Jornal metropolitano de Maringá

20110809

Prefeitos e ex-prefeitos inauguram a Galeria de Presidentes da Amusep

Prefeitos, ex-prefeitos, ex-presidentes da Amusep e familiares, representando alguns deles, participaram neste dia 9 (terça), pela manhã, da inauguração da Galeria de Presidentes da Amusep, na nova sala de reuniões da associação de municípios. Ao relembrarem parte dos 39 anos de atuação da Amusep prefeitos e ex-presidentes viveram momentos de alegria e recordações, com muita emoção.
Estiveram presentes 21 ex-presidentes da Amusep. Alguns, já falecidos, foram representados por familiares.
A reunião foi aberta com o agradecimento às presenças, feito pelo jornalista Diniz Neto, assessor de Comunicação da Amusep.
O presidente da gestão 2001, prefeito de Ivatuba, Vanderlei Santini, fez a saudação de boas vindas e lembrou do ano em que Amusep ganhou a sua sede independente, saindo da Prefeitura de Maringá, onde funcionou de 1972 a 2000. Ele também recordou da criança do Cisamusep, em 2001 (com início de atividades em 2002), e do Pró-Amusep, programa de desenvolvimento que foi criado em 2002 e iniciado em 2003.
Com o filme do tempo passando na sua memória, Vanderlei terminou o seu pronunciamento muito emocionado, agradecendo a presença de todos os prefeitos, ex-presidentes e familiares.
Neto – Rodrigo Valente, chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá, neto do primeiro presidente da Amusep, Adriano Valente, falou em nome da terceira geração dos presidentes. Seu pronunciamento foi feito ao lado de Alex Valente, filho do prefeito Adriano Valente.
Rodrigo relembrou o avô e as muitas manifestações que sempre recebeu, de aplauso e carinho, na condição de neto do ex-prefeito. Ele disse que estar na inauguração e falar homenageando o avô e os familiares dos ex-prefeitos e ex-presidentes da Amusep era uma hora, uma marca para toda a sua vida.


Fernando Brambilla agradeceu as presenças e ressaltou a alegria de poder resgatar um pouco da história da Amusep, através das fotos dos seus presidentes, ao longo de 39 anos, desde 29 de março de 1972.
Fernando relembrou a importância assumida pela Amusep nos últimos anos, desde 2001, com a sua sede independente e a criação do Cisamusep e do Pró-Amusep, soluções compartilhadas para todos os municípios, nas áreas da saúde e do desenvolvimento regional.
O presidente da Amusep lembrou que cada presidente teve o seu sonho e os seus projetos, desenvolvidos junto com os demais prefeitos, sempre buscando o melhor para os municípios e a região.
Fernando finalizou afirmando: “Hoje fazemos um pequeno registro e uma grande homenagem aos nossos prefeitos que se dispuseram a presidir a Amusep.
Cada foto guarda em si muitos sonhos e projetos, lutas e conquistas. Em conjunto, guardam uma trajetória vitoriosa, que vai continuar sendo muito importante para o desenvolvimento dos nossos municípios da nossa região. Agradeço a presença de todos. Parabenizo “a cada presidente, os que estão com a gente e aqueles que representados por seus familiares.”

Fernando solicitou ao quadro de colaboradores da Amusep que se posicionasse a frente para uma homenagem justa, pois parte do sucesso da Amusep é deles. Também desejou que o exemplo de trabalho e dedicação à causa pública, que todos os prefeitos representam, seja parte do ideal de construção de uma região melhor, mais rica e justa.  





Neto – Rodrigo Valente, chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá, neto do primeiro presidente da Amusep, Adriano Valente, falou em nome da terceira geração dos presidentes. Seu pronunciamento foi feito ao lado de Alex Valente, filho do prefeito Adriano Valente.
Rodrigo relembrou o avô e as muitas manifestações que sempre recebeu, de aplauso e carinho, na condição de neto do ex-prefeito. Ele disse que estar na inauguração e falar homenageando o avô e os familiares dos ex-prefeitos e ex-presidentes da Amusep era uma hora, uma marca para toda a sua vida.



