Jornal metropolitano de Maringá

20131114

Tecnologia traz agilidade e transparência na autorização para obras em Caxias do Sul (RS)

SXC.hu

O planejamento urbano em Caxias do Sul (RS) ganhou reforço com um Sistema Municipal de Urbanismo Web, o SMUWeb. Com o investimento em tecnologia, a prefeitura consegue oferecer mais comodidade e praticidade, com menos burocracia, àqueles que procuram a aprovação de projetos para construir no Município.
Caxias do Sul tem uma demanda de um milhão de metros quadrados por ano. Aproximadamente 1,2 mil projetos neste período. A ferramenta ajuda na gestão e no registro das construções. E, com economia, pois executa a atividade que antes dependia do trabalho de servidores públicos. Agora, os documentos necessários para se conseguir a permissão para a obra são emitidos automaticamente pelo SMUWeb, inclusive a emissão de taxas a serem pagas.
O Sistema é aberto para todos os engenheiros e arquitetos cadastrados na prefeitura. Assim, os profissionais podem acompanhar a tramitação dos projetos via internet, e em tempo real. Todos os pedidos possuem um extrato de processo. A qualquer sinal de irregularidade, não é preciso ir até a prefeitura para ter conhecimento, apenas para apresentar as correções. E algumas delas podem ser feitas também em ambiente virtual.

Ferryboat vai transportar 800 veículos por hora na temporada de verão

Foto: Jonas Oliveira\AENPr
Durante a temporada de verão e nos feriados o ferryboat que faz a travessia de pedestres e veículos de Matinhos para Guaratuba, no Litoral do Estado, funcionará com capacidade máxima. Aproximadamente 800 veículos por hora serão transportados pelas cinco balsas da concessionária Travessia de Guaratuba, responsável pelo serviço.

A estimativa é que transitem no Litoral mais de 150 mil veículos nas festas de fim de ano, e que mais da metade deles utilizem o ferryboat. Por isso, além de funcionar simultaneamente, algumas embarcações foram reformadas e ampliadas para aumentar a capacidade de transporte.

As balsas Piquiri e Guaraguaçu, por exemplo, ganharam mais 12 vagas cada, aumentando a capacidade de 48 para 60 veículos. Também foram ampliadas a área de passageiros das embarcações Sônica e Rainha de Guaratuba, que passaram a ter assentos e coberturas.

Varejo cresce 11,9% em setembro e obtém melhor resultado do Sul e Sudeste no ano

Foto: Divulgação

O faturamento real (descontada a inflação) do comércio varejista paranaense aumentou 11,9% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2012, e no acumulado do ano alcançou o melhor desempenho das regiões Sul e Sudeste, com crescimento de 6,8%. A média nacional cresceu em 7,6%, no mês, e 3,6% no ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (13).

Em setembro, a venda de eletrodomésticos aumentou 22,5%, seguida pela de veículos, motocicletas, partes e peças (18,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%); móveis (17,2%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (14,6%); materiais de construção (13,4%) e artigos de uso pessoal e doméstico (12%).

No índice acumulado de janeiro a setembro de 2013, o bom resultado foi influenciado pelos setores de combustíveis e lubrificantes (11%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,5%); artigos de uso pessoal e doméstico (10,1%); eletrodomésticos (9,4%); veículos, motocicletas, partes e peças (8,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (8,2%) e material de construção (7,5%).