Jornal metropolitano de Maringá

20130417

PARALIZAÇÃO DOS MOTORISTAS CHAGA AO FIM EM MANDAGUARI

PREFEITO ROMUALDO E MOTORISTAS REUNIDOS

Acordo entre prefeitura e sindicato dos servidores municipais põe fim na paralisação dos motoristas municipais em greve parcial há alguns dias.                O prefeito Romualdo Batista declarou que as propostas feitas na ultima reunião são extensão daquelas que já havia sido proposta, na última quinta-feira (11), que são as seguintes:                                                                                                                                 O ACORDO- Manutenção das horas extras dos motoristas da educação até a implantação do Plano de Carreira dos servidores municipais;  - Considerando que a categoria dos motoristas da Educação tem uma redução de carga horária extraordinária no período de férias escolares, será providenciada uma compensação financeira para suprir tal perda.           - Instauração de uma comissão mista para a elaboração do plano de Carreira dos Servidores Municipais, no prazo de quinze dias, composta por representantes do Executivo, Legislativo e Sindicato.   - As horas de paralisação realizadas pelos motoristas não serão descontadas, no entanto serão compensadas quando a administração necessitar.
“Desde o inicio do debate estive aberto ao diálogo, para que juntos encontrássemos a melhor forma de resolver a situação. Tenho o compromisso com o bem estar da população, e tudo que tiver de ser feito, para garantir isso, faremos. Lamento que o ocorrido, tenha de afetado de alguma forma a população”, declara Batista.                                                                                                                                    No final da tarde de ontem, o sindicato já havia comunicado que aceitaram as propostas feitas na reunião com o executivo, e a retomada das atividades a partir de hoje.                                                                                                                                  Fonte: Ass. Comunicação do município

REGIONAL EXPRESS REALIZA PESQUISA SOBRE OS PRIMEIROS 100 DIA DAS NOVAS ADMINISTRAÇÕES


O REGIONAL EXPRESS realiza pesquisa sobre os primeiros 100 dias das novas administrações nos municípios onde ouve renovação, com intuito de saber dos munícipes se já sentiram alguma mudança positiva nas suas cidades, nos seus bairros.  E divulga os resultados a partir da próxima sexta-feira, com a opinião de alguns entrevistados de cada cidade, e uma analise sobre os desafios que os prefeitos terão pela frente para a solução de alguns problemas pontais.
Após a posse nos municípios em que ouve mudança nas suas administrações, o REGIONAL EXPRESS MG realizou na ultima semana uma pesquisa de opinião sobre como os munícipes estão vendo as novas administrações.
MUNICÍPIOS – Nesta primeira fase foi realizada em três cidades, PAIÇANDU, MANDAGUARI, IGUARAÇU.
METODOLOGIA- Todos os pesquisados responderam de forma espontânea as mesmas perguntas, respondendo sim ou não; Bom, Ruim, Péssimo; para o que foi perguntado. No final foi dado espaço para os que gostariam de se pronunciar.  

REGIONAL LANÇA COLUNA DO LEITOR Express

 


O Regional Express esta lançando hoje a coluna leitor Express que é um espaço democrático onde você tem todo direito de expressar sua opinião, sugestão ou denuncia. Lembrando que o leitor é que define a pauta da coluna, Para publicar sua foto ou seu texto, basta enviar para: regionalexpressmg@gmail.com com nome(pode ser só o primeiro),bairro e cidade. Reservamos-nos o direito de não publicar textos ofensivos, preconceituosos e imorais.

