Jornal metropolitano de Maringá

20130323

DEZESSEIS PESSOAS SÃO INDICIADAS PELO INCÊNDIO DA BOATE KISS EM SANTA MARIA-RS.

TRAGEDIA DEIXOU MARCAS PARA SEMPRE NA CIDADE.
As marcas deixadas pela tragédia nos santa-marienses mudaram literalmente suas vidas para sempre, segundo psicólogos é comum após uma tragédia de grandes proporções, uma mudança radical na maneira com que as pessoas se relacionam uma com as outras, pois os sentimentos ficam mais aguçados, elas ficam mais solicitas, fraternas.
Amizades que começaram após o fato e outras que se solidificaram na hora da dor servem de exemplo. Mas o que mais chama atenção é o fato de que estamos completamente a mercê de perigos eminentes de morte em quase todo lugar, pela falta de fiscalização dos órgãos competentes, isso serve de alerta nos deixa mais atentos, mais criteriosos na hora de escolher os gestores públicos.  

O FATO: O inquérito policial apurou os fatos apontando crimes e responsabilidades decorrentes do incêndio ocorrido na Kiss, que acarretou na morte de 241 pessoas e deixou 623 pessoas feridas.

 Cinqüenta e quatro dias após a tragédia na Boate Kiss, o trabalho brilhante de investigação da policia gaúcha foi entregue ontem (22).    O resultado do inquérito policial que apurou os fatos, apontando crimes e responsabilidades decorrentes do incêndio, foi mais de 13 mil páginas sobre a investigação do caso. 
Conclusão: Foram 35 indicativos de responsabilizações, 16 indiciamentos criminais, 10 indícios de crime (nove vão para a Justiça Militar e um para o Tribunal de Justiça) e nove pessoas indiciadas por improbidade administrativa.
 Os indiciados:
Indiciados por homicídio doloso (dolo eventual): cantor e produtor da banda Gurizada Fandangueira, os dois sócios, a mãe, a irmã de um dos sócios e o gerente da boate.
Homicídio culposo - Secretário de Mobilidade Urbana, secretário de Meio Ambiente, chefe de fiscalização e secretário que emitiu alvará de funcionamento da boate Kiss
Também foram indiciados bombeiros que assinaram a liberação do alvará de funcionamento da boate Kiss.
Prefeito Cezar Schirmer e o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Santa Maria devem ser investigados pela Justiça por improbidade administrativa.
Maiores detalhes do inquérito e dos indiciados podem ser acessados pelo Blog CASOS DE POLICIA.
Resta lamentar profundamente pelo ocorrido e se solidarizar com as famílias e os munícipes, e ficar atento para os desdobramentos daqui para frente, fiscalizar o andamento dos processos e cobrar das autoridades as medidas punitivas cabíveis para o caso. NÃO DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO.