Jornal metropolitano de Maringá

20150218

Falta de escrita à mão pode ser prejudicial para o desenvolvimento de crianças

O uso excessivo de teclados e telas sensíveis ao toque, no lugar de escrever à mão, pode prejudicar o aprendizado das crianças. Esta foi à conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos. A neurocientista estudou a importância da escrita à mão para o desenvolvimento do cérebro infantil. Os resultados impressionam.



No estudo, as crianças foram divididas em dois grupos: um foi treinado para copiar letras à mão enquanto outro usou computadores. O objetivo era testar a capacidade das crianças em aprender as letras e como elas se conectam.
Os pesquisadores descobriram que o cérebro responde de modo diferente quando aprende copiando letras à mão de quando aprende as letras digitando-as no teclado. As crianças que escreveram as letras mostraram padrões de ativação do cérebro parecidos com os dados de pessoas alfabetizadas, que conseguem ler e escrever.
Já as crianças que utilizaram o computador eram capazes de juntar as letras, mas tinham dificuldades para formar palavras. Conforme explicam os neurocientistas, o cérebro parece ficar “ligado” e responde diferente às letras quando as crianças aprendem a escrevê-las à mão, estabelecendo uma ligação entre o processo de aprender a escrever e o de aprender a ler.
Benefícios em longo prazo
O estudo também mostra que desenvolver as habilidades motoras necessárias para escrever à mão pode ter reflexos positivos em muitas áreas do desenvolvimento cognitivo. "Os dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que facilita a leitura quando as crianças começam a passar por este processo", esclarece a neurocientista cognitiva Karin James.
Entretanto, cada vez mais cedo as escolas buscam introduzir computadores nas salas de aula. James alerta que isso pode atenuar ainda mais a tendência. Ela defende que nada parece substituir o aprendizado com a escrita à mão.
Fonte: Ag. CNM, com informações da BBC Brasil