PARANÁ VACINOU 113 MIL PESSOAS EM DOIS DIAS DE CAMPANHA


No segundo dia da campanha de vacinação contra a gripe, o Paraná alcançou a marca de 113 mil pessoas imunizadas. Até agora 72 mil idosos já receberam a vacina. A campanha vai até o dia 26 de abril em mais de 2,5 mil unidades de saúde e pretende vacinar cerca de 2,8 milhões de pessoas em todo o Estado.
Os dados representam a quantidade de doses aplicadas e já cadastradas até as 18 horas no Programa Nacional de Imunização, por isso o número pode ser ainda maior.
Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, é importante que quem faz parte dos grupos prioritários da campanha busque a vacinação o quanto antes. “Durante toda esta semana as unidades de saúde estão abertas em horário comercial para oferecer a vacina. No sábado também haverá uma grande mobilização para atingir aquelas pessoas que não puderam se vacinar durante a semana”, afirmou.

Estima-se que 2,8 milhões de pessoas sejam vacinadas no Paraná até o dia 26 de abril, segundo a Secretaria estadual da Saúde. As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. No dia “D” de Vacinação – 20 de abril, os municípios vão organizar postos de vacinação volantes (praças, supermercados, entre outros), além das unidades de saúde que estarão abertas durante o sábado.
 “Todos os anos o Paraná está entre os primeiros Estados do país a atingir a meta de vacinação definida pelo Ministério. Queremos que isto ocorra também neste ano, pois adiantamos a campanha em 20 dias para que as pessoas estejam protegidas antes do período mais crítico da gripe”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

 
A vacina que estará disponível na rede pública protege contra os três tipos de vírus mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
GRUPOS - Além dos grupos beneficiados tradicionalmente, como idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade, a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.

Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços de saúde onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde que o trabalhador está vinculado.
As gestantes devem comprovar a gravidez com a carteirinha do pré-natal ou atestado médico. Elas terão a garantia da vacina independente do período da gravidez. Já as mães que deram a luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento de seus filhos. Para os demais grupos basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação.
Doentes crônicos deverão comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade de saúde onde recebe tratamento e solicite que o profissional de saúde verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.


Veja as doenças crônicas e condições clínicas com indicação da vacina:
Doenças respiratórias crônicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia bronco pulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3,4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.
Doenças hepáticas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.
Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.
Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesidade grau III.
Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.
Fonte:AEN


ATLETA DE MANDAGUARI É DESTAQUE NO CAMPEONATO ESTADUAL DE SÃO PAULO

BATISTA PARABENIZA O CAMPEÃO

Na última segunda-feira (15) o atleta do levantamento de peso, Márcio Nascimento da Paz, esteve na prefeitura de Mandaguari, apresentando os troféus de vice-campeão da 15º Copa Catanduva de Supino e Levantamento Terra de João Crippa, que aconteceu no último dia 13, em Catanduva São Paulo. O prefeito Romualdo Batista parabenizou o atleta, e falou da importância do esporte para a cidade e para a qualidade de vida de todos. Além de representar Mandaguari, na ocasião Paz foi o único atleta do Paraná a competir com mais 26 atletas de todo o país.                                                         Fonte: Ass. Comunicação de Mandaguari

GOVERNADOR FORTALECE ATENÇÃO SOCIAL COM ENTREGA DE 50 NOVOS VEÍCULOS

REFORÇO NO ATENDIMENTO SOCIAL DO ESTADO


O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entregaram nesta terça-feira (16/04), no Palácio Iguaçu, 50 novos veículos para reforçar o atendimento nas 23 regionais da secretaria e nos Centros de Socioeducação (Censes), que atendem adolescentes em conflito com a lei. Os recursos para aquisição dos 50 automóveis Renault Logan vieram de diversas fontes do Estado, entre elas o Fundo da Infância e Adolescência (Fia) Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), e totalizam R$ 1,3 milhão.
Os veículos entregues nesta terça-feira fazem parte da reestruturação dos escritórios regionais e das unidades da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. “Estamos provendo melhor estrutura para que a secretaria tenha mais mobilidade para o atendimento de mais qualidade. A área social é nossa prioridade, pois queremos atender as pessoas mais carentes do Estado. São elas que mais precisam da presença do Poder Público”, afirmou o governador.
O governo repassou ainda neste mês R$ 490 mil às áreas de informática e tecnologia dos centros de socioeducação e aos escritórios regionais. São 222 novos computadores e 30 notebooks, que tornam mais ágil o trabalho de ação social. A meta é até o ano que vem investir R$ 10 milhões na modernização dos sistemas de informática da secretaria. “Esta estruturação garante condições adequadas para que as nossas equipes sejam ágeis e eficientes para oferecer um atendimento técnico de qualidade aos municípios e aos paranaenses”, disse a secretária Fernanda Richa.

