Jornal metropolitano de Maringá

20130601

ESTADOS UNIDOS ANALISAM POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DA ESPERA PARA OBTENÇÃO DE VISTO


Brasília – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje (31) que o governo norte-americano analisa a possibilidade de flexibilizar a concessão de vistos para os brasileiros que pretendam viajar para cidades norte-americanas. Ele contou ter conversado sobre o assunto com o  embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para reduzir o tempo de espera para a emissão do documento de 12 semanas para dois ou três dias.
Biden disse que se pretende aumentar o número de funcionários na embaixada e nos consulados norte-americanos no Brasil para garantir a redução no tempo de espera pelo visto de viagem. “Nós queremos os brasileiros viajando para os Estados Unidos, não apenas para fazer compras, mas para nos ver, para nos entender”, disse.
No ano passado, a Embaixada dos Estados Unidos abriu centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos centros, são coletados os dados biométricos do solicitante antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife e na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Os interessados em obter o visto que tenham menos de 15 anos e mais de 66 não precisam colher impressões digitais, mas devem entregar fotos 5x7 (centímetros). As mudanças nos serviços de concessão de vistos a brasileiros foram negociadas pela presidenta Dilma Rousseff, em abril de 2012, em Washington, nos Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil

PIB DO PARANÁ CRESCE 2,8%. MÉDIA NACIONAL FICA EM 1,9%

Foto Jonas Oliveira \ ANPr

O Produto Interno Bruto (PIB) paranaense cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2013. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (29/05) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e faz comparação com o mesmo período do ano passado. “Este crescimento é fruto de uma política de atração de investimentos e da valorização do setor produtivo através do diálogo”, afirma o governador Beto Richa.

Richa destacou que a agricultura “como sempre, contribuiu sobremaneira para esse resultado”, e apontou o Programa Paraná Competitivo, que já atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos, como fator relevante na geração de riquezas do Estado. “Este programa vem alavancando e colocando nosso Estado em destaque no cenário nacional”, disse.

O bom desempenho estadual – superior à média nacional, que fechou o trimestre com alta de 1,9% no PIB – foi ancorado pela impulsão da renda do agronegócio e na vitalidade do mercado de trabalho regional, avalia o diretor-presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço.
Ele explica que o Estado colheu uma safra de verão recorde em 2013, que passou de 23 milhões de toneladas, representando acréscimo de 30% sobre a produção anterior. As variações mais expressivas foram nas lavouras de soja (45%) e milho (9%).
“A combinação entre os preços internacionais ainda favoráveis dos alimentos e a forte elevação da produção de grãos produziu efeitos multiplicadores dinâmicos nas cadeias produtivas direta e indiretamente atreladas ao setor rural”, afirmou o diretor-presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço.

Foto: Gilson Abreu\FIEp
INDÚSTRIA E COMÉRCIO – Na indústria, os segmentos de química, máquinas e equipamentos e alimentos, que tem forte ligação com a atividade agropecuária, tiveram altas de 12%, 4,9% e 2,1%, respectivamente. Mesmo com este resultado, a produção industrial paranaense exibiu queda de 4,6% nos três primeiros meses do ano. “Isto pode ser imputado, em grande medida, à base de comparação bastante elevada no ano passado, particularmente para a indústria gráfica, quando o setor manufatureiro regional estava ainda bastante aquecido”, explica Lourenço.
No comércio, houve um salto nas vendas de veículos (14,1%) e combustíveis (8,9%). O volume de vendas no varejo registrou ampliação de 7,6%, contra 3,8% para a média brasileira. O desempenho do setor foi puxado por segmentos que refletem alta na geração de emprego e renda, como artigos de utilização doméstica (13,3%), produtos farmacêuticos e de perfumaria (10,0%) e hipermercados e supermercados (5,5%).


MERCADO DE TRABALHO – Outra frente em que o Paraná se destacou foi na criação de empregos no primeiro trimestre deste ano. A Pesquisa Mensal de Emprego e Salário (Pimes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o contingente ocupado na indústria estadual subiu 1,8%. No País, houve queda de 1%.

