Jornal metropolitano de Maringá

20130412

PARANÁ ALCANÇA 100 MIL ASSINATURAS EM FAVOR DO MOVIMENTO SAÚDE+10.


Com a primeira contagem oficial realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Paraná alcançou o número de 100 mil assinaturas em favor do movimento saúde +10. O movimento precisa de 1,5 milhões de assinaturas em todo o Brasil para constituir uma emenda de iniciativa popular que resultará em um projeto de lei determinando a aplicação de pelo menos 10% das receitas brutas da União em saúde.

Estima-se que com a efetivação do projeto de lei os investimentos do governo federal na área da Saúde aumentariam em no mínimo R$ 30 bilhões. Hoje, estados e municípios já têm percentuais fixos para investimento, 12% e 15% de suas receitas, respectivamente.
“A iniciativa reafirma a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que é de todos os brasileiros e precisa de mais investimentos”, explica a enfermeira Maria Goretti David Lopes, que representou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no ato público em Brasília. Além dela, seis representantes do Conselho Estadual de Saúde também participaram da mobilização na capital federal.
O Conselho Nacional de Saúde, entidade que lidera a Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde, estima já ter recolhido mais de um milhão de assinaturas. No Paraná, o Movimento Saúde + 10 foi encampado por conselhos profissionais, secretarias de saúde e movimentos populares que não necessariamente estão ligados à saúde. Na quinta-feira (9), Maria Goretti recebeu dos deputados estaduais uma quantidade expressiva de assinaturas recolhidas em atos na Assembléia Legislativa do Paraná.

ADESÃO – Mesmo com o cumprimento da meta inicialmente estipulada, a coleta de assinaturas no Paraná continua. Em Curitiba, pode-se assinar o documento na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Rua Piquiri, 170, no bairro Rebouças. O documento também está disponível na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua André de Barros, no centro.
No Interior, a coleta de assinaturas é feita pelos municípios e pelas regionais de saúde. Quem já aderiu ao movimento e quiser coletar assinaturas por conta própria em instituições, condomínios e outros locais podem ter acesso ao formulário de assinaturas que está disponível no
http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/formulariosaudemaisdez.pdf

As assinaturas validadas devem ser enviadas para a secretaria municipal de Saúde ou para o conselho municipal de saúde onde as assinaturas foram coletadas. As listas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país. Para que cada assinatura tenha validade é obrigatório informar o título de eleitor, zona e seção eleitoral.

PASSEATA VIRTUAL – A Secretaria da Saúde também contribui com a passeata virtual em apoio ao Movimento Saúde + 10. Para participar envie uma foto da sua equipe regional, (ou com seus amigos) fazendo o gesto do Saúde + 10 (mostrando as duas mãos) para o email comunicacaosesa@gmail.com.
Não se esqueça de colocar o seu nome (e dos seus amigos) no email, para que seja divulgada a imagem no facebook do Movimento Saúde +10 e da Secretaria da Saúde. Participe da campanha e mostre para seus amigos que você defende um SUS Público, Universal e Integral!

Para mais informações acesse:
http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2946

Fonte: AEN