Jornal metropolitano de Maringá

20110808

Prefeito de Mandaguari integra comissão que vai trabalhar Região Metropolitana

A comissão foi formada durante uma reunião de prefeitos da Região Metropolitana de Maringá (RMM) na sexta-feira (5), na Prefeitura da Cidade Canção. O encontro teve ainda a presença de representantes do Codem (Conselho Desenvolvimento Econômico de Maringá) e a Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá (Comem).
Sete prefeitos indicados terão a missão de levar ao governador Beto Richa o projeto do desenvolvimento integrado da região. Participaram da reunião o coordenador do Comem, João Carvalho Pinto, o presidente do Codem, Luiz Fernando Ferraz, o presidente da Amusep, Fernando Brambila, prefeito de Santa Fé, o vice-presidente da AMP, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o "Cileninho”, prefeito de Mandaguari e o consultor Gláucio Neves, diretor da Macroplan Consultoria e prefeitos dos municípios integrados à RMM. A audiência com o governador será agendada ainda para a primeira quinzena deste mês.
Cileninho lembrou das conquistas conjuntas do ano passado, quando presidiu a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), como a ligações telefônicas conurbadas na Região Metropolitana, a integração dos municípios e o próprio contorno de Mandaguari, mas voltou a falar sobre segurança pública, como já havia feito recentemente na primeira reunião da AMP, em Curitiba.
 “A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas além de reivindicar mais policiamento precisamos apresentar sugestões, como a criação da Guarda Metropolitana, por exemplo”, frisou.
Anfitrião do encontro, prefeito Silvio Barros fez questão de frisar que a Região Metropolitana de Maringá está instituída legalmente, mas não tem projetos contemplados no orçamento do Estado.
 “Para isso precisamos trabalhar juntos, com projetos de interesse regional e estadual, mesmo porque o orçamento deverá ser fechado em setembro e temos que correr contra o tempo”, lembrou o prefeito citando a disposição da Câmara Técnica da Região Metropolitana e do Codem em auxiliar nesse trabalho.


            
A secretária executiva do Codem, Márcia Santini, apresentou as ações do conselho para a RMM, entre elas a criação da logomarca, a unificação das tarifas telefônicas e projetos como o trem de passageiros, integração do transporte coletivo, o contorno de Mandaguari e o estudo para a destinação dos resíduos sólidos.
O presidente da Amusep, Fernando Brambilla, aprovou a ideia dos municípios da Região Metropolitana trabalharem em conjunto para colocar os projetos regionais em prática. “Sabemos que o caminho é esse, com os municípios atuando de forma conjunta e profissional”, disse.
         COMISSÃO – Além do prefeito de Mandaguari, fazem parte da comissão: Silvio Barros (Maringá), Edgar Silvestre, o “Deca” (Marialva), Gilmar Silva (Munhoz de Mello), Fernando Brambilla (Santa Fé), Nilson Aparecido Martins (Atalaia) e Wanderley Santini (Ivatuba).