Jornal metropolitano de Maringá

20130323

VETO DO PREFEITO DE MARINGÁ É DERRUBADO PELA CÂMARA DE VEREADORES.


PROPRIETÁRIOS INDIGNADOS, PROTESTARAM 


O Executivo foi contrário ao projeto de lei que reduz o valor do IPTU do Jardim Oriental; numa ação conjunta os vereadores votaram contra o veto e mantiveram a lei.

Com 12 votos os vereadores da Câmara Municipal de Maringá, cumpriram suas palavras e derrubaram o veto do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), na quinta-feira (21) contra projeto que diminui o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pago pelos proprietários de terrenos no Jardim Oriental.
O projeto assinado por todos os vereadores altera a planta de valores genéricos de edificações e terrenos e também trata sobre os valores e tributos pagos este ano. Com a lei IPTU será recalculado e o valor reduzido. A justificativa da prefeitura para o veto se baseou no principio da isonomia. O mesmo princípio, no entanto foi à alegação de todos os vereadores, que em sua origem significa que os iguais devem ser tratados como iguais e os desiguais na medida de sua desigualdade.

Para o vereador Mário Verri (PT), derrubar o veto do prefeito foi mais que um simples voto. “Ao votarmos contra o veto do prefeito e a favor da população, fizemos o nosso trabalho e propósito. Fizemos justiça”, afirmou Verri. “A Casa soube lidar com destreza frente à situação de injustiça que foi armada e resolveu o problema como deve ser feito. Com justiça e para o povo”, concluiu Mário Verri.

A manutenção da lei, votada pelos vereadores segue para a promulgação do Executivo que tem prazo de 48 horas para promulgar a lei ou não. Caso a prefeitura se negue em reconhecer a lei, ela volta para a Câmara que tem o poder de promulgação e em seguida, publicação em diário oficial. Ainda assim cabe à administração municipal questionar a validade da lei na Justiça.
Fonte: Ass. Imp. do vereador.