Jornal metropolitano de Maringá

20150219

Horário de verão termina no próximo sábado

Termina neste sábado (22) o horário de verão. Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios em uma hora, à meia-noite, na madrugada de sábado para domingo.

Falha no sistema de resfriamento provoca desligamento de Angra 1


Uma falha no sistema de resfriamento da Usina Nuclear Angra 1 provocou seu desligamento na madrugada de hoje (19).



 Parceiros:  RODOTOP - CANOVA PRO - JOLAI PRO - CABELO.COM - IMPACTO VITAL - CLINICA SANTÉ                                                                                                      

20150218

Orçamento Impositivo: os Municípios e a Saúde Pública perderão com as novas regras

A aprovação do chamado Orçamento Impositivo pode prejudicar a Saúde Pública e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica por quê. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a aplicação obrigatória das emendas parlamentares que foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados e deve ser promulgada em breve pelo Congresso Nacional. Nela está prevista uma nova regulamentação para o financiamento do setor por parte da União.

Falta de escrita à mão pode ser prejudicial para o desenvolvimento de crianças

O uso excessivo de teclados e telas sensíveis ao toque, no lugar de escrever à mão, pode prejudicar o aprendizado das crianças. Esta foi à conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos. A neurocientista estudou a importância da escrita à mão para o desenvolvimento do cérebro infantil. Os resultados impressionam.

20150217

Só 84 cidades do Paraná elaboraram Planos Municipais de Educação, adverte Associação dos Municípios do Paraná

Levantamento feito pelo consultor em Educação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), professor Jacir Bombonato Machado, revela que apenas 84 cidades do Estado (21%) criaram comissão especial para executar a implantação dos PMEs (Planos Municipais de Educação). Os PMEs terão que ser elaborados até 26 de junho deste ano, de acordo com o que estabelece a  Lei nº 13.005/2014, que aprovou o PNE (Plano Nacional de Educação).

20150216

PR-407 terá sentido único na volta do feriado

Para melhorar o trânsito na volta do feriado de Carnaval, a PR-407 terá o tráfego em mão única na próxima quarta-feira (18), das 8h às 13h, no sentido Praia de Leste à BR-277. Durante o período de inversão, o motorista que descer ao Litoral deve utilizar a rodovia Alexandra-Matinhos (PR-508). 

Estado alerta população sobre proliferação do mosquito da dengue

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (12) o balanço da situação da dengue no Paraná. Sete municípios estão em situação de epidemia e 107 registram casos da doença, a maioria em cidades das regiões Norte, Noroeste e Oeste. O Estado confirmou 892 casos de dengue nos últimos seis meses, o que significa um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com 187 ocorrências a mais.