ATENÇÃO – No primeiro ano da gestão de Beto Richa, o governo e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança repassaram R$ 13 milhões aos municípios para compra de veículos e equipamentos de informática a fim de melhorar a ação dos conselhos tutelares. “A renovação da frota demonstra o empenho da gestão em assegurar melhores condições de trabalho aos servidores que atuam diretamente nos municípios, no atendimento às famílias”, afirmou.
Entre os pontos principais da ação está a descentralização da administração para que as equipes regionais atuem de forma mais próxima dos municípios. O plano de ação também prioriza a capacitação e o assessoramento dos técnicos municipais e da Secretaria para garantir melhoria dos serviços de assistência social no Estado.

RENOVAÇÃO – A chefe do escritório em Francisco Beltrão, Franciele Schimitz, ficou satisfeita com os novos recursos para o trabalho. Ela explicou que a unidade atende 27 municípios com apenas dois automóveis velhos. “A área de abrangência é grande e precisávamos muito desses veículos para melhorar o atendimento às famílias e adolescentes do Sudoeste”, disse ela.
Mariselni Vital Piva, diretora do Cense Joana Richa, em Curitiba, também comemorou a chegada dos novos automóveis. A unidade que ela coordena atende 30 adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medidas socioeducativas. “Vamos usar os novos veículos para levar os adolescentes aos cursos e ao trabalho. Nossa frota estava sucateada e o reforço vem na hora certa”, avaliou Mariselni.
Fonte: AEN

20130415

PREFEITO DE MANDAGUARI ANUNCIA A CHEGADA DE MAIS CINCO BOMBEIROS PARA O MUNICÍPIO.

BATISTÃO  ANUNCIA MAIS MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO

Na segunda-feira (8), o prefeito Romualdo Batista esteve na Secretaria de Estado da Segurança Pública, onde assinou o convênio para a Expansão do Corpo de Bombeiros no Município, destacando cinco bombeiros militares para Mandaguari. O convênio prevê a manutenção de pelo menos cinco bombeiros no posto, segundo o planejamento elaborado pelo Comando do Corpo de Bombeiros/PMPR. O fornecimento das fardas, alimentação, combustível, enquanto estiver em pleno exercício do trabalho, bem como manter a área do Município, todo o patrimônio que por força do convênio tenha seu uso cedido ao corpo de bombeiros. Do contrato consta ainda consta o assessoramento necessário ao tratamento de assuntos relativos à segurança contra incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos.  E ainda promover a qualificação técnica dos Agentes da Defesa Civil, com o intuito de habitá-los para o exercício das atividades de apoio ao corpo de bombeiro.
O prefeito informa que a nova frente de trabalho destacada para Mandaguari desonera a folha de pagamento da prefeitura, visto que os cinco novos bombeiros fazem parte do convênio assinado com a secretaria de segurança pública do estado.  “Este convênio representa mais segurança para a nossa cidade. É através de projetos, e parcerias, que iremos construir a nossa cidade, planejada e projetada para o presente, mas também para o futuro”, ressalta o prefeito.                                                                                                                   Fonte: Ass. Comunicação do município 



CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE “A” COMEÇA HOJE EM TODO ESTADO.

COMEÇA  HOJE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Começa hoje, segunda-feira (15) mais uma campanha de vacinação contra a Gripe no Paraná. Estima-se que 2,8 milhões de pessoas sejam vacinadas no Estado até o dia 26 de abril. As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. 