O Estado lidera o panorama brasileiro, no qual apenas Santa Catarina e Minas Gerais também alcançaram resultados positivos de 0,4% e 0,2%, respectivamente. “A geração de empregos fabris vem crescendo por 18 meses seguidos no Paraná, enquanto no Brasil recua-se por 18 meses consecutivos”, salienta o diretor-presidente do Ipardes.
Também o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), aponta que o Paraná foi responsável por 7,6% dos empregos líquidos, com carteira assinada, criados no Brasil, em doze meses encerrados em abril de 2013. O Estado foi o quinto no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A mesma pesquisa mostra que o Paraná produziu 12,4% dos postos formais de trabalho na indústria (mais nobres, com maior remuneração) brasileira, no último ano. Com isso, o Estado ficou em quarto lugar na abertura de vagas no setor no País, atrás apenas de Minas Gerais (17,7%), Rio Grande do Sul (15,8%) e Santa Catarina (14.4%).

PAÍS – O Brasil cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses do ano passado. Em comparação com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi de 1,9%. A economia nacional foi puxada pela agropecuária (17,0%), sendo que a indústria caiu –1,4% e os serviços cresceram 1,9%.
Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta acréscimo de 7,4% nas importações, 3% nos investimentos, 2,1% no consumo das famílias e 1,6% nos gastos do governo, além de queda de –5,7% nas exportações.
Fonte: ANPr


DIA DO DESAFIO “VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO”


O Dia do Desafio aconteceu na quarta (29) em todo mundo, é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O evento propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem por pelo menos 15 minutos consecutivos qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades e Paiçandu disputa com Champerico, cidade da guatemalteca. A concentração para o início da corrida de 3 km que marcou o inicio do Dia do Desafio, foi às 23h30 do dia 28, em frente à Academia Corpus. Durante todo dia, na praça da matriz os munícipes podiam contar com equipamentos e profissionais para orientá-los sobre como praticar atividade física com segurança.
O Dia do Desafio é uma promoção do SESC em parceria com a prefeitura de cada município.
Fonte: Ass. Com. do município 

MANDAGUARI REALIZA A 5º CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES


Na terça (28) no Centro de Convenções em Mandaguari foi realizada a etapa municipal preparatória da 5º Conferência Nacional das Cidades, com a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral.
A abertura dos trabalhos coube ao secretário de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio Paulo Antonio Conte, que representou o prefeito no evento, e em discurso acentuou a importância do evento para cidade. ”Este diálogo é fundamental para buscar saídas e soluções as questões urbanas atuais para o município.”declarou. O secretário usou como exemplo o programa “Minha Casa Minha Vida” que se originou em uma conferência semelhante, e hoje beneficia milhares de pessoas em todo país.
O secretário de Finanças, Planejamento e Gestão Pedro Sincero, falou sobre o processo migratório ocorrido nas décadas de 60 e 70, que causou o inchaço populacional das cidades. Ele explicou que um grande contingente deixou a zona rural, em busca de melhores oportunidades nas cidades,e estas não estavam preparadas para tamanha demanda, foi preciso buscar saídas e alternativas para lidar com a nova realidade. Sincero explica que vários problemas sociais e de infra estrutura são frutos desta expansão urbana não planejada, que hoje buscamos saná-los. E destaca que a conferência das cidades é uma oportunidade para buscar alternativas para esses problemas, bem como planejar a cidade para daqui 20,30 anos; ”E isso independente de quem estará administrando, uma Mandaguari melhor deve ser a preocupação permanente e acima de interesses políticos partidários” declara o secretário.
Paulo Conte responsável pela conferência fez uma explanação da programação com a discussão dos grupos na parte da tarde, que debateram os seguintes temas:
  - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).
  - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU)
 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.
 - Políticas de incentivo á implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
 As 15H30 houve a sessão plenária com apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho e eleição dos delegados que levaram os resultados obtidos desta para a etapa estadual da conferência das cidades em Curitiba.
Fonte: Ass. Com. do Município 

GOVERNO ESTADUAL GARANTE ANTIVIRAL PARA TRATAR ATÉ 210 MIL CASOS DE GRIPE

Foto Venilton Kuchler -sesa

O Governo do Paraná já distribuiu para a rede pública de saúde do Estado medicamento contra a gripe (antiviral Oseltamivir) suficientes para tratar 40 mil pessoas. Além disso, o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) mantém estoque suficiente para atender mais 172 mil pacientes.
A diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, Deise Regina Pontarolli, explica que a quantidade de medicamentos existente no Estado é suficiente para suprir a demanda de hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde de referência para o tratamento em todos os municípios do Paraná. “Estamos preparados para o enfrentamento da gripe”, destaca.

