Jornal metropolitano de Maringá

20130320

Caixa escolhe Paraná para projeto piloto do programa de casas rurais.




O governo federal escolheu o Paraná para dar início a um projeto piloto da Caixa Econômica Federal na área de moradias rurais. A proposta é tornar mais rápida a contratação de obras pelo Programa Nacional de Habitação Rural.

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar,) que já é correspondente bancário da Caixa, foi escolhida pelo governo federal para iniciar o projeto piloto por estar mais estruturada que outras companhias de habitação do país.

Com o novo projeto, a análise da documentação e do cadastro das famílias beneficiadas será feita pela Cohapar e os dados enviados diretamente ao sistema de informações da Caixa. Atualmente essa análise é feita pela Caixa, tornando o processo de contratação de obras mais demorado.

O novo procedimento na habitação rural que começa pelo Paraná já funciona na contratação de moradias urbanas em todo o país. 

O gerente nacional de Clientes e Negócios da Caixa para habitação rural, Francisco Cardeal Neto, disse em Curitiba que desde 2012, quando o programa nacional de habitação rural decolou, aumentou demais a demanda por moradias rurais e, pelo volume de obras a contratar, o processo de análise de dados se tornou mais lenta.

“Com essa grande demanda, ficou difícil para a Caixa Econômica fazer a análise documental e do cadastro dos beneficiários e agilizar a contratação de obras. Agora, a Cohapar vai enviar os dados corretos das famílias e poderemos finalizar o processo mais rápido”, disse Francisco Cardeal Neto.

“O projeto é um grande ganho de tempo no processo de contratação de obras”, afirma o diretor administrativo-financeiro da Cohapar, Luciano Machado. O projeto piloto será implantado em 10 municípios da regional da Cohapar em Ponta Grossa, onde está em análise a construção de 200 moradias.

Francisco Cardeal disse que após a análise dos resultados do projeto no Estado, o mesmo processo será estendido gradativamente ao restante do país. O gerente esteve em Curitiba para definir a implantação do projeto piloto com gestores da Cohapar.