Jornal metropolitano de Maringá

20150330

Agentes do Ipem fiscalizam brinquedos dos ovos de chocolate

Na última semana, os agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná - (Ipem-PR) deram continuidade à Operação Páscoa com a fiscalização de brinquedos dos ovos de chocolate. Foram fiscalizados 9.114 produtos e não foram encontradas irregularidades. 





Todos os brinquedos que acompanham os chocolates devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além do selo, na embalagem do chocolate deve constar a informação “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.” 

Segundo o presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, a existência do selo do Inmetro garante que o brinquedo passou por vários testes em laboratório e que não trará riscos à segurança e a saúde da criança se utilizado de acordo com as recomendações do fabricante. 

O gerente de Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, diz que o selo do Inmetro deve ser colocado no brinquedo e não na embalagem do chocolate, o que não é permitido pelas normas legais. 

MULTA - Os produtos com irregularidades são retirados das lojas e a empresa é notificada, tendo o prazo de dez dias para apresentação de defesa ao departamento Jurídico do IPEM-PR. 

O instituto define a multa a ser aplicada. O valor varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão e dobra no caso de reincidência. 

O consumidor que encontrar irregularidades pode avisar a Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e 13h às 17h30min. Também é possível enviar         e-mail para 
ouvidoria@ipem.pr.gov.br ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br e relatar o caso. 

CUIDADOS COM O PRODUTO 

- Veja se a embalagem mostra para qual faixa etária o brinquedo é indicado. 

- Seja especialmente cuidadoso ao escolher brinquedos para menores de três anos. 

- Verifique as condições do produto antes de oferecê-lo para a criança brincar. 

- Tenha cuidado com as embalagens, que podem ser tão perigosas quanto um produto inadequado 

- Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, normalmente usados em embalagens, podem machucar crianças pequenas 

- Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento 
Fonte: ANPr – Foto: Ipem-Pr