Jornal metropolitano de Maringá

20120821

1º ENCONTRO DA JUVENTUDE RURAL DA AMUSEP

           
Dia 08\AGOSTO do corrente em Iguaraçu a Associação dos Municípios do Setentrião paranaense (AMUSEP) promoveu o primeiro Encontro da Juventude Rural da AMUSEP.     Com a presença dos municípios de Iguaraçu (anfitrião), Lobato, Astorga, Munhoz de Mello,    Colorado. Santa Fé, Itambé, Ângulo, Mandaguaçú e Floresta.                                                               Foram parceiros do evento a EMATER- FETAEP-SENAR-FAEP, onde foram discutidos temas ligados a atividade rural e a permanência do jovem no campo.  Esteve presentes ao evento o Pres. Da AMUSEP Wanderley Santine, todas as regionais da EMATER, vários Secretários Municipais da Agricultura, representantes Sindicais e Associações Rurais dos municípios participantes.

- PALESTRAS:
                   1º - REALIDADE DA JUVENTUDE RURAL – Celso Daniel Seratto (Emater)
                   2º - EDUCAÇÃO DO CAMPO E ACESSO Á TERRA – Antenor Ribeiro (Fetaep)
                   3º - OPORTUNIDADE DE RENDA – José O. Mazia (Emater)
                  4º - APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS DE MANDAGUAÇÚ..
                  5º - APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS DA COPAVI.
                 QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: Temas colocados para serem escolhidos e discutido em grupo.   
             - PRODUÇÃO E RENDA (Eixo 01)– A saída massiva dos jovens do ambiente rural se deve a vários fatores.
                 - SUCESSÃO E ACESSO A TERRA (Eixo 02) – O caráter rigidamente hierárquico da organização familiar tradicional na agricultura “parece hoje atenuado”, apontando para uma maior possibilidade de diálogo em torno dos processos sucessórios.
             - EDUCAÇÃO DO CAMPO (Eixo 03) – As queixas dos jovens centram-se nos desestímulos que enfrentam: à falta de acesso a serviços básicos como a educação, transporte, etc.
                 - VIDA SOCIAL E EXERCÍCIO DA SUA LIDERANÇA (Eixo 04) – Pode se dizer que a vida social de uma pessoa é praticamente determinada pelo seu Estímulo de Vida.

                         Após a discussão foi apresentado os relatos sobre os temas (eixos) escolhidos, culminado com a eleição dos delegados para o encontro estadual dia 22 a 24 Agosto onde serão apresentado os resultados das discussões do encontro de Iguaraçu.