Já o prefeito Silvio Barros - Maringá , falou como prefeito do município polo da região e sede da Amusep.  Assim como Ricardo Barros e Fernando Brambilla, Silvio viveu a experiência ter o pai prefeito e depois também se tornou prefeito.
Silvio lembrou que o exemplo do seu pai foi muito importante para ele, os irmãos e a família, mostrando dignidade diante dos momentos difíceis pelos quais os prefeitos passam, com críticas, algumas caluniosas e duras, com problemas graves e decisões difíceis de serem tomadas.
A conduta de Silvio Barros foi importante para que os dois filhos, Silvio e Ricardo, seguissem os seus passos na vida pública.
O prefeito de Maringá também lembrou que os presidentes da Amusep são prefeitos que se dispõem a dar parte do seu tempo, sem remuneração, para trabalhar pela associação dos municípios, aumentando a sua carga de trabalho.
Ele parabenizou o presidente da Amusep, Fernando Brambilla, pela iniciativa que resgata a história da entidade e faz justiça a quem trabalhou pelo desenvolvimento regional.

Falando em nome dos ex-presidentes da Amusep- Pedro Brambilla,prefeito de Santa Fé três vezes e presidente da Amusep também em três gestões., com a prerrogativa de ser o pai do atual presidente da Amusep e prefeito de Santa Fé, o jovem Fernando Brambilla, que aos 31 anos é o mais jovem prefeito do Paraná.
Pedro lembrou da associação nos seus primeiros anos de existência, das lutas e conquistas que foram se sucedendo. Declarou a alegria de poder ter servido a população do seu município e da região, e de participar da homenagem aos ex-presidentes na gestão do seu filho, Fernando.