Para receber o antiviral gratuitamente pelo SUS, basta o paciente apresentar prescrição médica válida em uma das unidades de referência. A recomendação também vale para os pacientes que buscaram tratamento na rede particular de saúde. “Todos os médicos estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos suspeitos de gripe, mesmo sem confirmação laboratorial ou agravamento do quadro clínico”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O protocolo de atendimento recomendado pela Secretaria da Saúde do Paraná é mais abrangente do que o indicado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o documento do Ministério, o medicamento deve ser prescrito apenas para pacientes com suspeita de gripe e que fazem parte dos grupos de risco, ou quando o caso já é grave.
De acordo com Sezifredo, a mudança no protocolo possibilita que o tratamento seja iniciado já nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, período em que o medicamento é mais eficaz. “Por isso, todos devem estar atentos aos sintomas. A pessoa deve buscar atendimento médico assim que perceba os primeiros sinais da doença”, explicou.

VACINAÇÃO – A vacinação contra a gripe é a outra estratégia de enfrentamento da gripe no Paraná. Iniciada em 15 de abril, a campanha imunizou mais de 2,1 milhões de paranaenses. Após o término da mobilização, em 10 de maior, o governo estadual orientou os municípios para que continuassem vacinando os grupos de risco enquanto houvesse doses. Além disso, o Paraná incluiu as crianças com idade entre dois e cinco anos na vacinação.
Nos adultos, a vacina é aplicada em dose única e demora cerca de 15 dias para conceder imunidade. Já nas crianças menores de 10 anos e que não tomaram a vacina em anos anteriores, ela é dividida em duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira.
O coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, alerta que a criança só fica protegida após completar o esquema vacinal. “Os pais devem lembrar da segunda dose e levar seus filhos novamente a um posto de vacinação”, ressaltou.

Conheça os principais sintomas da gripe:

- Febre repentina
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Dores nas articulações
- Dores nas costas
- Falta de ar
- Cansaço
- Calafrio

Conheça as principais medidas de prevenção da gripe:

- Lavar bem as mãos freqüentemente com água e sabão;
- Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;
- Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas;

Fonte: ANPr


20130530

CHUVA DE GRANIZO CAUSA GRANDES ESTRAGOS EM PAIÇANDU


O temporal da noite de terça feira (28), causou estragos consideráveis na cidade de Paiçandu, os maiores prejuízos foram na zona rural onde varias lavouras foram quase totalmente perdidas. Agravando ainda mais a falta de infraestrutura histórica do município, mas a solidariedade dos munícipes mais uma vez se destacou, ”É nessas horas que temos que deixar qualquer diferença de lado e nos unir para enfrentar a situação que estamos” disse um morador da área mais atingida.

O temporal que atingiu o município de Paiçandu na noite de terça (28) causou enormes estragos na cidade e zona rural. Obrigando os moradores a passar a madrugada em enorme tensão devido ao assustador barulho provocada pela chuva, vento e o granizo. ”A tensão foi incrível,parecia que o mundo estava literalmente desabando em cima de nossa casa. Foi uma noite que ficara gravada na mente para sempre, só por DEUS que não houve nada mais grave”ressalta Bernadete moradora do bairro atingido.                                                                             


Já a dona de casa Maria Aparecida Rocha (Bairro Alvorada) sentiu toda força da tempestade em plena rua  
”Eu voltava para casa quando tudo começou era mais ou menos às 20h40min, a minha sorte que estava pertinho do posto Pinheirão. Deu para procurar refugio na cabine de um caminhão, mas levei algumas pedradas na cabeça e nas costas.                                              Não foi nada, DEUS me salvou”                                                                           
Na parte urbana a área mais atingida foi o Parque São Jorge, onde varias casas que tiveram danos nos telhados e ficaram completamente alagadas com a forte chuva. Segundo fontes da defesa civil foram 140 residências afetadas, e logo pela manhã foram distribuídos cerca de 3200 metros de lona para proteção de das famílias atingidas. A manhã desta quarta, mesmo com forte chuva foram de intenso trabalho para os moradores atingidos e a defesa civil com a limpeza da enxurrada e reparo dos estragos causados.



