Jornal metropolitano de Maringá

20150402

DETRAN orienta sobre o pagamento do IPVA, DPVAT e Licenciamento

DETRAN-PR orienta os proprietários de veículos para o pagamento de três taxas anuais. As duas primeiras são IPVA e o Seguro Obrigatório (DPVAT), que devem ser pagas a partir de 6 de abril. Já no segundo semestre, ocorrerá à cobrança do Licenciamento Anual de Veículo.

20150401

Desaprovação do governo Dilma sobe para 64%, diz pesquisa CNI-Ibope

A reprovação do governo Dilma aumentou 37 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado e agora 64% dos brasileiros consideram a gestão da presidente "ruim" ou "péssima". Os juros e os impostos foram os principais responsáveis pelo resultado negativo.

CCJ aprova tramitação da Maioridade Penal

A Comissão de Constituição e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 42 votos a 17, a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. 

Governo confirma reajuste de até 7,7% no preço dos medicamentos

O preço dos medicamentos deve sofrer reajuste de até 7,7% neste ano. O índice foi divulgado nesta terça-feira (31) no "Diário Oficial da União".
O valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, confirma os cálculos de indústrias do setor, divulgados na última semana.

Tubarão-lixa será nova atração do Aquário de Paranaguá

O Aquário de Paranaguá vai receber na próxima quinta-feira (2) um novo morador que promete despertar a curiosidade dos visitantes. A nova atração é um tubarão-lixa que virá do Aquário do Guarujá, no Litoral de São Paulo. 


Aquíferos fornecem 21% da água tratada ofertada pela Sanepar

Moradores de 297 municípios do Paraná são abastecidos com água subterrânea, extraída pela Sanepar dos aquíferos Caiuá, Cristalino, Guarani, Karst, Paleozóico e Serra Geral. Do volume total de 591 milhões de metros cúbicos produzidos pela empresa em 2014, 21% vem de manancial subterrâneo.


20150330

IBGE disponibiliza mapas sobre a situação hidrológica na Região Sul

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou hoje (30), em sua página na internet http://www.ibge.gov.br,um conjunto de arquivos digitais vetoriais – shapes, isto é, que podem ser manipulados pelos usuários – com o resultado dos levantamentos sobre hidrogeologia, ciência que estuda as águas subterrâneas, na Região Sul do país.

ANVISA suspende venda e uso de lote de anticoncepcional

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (30), no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, a comercialização e o uso do lote 90602 (com validade até junho de 2015), do medicamento anticoncepcional Harmonet®.

Agentes do Ipem fiscalizam brinquedos dos ovos de chocolate

Na última semana, os agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná - (Ipem-PR) deram continuidade à Operação Páscoa com a fiscalização de brinquedos dos ovos de chocolate. Foram fiscalizados 9.114 produtos e não foram encontradas irregularidades. 

PIB do Paraná cresce 0,8%. No Brasil expansão foi de 0,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná expandiu-se 0,8% em 2014 em relação ao ano anterior, conforme estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada nesta sexta-feira (27). No Brasil a expansão foi de 0,1%, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).