Presentes ao evento – Os prefeitos da Amusep, ex-presidentes e familiares:
Renan Carlos de Campos Silva, filho do ex-presidente José Manoel de Campos Silva (Zezão), prefeito de Ângulo; Paulo Roberto Jardim Nocchi, ex-prefeito de Doutor Camargo; José Roberto Ruiz, ex-prefeito de Floresta; Amaro José Esperança, ex-prefeito de Flórida; Sebastião Aurélio da Silva, ex-prefeito de Iguaraçu; Vanderlei Santini, atual vice-presidente e presidente na gestão 2001, prefeito de Ivatuba; Fortunato Bérgamo, ex-prefeito de Lobato; José Luiz de Carvalho, ex-prefeito de Mandaguaçu; Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior (Cileninho), atual prefeito de Mandaguari; Ari Stroher, ex-prefeito de Mandaguari, com a sua esposa, Sueli; Aliana Vieira Jorge (filha), João Ricardo (neto), David Carneiro (sobrinho) Mauro dos Santos Jorge (genro) de João Paulinho, ex-prefeito de Maringá; Bárbara Barros (esposa) e Silvio Barros II representaram Silvio Magalhães Barros, ex-prefeito de Maringá, o segundo presidente da Amusep (1972); Rodrigo Valente (neto) e Alex Valente (filho) representaram Adriano Valente, ex-prefeito de Maringá e primeiro presidente da Amusep (1972); prefeito Gilmar Silva, de Munhoz de Mello; Maria Angela Silveira Benatti (Maly), prefeita de Nova Esperança, primeira mulher a presidir a Amusep, em 2006; Vitória Santoro Urbano (esposa) e Caio Urbano (filho) do ex-prefeito João Urbano, de Nova Esperança; José Bonifácio Moron, ex-prefeito de Paranacity; Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé e atual presidente da Amusep; José Luiz Bovo, ex-prefeito de São Jorge do Ivaí; Julio Bifon, ex-prefeito de Sarandi;  José Carlos Pagliari, ex-prefeito de Uniflor.
Também esteve presente o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carlos Pinto, representantes da Emater, Cesumar, Caixa Econômica Federal e outras instituições parceiras da Amusep.
PRESIDENTES DA AMUSEP (galeria)
2011 - Fernando Brambilla - Prefeito de Santa Fé
2010 - Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior (Cileninho)
2009 - Gilmar Silva – Prefeito Munhoz de Mello
2008 - Cido Spada - Prefeita de Sarandi
2007 - Tania Martins Costa - Prefeita de Lobato
2006 - Maria Ângela Silveira Benatti - Prefeita de Nova Esperança           
2005 - José Roberto Ruiz - Prefeito de Floresta
2004 - Sebastião Aurélio da Silva - Prefeito de Iguaraçu
2003 - José Manoel de Campos Silva - Prefeito de Ângulo          
2002 - Ari Eduardo Stroher - Prefeito de Mandaguari    
2001 - Vanderlei de Oliveira Santini - Prefeito de Ivatuba
2000 - Jairo Morais Gianoto - Prefeito de Maringá          
1999 - Jairo Morais Gianoto - Prefeito de Maringá          
1998 - Jairo Morais Gianoto - Prefeito de Maringá
1997 - Jairo Morais Gianoto - Prefeito de Maringá          
1996 - Paulo Roberto Jardim Nocchi - Prefeito de Doutor Camargo        
1995 - Paulo Roberto Jardim Nocchi - Prefeito de Doutor Camargo
1994 - Fortunato Bérgamo - Prefeito de Lobato              
1993 - Pedro Brambilla - Prefeito de Santa Fé   
1992 - Amaro José Esperança - Prefeito de Flórida
1991 - José Luiz Bovo - Prefeito de São Jorge do Ivaí     
1990 - Carlos Alberto Campos de Oliveira - Prefeito de Mandaguari      
1989 - José Luiz de Camargo - Prefeito de Mandaguaçu
1988 - José Bonifácio Moron - Prefeito de Paranacity
1987 - Paulo Roberto Jardim Nocchi Prefeito de Doutor Camargo
1986 - Pedro Brambilla - Prefeito de Santa Fé
1985 - Pedro Brambilla - Prefeito de Santa Fé   
1984 - João Urbano - Prefeito de Nova Esperança          
1983 - Julio Bifon - Prefeito de Sarandi
1982 - José Carlos Pagliari - Prefeito de Uniflor 
1981 - José Carlos Pagliari - Prefeito de Uniflor 
1980 - Alexandre Elias Nacif - Prefeito de Mandaguari
1979 - Alexandre Elias Nacif - Prefeito de Mandaguari  
1978 - João Paulino Vieira Filho - Prefeito de Maringá   
1977 - João Paulino Vieira Filho - Prefeito de Maringá
1976 - José Ercílio Kreling - Prefeito de Nova Esperança               
1975 - José Ercílio Kreling - Prefeito de Nova Esperança               
1974 - José Ercílio Kreling - Prefeito de Nova Esperança
1973 - Silvio Magalhães Barros - Prefeito de Maringá    
1972 - Adriano José Valente  - Prefeito de Maringá      
Por Diniz Neto.











20110808

Prefeito de Mandaguari integra comissão que vai trabalhar Região Metropolitana

A comissão foi formada durante uma reunião de prefeitos da Região Metropolitana de Maringá (RMM) na sexta-feira (5), na Prefeitura da Cidade Canção. O encontro teve ainda a presença de representantes do Codem (Conselho Desenvolvimento Econômico de Maringá) e a Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá (Comem).
Sete prefeitos indicados terão a missão de levar ao governador Beto Richa o projeto do desenvolvimento integrado da região. Participaram da reunião o coordenador do Comem, João Carvalho Pinto, o presidente do Codem, Luiz Fernando Ferraz, o presidente da Amusep, Fernando Brambila, prefeito de Santa Fé, o vice-presidente da AMP, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o "Cileninho”, prefeito de Mandaguari e o consultor Gláucio Neves, diretor da Macroplan Consultoria e prefeitos dos municípios integrados à RMM. A audiência com o governador será agendada ainda para a primeira quinzena deste mês.
Cileninho lembrou das conquistas conjuntas do ano passado, quando presidiu a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), como a ligações telefônicas conurbadas na Região Metropolitana, a integração dos municípios e o próprio contorno de Mandaguari, mas voltou a falar sobre segurança pública, como já havia feito recentemente na primeira reunião da AMP, em Curitiba.
 “A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas além de reivindicar mais policiamento precisamos apresentar sugestões, como a criação da Guarda Metropolitana, por exemplo”, frisou.
Anfitrião do encontro, prefeito Silvio Barros fez questão de frisar que a Região Metropolitana de Maringá está instituída legalmente, mas não tem projetos contemplados no orçamento do Estado.
 “Para isso precisamos trabalhar juntos, com projetos de interesse regional e estadual, mesmo porque o orçamento deverá ser fechado em setembro e temos que correr contra o tempo”, lembrou o prefeito citando a disposição da Câmara Técnica da Região Metropolitana e do Codem em auxiliar nesse trabalho.