A zona rural também foi bastante atingida pela tempestade e suas conseqüências, com a erosão causada pelas enxurradas e os danos as lavouras. O distrito de Água Boa e a comunidade de Marila foram os mais afetados, onde alem dos danos a residências, causou a morte de animais domésticos, mas o maior prejuízo foi nas lavouras, segundo fontes da Emater, estima-se que de 40 a 50% foram perdidas.                                                          
Cabe o registro da solidariedade dos munícipes que logo na manhã seguinte, improvisaram no salão paroquial do Parque São Jose, um abrigo para as crianças das casas atingidas, que alem do conforto e carinho distribuíram lanches o dia todo para que seus pais concentrassem esforços na recuperação dos lares. Outro registro efetuado pelos moradores foi à pronta resposta da equipe da defesa civil e prefeitura já na manhã seguinte do temporal.

20130529

ESPAÇO NELSON VERRI PROMOVE 3º MOSTRA DE DANÇA

Volta ao Mundo

Acontece nesta sexta-feira e sábado(31 e 1º), no Teatro Municipal Calil Haddad em Maringá a 3ª Mostra de Dança o Espaço Cultural Nelson Verri. Durante os dois dias de evento serão apresentadas cerca de 40 estilos de dança com a participação de pelo menos 450 alunos do Espaço.
Segundo a coordenadora do Espaço, Luciana Verri, a mostra de dança é o momento em que os alunos podem apresentar o resultado de seus esforços. “Esta será a terceira vez que montamos esta mostra de dança. É uma forma de nossos alunos apresentarem o resultado de tantos ensaios e também serve de preparação para o festival que acontecerá no final do ano”, ressaltou Luciana.
Entre os ritmos que serão apresentados estão o ballet, jazz, break, ritmos, street dance e dança contemporânea, com crianças de dois anos até jovens e adultos.
Serviço;
A 3ª Mostra de Dança do Espaço Cultural Nelson Verri acontece nesta sexta-feira, 31 e sábado, dia 1º, sempre às 20 horas, no Teatro Municipal Calil Haddad, Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500. Os convites para as apresentações custam R$ 5 a venda no local.
Fonte; Ass. Com. Mario Verri 

POLÍCIA RODOVIÁRIA VAI REFORÇAR FISCALIZAÇÃO DURANTE O FERIADO

Foto: Divulgação PMPr

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) começa, às 14h desta quarta-feira (29), a operação “Corpus Christi” com a intensificação no policiamento rodoviário em pontos e horários críticos nas principais rodovias do Estado. O trabalho segue até as 12h de segunda-feira (03/06).

Além do efetivo normal, cerca de 170 policiais militares participarão do monitoramento das rodovias paranaenses. “O intuito é combater as infrações de trânsito, principalmente o excesso de velocidade, os abusos nas ultrapassagens, a ausência do cinto de segurança e a embriaguez ao volante”, explica o capitão Cristiano Carrijo Gonçalves Mota, porta-voz da unidade.

No feriado prolongado, por conta de visitas a parente e passeios, o fluxo nas rodovias aumenta, o que exige atenção redobrada dos motoristas. “Verificamos em feriados passados que os maiores números de registros de acidentes ocorrem nas estradas do interior do estado. Domingo é o dia com maior número de acidentes, devido ao cansaço e a pressa em voltar para casa, além, de em muitos casos, haver consumo de álcool”, afirma.

Os policiais reforçarão a fiscalização de veículos e pessoas, também com uso de etilômetros (bafômetros) e de radares fotográficos. “As fiscalizações serão realizadas em pontos críticos, onde já ocorreram três ou mais acidentes”, explica o capitão. Carrijo orienta que os motoristas verifiquem as condições dos pneus e demais equipamentos obrigatórios do veículo, respeitem a sinalização de trânsito, não excedam a velocidade, não consumam bebida alcoólica antes de dirigir e procurem sair mais cedo para evitar congestionamentos.
Fonte: ANPr