Jornal metropolitano de Maringá

20131114

Ferryboat vai transportar 800 veículos por hora na temporada de verão

Foto: Jonas Oliveira\AENPr
Durante a temporada de verão e nos feriados o ferryboat que faz a travessia de pedestres e veículos de Matinhos para Guaratuba, no Litoral do Estado, funcionará com capacidade máxima. Aproximadamente 800 veículos por hora serão transportados pelas cinco balsas da concessionária Travessia de Guaratuba, responsável pelo serviço.

A estimativa é que transitem no Litoral mais de 150 mil veículos nas festas de fim de ano, e que mais da metade deles utilizem o ferryboat. Por isso, além de funcionar simultaneamente, algumas embarcações foram reformadas e ampliadas para aumentar a capacidade de transporte.

As balsas Piquiri e Guaraguaçu, por exemplo, ganharam mais 12 vagas cada, aumentando a capacidade de 48 para 60 veículos. Também foram ampliadas a área de passageiros das embarcações Sônica e Rainha de Guaratuba, que passaram a ter assentos e coberturas.


Os investimentos somam R$ 2,9 milhões e foram feitos pela concessionária, conforme contrato firmado com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) para concessão. “Isso é fundamental para dar mais tranquilidade e agilidade para os veranistas e turistas que transitam no Litoral”, afirma o superintendente da Regional Leste do DER, Sérgio Moreira Gomes.

A empresa também investiu na troca de três flutuantes (suporte no qual a balsa atraca para a descida dos veículos) com sistema de células independentes – o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento –, além de recuperar quatro pontes. Após o carnaval, será ampliado o ferryboat Nhundiaquara.

CAPACIDADE – De acordo com a diretoria da concessionária, o movimento de veículos na temporada aumenta em mais de 30%. Neste ano o número deve ser ainda maior em função das obras na BR-376, caminho que também leva ao Litoral paranaense com passagem por Garuva (SC).

O transporte de 800 veículos por hora, segundo a empresa, será suficiente para atender a demanda diária de carros que vão de uma cidade a outra. No entanto, a empresa ressalta que em horários de pico pode haver filas.

CAMPANHA – Para minimizar este problema, o DER iniciou uma campanha para conscientizar os motoristas sobre os melhores horários para a travessia no ferryboat. Panfletos serão distribuídos nos postos de pedágio da Ecovia e nas balsas que fazem a travessia com orientações sobre horários alternativos para a utilização dos serviços nos feriados e alta temporada.

O material foi elaborado com base em dados de técnicos do DER que fizeram o levantamento dos melhores horários de travessia levando em conta a média histórica dos feriados.

A operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que vão ajudar na organização do trânsito e evitar que motoristas tentem “furar” a fila.

PONTE – O Governo do Paraná iniciou em junho estudos para a construção da ponte de Guaratuba/Matinhos. O edital para construção e exploração será lançado em breve, por meio de uma parceria público-privada.

A escolha da empresa vencedora passará pela aprovação da melhor solução para a construção dos acessos da ponte, com o menor impacto sobre as duas cidades e sobre o meio ambiente. 
Fonte: AENPr