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destaca a importância de que as pessoas procurem se vacinar nas unidades mais próximas de sua residência e logo nos primeiros dias da campanha, já que a vacina concede imunidade apenas 15 dias após a aplicação.
“Todos os anos o Paraná está entre os primeiros Estados do país a atingir a meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde. Queremos que isso ocorra também neste ano, pois adiantamos a campanha em 20 dias para que as pessoas estejam protegidas antes do período mais crítico da gripe”, explicou o secretário.

A vacina protege contra os três tipos de vírus mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a vacina é segura e só é contra-indiciada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
GRUPOS - A meta deste ano é imunizar pelo menos 80% de todos os grupos prioritários com direito a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos grupos beneficiados tradicionalmente - como idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade - a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.
Doentes crônicos deverão comprovar que têm direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá até unidade de saúde onde recebe tratamento e solicite que o profissional de saúde verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.
Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde ao qual o trabalhador está vinculado.

Já as gestantes devem comprovar a gravidez com a carteirinha do pré-natal ou atestado médico. Elas terão a garantia da vacina independente do período da gravidez. Já as mães que deram a luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do bebê. Para os demais grupos, basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, da carteira de vacinação.

APLICAÇÃO – Como em campanhas anteriores, a vacina é aplicada de forma intramuscular e em uma única dose para todos os grupos. A exceção é o grupo das crianças, que recebem duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira.
De acordo com o coordenador da Divisão de Imunização da secretaria, João Luis Crivellaro, sem as duas doses a vacina não concede imunidade às crianças. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, disse.
Fonte:AEN

GOVERNO ESTADUAL ANUNCIA R$ 132,2 MILHÕES,A FUNDO PERDIDO,PARA RECUPERAR ESTRADAS RURAIS.

GOVERNO ESTADUAL VAI  RECUPERAR ESTRADAS  A FUNDO PERDIDO

O governador Beto Richa anunciou um investimento de R$ 132,2 milhões para melhoria de estradas rurais por meio do programa Caminho das Pedras. Não haverá contrapartida financeira dos municípios. A iniciativa foi apresentada na sexta-feira (12), em Foz do Iguaçu, durante encontro de Richa com prefeitos. 
“O programa vai pavimentar diversas estradas e possibilitar um caminho mais seguro e um novo processo de desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou Beto Richa.                                                                                                    Ele ressaltou que serão gerados cerca de seis mil empregos diretos durante o processo das obras e que os recursos serão dos orçamentos das secretarias da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento.

Richa destacou ainda que não haverá contrapartida financeira das prefeituras. Os municípios realizarão a terraplenagem e a contratação das empresas que farão a colocação das pedras poliédricas.
“Com este novo investimento, estamos dando todo o apoio para melhorar a infraestrutura e a vida das famílias do campo. Este programa também é fundamental para agilizar e baratear o escoamento da produção paranaense”, afirmou o governador.

O evento de Foz do Iguaçu reuniu prefeitos de todas as regiões. No mesmo encontro, o governador anunciou a liberação de R$ 150 milhões, a fundo perdido, para municípios com menos de 50 mil habitantes investirem em projetos que impactem na melhoria de vida nas cidades. O encontro foi acompanhado por administradores municipais de todo o Estado, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, e deputados federais e estaduais.


CALÇAMENTO - O programa Caminho das Pedras será executado pelas secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento. O principal foco é no calçamento de estradas rurais, que receberá R$ 114,2 milhões. Cada contrato será de, em média, seis quilômetros de estradas rurais.
O programa prevê ainda R$ 6 milhões para a construção de mais de 150 pontes de concreto, com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Este programa já atendeu mais de 100 municípios. A nossa intenção é chegar aos 399 até o fim de 2014”, destacou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Outros R$ 8 milhões serão liberados para a compra de 3,3 milhões de litros de diesel para abastecer o maquinário a ser utilizado pelos municípios para a melhora de estradas.
Fonte: AEN