Jornal metropolitano de Maringá

20150416

Projetos inscritos no Profice propõem atividades culturais em 300 municípios do Paraná

Proponentes de 75 municípios inscreveram projetos no primeiro edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e as propostas inscritas apontam a realização de atividades culturais em 300 cidades paranaenses. 



Os dados foram levantados pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela habilitação dos projetos, a partir das informações que constam nas propostas registradas no Sisprofice, sistema desenvolvido pela Celepar especificamente para o programa. 

Dos 703 projetos inscritos, 462 (65,8%) são de proponentes de Curitiba e 241 (34,2%) de municípios do interior do Estado. Destes, Londrina foi a cidade que mais apresentou projetos, com 29 inscritos, seguida por Maringá com 17 propostas. Cascavel conta com 14, Ponta Grossa e Francisco Beltrão com 11 e Campo Largo, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos com oito projetos inscritos cada. 

De acordo com Renata Mele, da Coordenação de Incentivo à Cultura da Secretaria, ainda que o maior volume de projetos seja de proponentes da Capital, as propostas apontam a realização em outras cidades. “Isto mostra que houve uma preocupação dos produtores em descentralizar as ações, indicando a realização de atividades culturais em todo o Estado e não apenas no município de origem”, diz. 

A coordenadora também destaca que uma das metas do governo estadual é a descentralização da cultura “e o Profice é um instrumento que contribui para que este objetivo seja atingido”. 

Com relação à escolha dos municípios para a realização dos projetos, um dos itens do edital, 467 propostas apontaram cidades com mais de 100 mil habitantes, seguido por 121 para cidades entre 20 e 100 mil, e 114 para realização em municípios com até 20 mil habitantes. 

HABILITAÇÃO – Os projetos inscritos no Profice estão agora na fase de habilitação, em que são verificadas as exigências do edital em relação ao preenchimento correto do formulário, à legitimidade do proponente e à regularidade da documentação obrigatória e específica solicitadas. 

Esta avaliação é feita por uma Comissão composta por funcionários da Secretaria de Estado da Cultura e a perspectiva é de que esta etapa esteja concluída até junho. Os projetos que atenderem a todas as exigências serão considerados habilitados e encaminhados para a segunda etapa, de análise técnica e de mérito. Esta avaliação será realizada pelos membros das Comissões Técnicas das áreas culturais, indicados pela Comissão do Profice. 

A secretaria estadual da Cultura está com edital aberto para cadastrar pareceristas e os interessados em participar da seleção de avaliadores dos projetos cadastrados no primeiro edital do Profice devem fazer sua inscrição até 31 de maio. A resolução completa e o passo a passo de inscrição estão disponíveis no site www.cultura.pr.gov.br. 

Fonte: ANPr  - Foto: gazetatoledo