Jornal metropolitano de Maringá

20121218

Beto Richa destaca avanços da saúde em dois anos de gestão.


O governador Beto Richa destacou nesta segunda-feira (17/12) os avanços de sua gestão na área da saúde durante evento de avaliação organizado pela secretaria estadual da Saúde, em Curitiba. Um dos pontos comemorados pelo governador foi à redução dos índices de mortalidade materno-infantil no Estado.

Foto: AEN


A mortalidade materna caiu 21% em 2011, fechando o ano com 51,67 mortes maternas para cada 100 mil crianças nascidas vivas (em 2010 foram 67,7 mortes/100 mil NV). A taxa de mortalidade infantil também registrou redução, de 12,1 em 2010, para 11,6 mortos por mil nascidos vivos em 2011. São os menores índices já registrados na história do Paraná, destacou Richa.

“Estes índices são fruto de programas que têm fortalecido as estruturas de saúde de nosso Estado, como o Hospsus, de apoio aos hospitais e a Rede Mãe Paranaense, baseada na experiência de sucesso do Programa Mãe Curitibana e que tem a chancela da Organização Mundial da Saúde”, afirmou o governador.

Os 399 municípios aderiram este ano à Rede Mãe Paranaense e aplicam as diretrizes definidas para atendimento de gestantes e crianças até um ano de idade. “Com esse programa temos salvo muitas vidas, cuidando do nosso maior patrimônio, que são as crianças. Elas são prioridade mesmo antes de nascer”, disse Richa.

“É preciso reconhecer e parabenizar, em nome dos paranaenses, o trabalho, a competência e a dedicação de cada um dos servidores da saúde para alcançar os resultados inquestionáveis que o Paraná tem conquistado”, destacou o governador.

 
 
EMENDA - Richa lembrou que o Paraná, pela primeira vez, cumpre a Emenda Constitucional 29 e aplica 12% das receitas em saúde e relatou que houve uma inversão na aplicação de recursos em saúde pública.

Segundo ele, há 10 anos o governo federal era responsável por 70% dos recursos para a saúde e 30% eram responsabilidade de estados e municípios. “Hoje, 70% são oriundos dos caixas dos estados e municípios, e apenas 30% da união”.

Richa também destacou os avanços nas outras áreas do governo, como educação, segurança e habitação e afirmou que o trabalho vai se ampliar nos próximos dois anos com a concretização dos projetos e programas do plano de governo.

TRANSPLANTES - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, relatou também outros avanços da saúde, como a redução do número de casos de dengue e os bons índices de transplantes realizados no Paraná. “Passamos do décimo para o quarto lugar em realização de transplantes no país e tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, disse.

Os transplantes de coração, fígado e rim tiveram um aumento de 77% entre janeiro e agosto de 2012, comparado com o mesmo período do ano anterior, e a fila de transplantes de córneas foi zerada no estado.
 
PROGRAMAS - A Secretaria da Saúde lançou nos dois primeiros anos de governo quatro programas estruturantes (Apsus, Comsus, Hospsus e Farmácia do Paraná) que são apoio para as redes de atenção à saúde. São cinco redes prioritárias – Rede Mãe Paranaense, de Urgência e Emergência, Saúde Mental, Saúde da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

A Rede Mãe Paranaense foi a primeira a ser lançada, em maio de 2012, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de mortalidade materno-infantil. O Apsus, de apoio e qualificação da Atenção Primária, prevê, até 2014, a construção, reforma e ampliação de 400 unidades de saúde da família em todas as regiões. Já foram entregues 72 novas unidades e outras 56 estão em construção. Todas as unidades recebem kits compostos por 65 itens entre equipamentos médicos, mobiliário e consultório odontológico.

O Comsus atua para o fortalecimento da atenção secundária, responsabilidade dos consórcios intermunicipais de saúde. Um projeto prioritário para atender a demanda por esse tipo de serviço é a construção de Centros de Especialidades Regionais, que concentrarão em um mesmo local a oferta de consultas e exames especializados (ultrassonografia, mamografia, oftalmologia) e cirurgias eletivas ambulatoriais. Três centros já estão em construção, em Toledo, Pato Branco e Apucarana. Para 2013, estão previstos outros cinco em Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá.

Pelo Hospsus, 50 hospitais públicos e filantrópicos recebem recursos de custeio e investimento para garantir retaguarda hospitalar às redes Mãe Paranaense e de Urgência e Emergência. Em dois anos, o Governo do Estado conseguiu reduzir em mais de 90% o déficit de leitos de UTI neonatal no Paraná e foram incorporados ao Sistema Único de Saúde 122 leitos de UTI.

FARMÁCIA - O fortalecimento da assistência farmacêutica tem sido feito por meio do Programa Farmácia do Paraná, que está reestruturando as farmácias e almoxarifados das 22 regionais de saúde, garantindo capacitação profissional e apoio aos municípios para distribuição de medicamentos. Quatro farmácias já foram inauguradas, em Guarapuava, Pato Branco, União da Vitória e Apucarana.
FONTE: AEN
 
 
 

20121216

Consórcio Público de Gestão Proamusep tem estatuto aprovado


Os prefeitos dos 30 municípios da região de Maringá estiveram reunidos na manhã da quinta-feira (6) na sede da Amusep. Eles aprovaram o estatuto do novo Consórcio Público Intermunicipal de Gestão Proamusep e elegeram a sua primeira diretoria.
Foto: AMUSEP


O prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo (Bega) foi eleito presidente do Consórcio de Gestão. Integram a diretoria os prefeitos de Sarandi, Carlos Alberto de Paula, como vice-presidente. 1º secretário, prefeito de Orizona, Janilson Marcos Donasan. 2º secretário, prefeito de Itambé, Antonio Carlos Zampar.

O conselho fiscal do Consórcio de Gestão Proamusep será integrado pelos prefeitos Fabio Chicaroli (Lobato), Edgar Silvestre – Deca (Marialva), Jairo Augusto Parron (Itaguajé), Ismael Ibrain Fouani (Mandaguaçu), Antonio Zanchetti Neto (Uniflor) e Pedro Vicentin (Angulo).

A reunião de aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria do novo consórcio foi coordenada pelo presidente da Amusep, prefeito Vanderlei Santini, de Ivatuba.

Orientações - Os advogados José Benatti (Amusep) e Reinaldo Rodrigues de Godoy (Cisamusep) apresentaram orientações aos prefeitos sobre os próximos passos relacionados ao Consórcio de Gestão Proamusep.

Os prefeitos deverão encaminhar projetos de lei às câmaras municipais para aprovação da sua participação no Consórcio Público Intermunicipal de Gestão Proamusep.
Fonte: AMUSEP