Jornal metropolitano de Maringá

20130322

Secretaria de Saúde de Mandaguari lança a Campanha “FIQUE SABENDO”

Teste rápido e indolor.
A Secretaria de Saúde de Mandaguari realiza no período de 01 a 06 de abril, a Campanha – FIQUE SABENDO, é uma mobilização de incentivo a realização do teste rápido do HIV/ AIDS. O objetivo é conscientizar a população, da importância do teste rápido, que tem resultado em apenas 30 minutos.
O secretário de Saúde Dr. Leonardo Di Coli, fala que diagnóstico precoce, garante tratamento imediato, o que vai gerar uma qualidade de vida melhor para o paciente infectado.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Luciana Santos, explica que é os testes são rápidos, fáceis e não causam dor. Segundo ela, a coleta é realizada a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo, o material é colocado em um dispositivo de testagem.
Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação, a coordenadora ressalta ainda, que este teste tem o mesmo grau de confiabilidade dos exames convencionais e não tem necessidade de repetir em laboratório.
Em Mandaguari o teste será realizado em um Centro de Coleta Móvel, que funciona de segunda a sábado, em locais pré-determinados.


PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA FIQUE SABENDO/ 2013
Unidade de Saúde
Data
Localização
Jardim Boa Vista
01/04
Jardim Boa Vista
Jardim Cristina
02/04
Jardim Cristina
Jardim Esplanada
03/04
Jardim Esplanada
Jardim Progresso
04/04
Jardim Progresso
Popular II
05/04
Bairro Popular II
Praça Independência

06/04
Centro
 O TESTE É RÁPIDO,INDOLOR 
 PREVINA-SE
 USE CAMISINHA


 O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. E pratica ou praticou sexo sem camisinha, suspeita de doença Sexualmente Transmissível, ou compartilhou seringas e agulhas, faça o teste para saber se foi infectado.
Fonte: AIM