Jornal metropolitano de Maringá

20130130

Tragédia no RS deve tornar mais rigoroso protocolos de segurança.



O deputado estadual Evandro Junior, sensibilizado com o trágico episódio numa casa noturna de Santa Maria (RS), que deixou mais de 230 mortos, manifesta seu pesar às famílias enlutadas e engrossa o coro de pessoas que cobra rigor na apuração dos fatos e punição de eventuais culpados. As circunstâncias da tragédia apontam falhas no sistema de segurança do estabelecimento e apuração preliminar sustenta negligência.
“Não dá pra aceitar que isso seja tido apenas como uma fatalidade. Os indícios mostram que houve negligência e isso deve ser apurado não apenas com rigor, mas também com rapidez. Mas de duas centenas de vozes silenciosas que se foram tragadas pela tragédia clamam por justiça – e ecoam na vida junto a milhões de pessoas em todo país que esperam resposta para acontecimento tão terrível”, diz o deputado

Para o deputado, a tragédia e é um desses episódios que surpreende indigna e choca. “Nos deixa com uma estranha sensação de vazio, de tristeza... A morte de tantos jovens em circunstâncias tão improváveis é de uma brutalidade extrema. Se deixa a sensação da fragilidade da vida, também nos faz refletir sobre o destino e suas surpresas”, afirma o parlamentar.

“Mas para muito além da filosofia do episódio está a dor, o desespero... Sentimentos de extrema tristeza e incompreensão que prostram famílias, enlutam uma cidade, um país. É impossível ficar indiferente a tamanha tragédia, devastadora sob todos os aspectos”, afirma o deputado. A maioria dos mortos era estudantes de uma das instituições de ensino existentes na cidade.

Segundo o deputado, ainda que seja momento de velar os mortos e elaborar o drama, é preciso estar atento aos desdobramentos do episódio para identificar responsáveis e puni-los de maneira rigorosa. “Ocorrências assim devem servir como marco divisor nos protocolos de segurança de estabelecimentos que promovem grandes eventos. Também é preciso mais rigor na fiscalização”, defende.
Fonte: Ass. Imp. do Dep.