Jornal metropolitano de Maringá

20130601

MANDAGUARI REALIZA A 5º CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES


Na terça (28) no Centro de Convenções em Mandaguari foi realizada a etapa municipal preparatória da 5º Conferência Nacional das Cidades, com a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral.
A abertura dos trabalhos coube ao secretário de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio Paulo Antonio Conte, que representou o prefeito no evento, e em discurso acentuou a importância do evento para cidade. ”Este diálogo é fundamental para buscar saídas e soluções as questões urbanas atuais para o município.”declarou. O secretário usou como exemplo o programa “Minha Casa Minha Vida” que se originou em uma conferência semelhante, e hoje beneficia milhares de pessoas em todo país.
O secretário de Finanças, Planejamento e Gestão Pedro Sincero, falou sobre o processo migratório ocorrido nas décadas de 60 e 70, que causou o inchaço populacional das cidades. Ele explicou que um grande contingente deixou a zona rural, em busca de melhores oportunidades nas cidades,e estas não estavam preparadas para tamanha demanda, foi preciso buscar saídas e alternativas para lidar com a nova realidade. Sincero explica que vários problemas sociais e de infra estrutura são frutos desta expansão urbana não planejada, que hoje buscamos saná-los. E destaca que a conferência das cidades é uma oportunidade para buscar alternativas para esses problemas, bem como planejar a cidade para daqui 20,30 anos; ”E isso independente de quem estará administrando, uma Mandaguari melhor deve ser a preocupação permanente e acima de interesses políticos partidários” declara o secretário.
Paulo Conte responsável pela conferência fez uma explanação da programação com a discussão dos grupos na parte da tarde, que debateram os seguintes temas:
  - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).
  - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU)
 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.
 - Políticas de incentivo á implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
 As 15H30 houve a sessão plenária com apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho e eleição dos delegados que levaram os resultados obtidos desta para a etapa estadual da conferência das cidades em Curitiba.
Fonte: Ass. Com. do Município