            
A secretária executiva do Codem, Márcia Santini, apresentou as ações do conselho para a RMM, entre elas a criação da logomarca, a unificação das tarifas telefônicas e projetos como o trem de passageiros, integração do transporte coletivo, o contorno de Mandaguari e o estudo para a destinação dos resíduos sólidos.
O presidente da Amusep, Fernando Brambilla, aprovou a ideia dos municípios da Região Metropolitana trabalharem em conjunto para colocar os projetos regionais em prática. “Sabemos que o caminho é esse, com os municípios atuando de forma conjunta e profissional”, disse.
         COMISSÃO – Além do prefeito de Mandaguari, fazem parte da comissão: Silvio Barros (Maringá), Edgar Silvestre, o “Deca” (Marialva), Gilmar Silva (Munhoz de Mello), Fernando Brambilla (Santa Fé), Nilson Aparecido Martins (Atalaia) e Wanderley Santini (Ivatuba).

13* FESTA DA LEITOA NO TACHO DE LOBATO


Aconteceu  no ultimo final de semana em Lobato a 13* FESTA DA LEITOA NO TACHO em comemoração aos 55 anos de emancipação,evento que movimentou toda a região com milhares de pessoas deslocando-se para o município para deliciar-se com essa delicia e aproveitar as inúmeras atrações que fazem parte da festa(shows,parque de diversões e inúmeras barracas com todo tipo de guloseimas e artesanato local).

Na cerimonia de abertura varias autoridades do município, da região,do estado e federal estiveram presentes ao evento ,em seus discursos exaltaram o excelente trabalho da atual administração, não faltaram agradecimentos ao precursor desta festa o ex prefeito Carlão que ainda continua trabalhando pelo município.
O Dep. Federal Luiz Nishimori agradeceu a expressiva votação recebida na região e mais uma vez anunciou projetos de sua autoria que beneficiaram toda região. Já o secretário da casa civil do estado o Deputado Estadual Durval Amaral,destacou a excelente parceria do município com o estado na busca por mais recursos para obras de melhoria da qualidade de vida dos loba tenses.
Em seu discurso o prefeito Fabio chicaroli, fez um pequeno relato das conquistas nesses primeiros meses de sua gestão, agradeceu o apoio das autoridades presentes.
 Destaque para o final (muito aplaudido);
“Tenho 32 anos de Lobato, aqui nasci, aqui fui criado, aqui constitui família e certamente aqui morrerei, mas fiquem certo que tudo farei para o bem desta cidade e seus moradores.” disse com propriedade.

O maior movimento foi no sábado e domingo,batendo o Record das edições anteriores, segundo a organização mais de 15.000 pessoas prestigiaram a festa.


Segundo o ex prefeito Carlão a festa não teria o mesmo sucesso sem a presença de inúmeros voluntários que trabalhão dias na preparação de toda estrutura e o preparo desta festa que está incluída no calendário oficial de eventos turístico do estado do Paraná, www.pr.gov.br/turismo





A comunidades agradece aos voluntários e patrocinadores que fizeram deste evento mais um sucesso onde toda a arrecadação será revertida as entidades assinstenciais do município
Após a solenidade de abertura das festividades o show ficou a cargo da banda Fonte Luminosa, que embalou as centenas de pessoas de toda região que prestigiaram o primeiro dia de comemoração, saboreando esse prato tradicional e aproveitando o parque diversões e inúmeras barracas com todo tipo de delicias feitas no município.