, como verificação da pressão arterial e teste de glicemia, bem como a distribuição de folders de campanhas educativas diversas. A comunidade Evangélica Cristo Certo também desenvolveu Oficina de pintura e Contação de historia.                                                                                                                                     O Projeto Mãos de Ouro com estande voltado a divulgação e comercialização das peças produzidas pelos alunos das oficinas de pinturas diversas.    Também foi oferecida aos visitantes da feira uma oficina de pintura, bem como um aluno pintando durante a feira.
Estande da Trupe circo da Fundacam (Campo Mourão) este foi o estande mais concorrido pelas crianças, já que foi oferecida uma oficina circense, foi muito comemorado pelas crianças presentes pela novidade parabéns pela iniciativa inovadora.


Quanto às apresentações, como de praxe foram bastante aplaudida pelos presentes que mais uma vez aplaudiram emocionados os shows, pois a maioria dos protagonistas eram pessoas conhecidas da comunidade, visinhos, filhos, amigos que a cada ano melhoram a qualidade das suas apresentações. Mas as apresentações do grupo de arte circense de Campo Mourão trazida com exclusividade pelos organizadores do evento realmente foi o ponto alto de todas, pois apresentaram números inéditos no município, que a maioria dos presentes só assistiu algo semelhante fora daqui uma vez ou outra. Parabéns a organização pela iniciativa e inovação.

OPINIÃO:
- MUNÍCIPES:
             Silvana - (centro) “Sempre venho todos os anos, acho que o evento vem melhorando ano a ano, em todos os aspectos, mas em minha opinião poderia ter uma praça de alimentação como toda feira tem, pelo menos com água mineral para matar a sede”. Disse.
             Marimar - (centro) “Todo ano venho, acho que esta igual ao ano passado muito bom   vai ver as apresentações deste ano como estarão, acho que melhores pelo numero de artistas circenses que estão desfilado pelos espaços acho que vai ser muito bom, acredito. Só  lamento não ter pelo menos uma banca que venda água mineral para matar a sede”. Disse.                            
               Zélia (vila Santana) – “Para mim este ano vai ser melhor que os anteriores pelos artistas de circo que vão se apresentar vai ser muito bom”. Ressaltou com propriedade.
               Tânia (conj. Arnaldo Miranda) “Sempre esta melhorando a cada ano em tudo e hoje vejo que vai ser o melhor até agora, esses artistas de circo irão se apresentar... Vai ser ótimo, só falta algo para matar a sede, o resto esta bom”, Disse com propriedade a munícipe.  
 - PARTICIPANTES:
            -Aline 2º série (projeto dança) “Estou um pouco nervosa, faz dois anos que participo da dança, gosto muito e minha mãe gosta que eu faça dança”. Disse.
           - Barbara 3º série (projeto dança) “Eu adoro o grupo da dança, é muito legal tudo no projeto,a dança para mim faz muito bem me sinto leve quando danço,é muito bom”. Disse.
           - Isis 3º série (projeto dança) “Gosto bastante de dançar, gosto de fazer dança na casa da cultura, adoro as apresentações quando tem é tudo maravilhoso”. Disse.
           -Serena 1º colegial (projeto dança) “A dança para mim faz bem em todos os sentidos, para o corpo e para alma,gosto muito das apresentações é a oportunidade de mostrar tudo que aprendemos e praticamos,é bom para os pais verem nosso progresso, mas hoje estou um pouco nervosa, não sei por que, mas vai dar tudo certo”. Ressaltou emocionada.
   A Secretaria da Cultura de Iguaraçu Rosiléia F. da Silva, concede entrevista exclusiva ao @express sobre o evento.

@express - Como surgiu a idéia da feira?
-ROSILÉIA - Surgiu pela necessidade de divulgar a cultura e torna-la conhecida junto à comunidade independente da idade ou classe social.
@express - O Brincarte esta na 4° edição, como foi a evolução deste evento?
-ROSILÉIA - O evento a cada edição vem amadurecendo desde sua primeira edição, a cada ano introduzimos novas idéias desenvolvidas durante o ano junto com os projetos desenvolvidos aqui na casa da cultura.
@express - Quais os pontos positivos a salientar do evento?
 -ROSILÉIA – As várias formas de manifestar a arte praticada por um número maior de pessoas, independente de idade ou classe social.
                   - As opções de artes oferecidas ao mesmo tempo no mesmo espaço, para os munícipes descobrirem e experimentar talentos artísticos  diferenciados.
                 - A capacidade do evento em reunir as famílias da comunidade fortalecendo as relações interpessoais.
 @express - Em sua opinião, quais benefícios que o evento traz a comunidade?
-ROSILÉIA – Geração de renda para os artesãos e artistas do município.                      -                     - Oferecer entretenimento para toda família.
             -Estabelece intercâmbio cultural entre nosso município e a região e por conseqüência o crescimento e desenvolvimento cultural dos munícipes.
                 -Proporcionar cultura, lazer e oportunidades de geração de emprego e renda a toda comunidade.
@express - A 4° edição, têm quais diferenciais sobre as anteriores?
-ROSILÉIA –   - Maior número de: parceiros, atividades e artistas.
                    - A apresentação da Trupe de Circo de Campo Mourão como principal atração.
@express - Qual o futuro da feira, o que destacar?
-ROSILÉIA – Ampliação dos: stands, Works shop, brinquedos, shows e a comercialização em geral.
  -Estamos estudando a viabilização de uma praça de alimentação.