Jornal metropolitano de Maringá

20130131

Paraná envia membrana artificial a vítimas de incêndio em Santa Maria.


Governador Beto Richa.

O Paraná enviou nesta quarta-feira (30) uma remessa de membranas regenerativas para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para auxiliar na recuperação das vítimas do incêndio de uma boate em Santa Maria (RS), no último domingo. O material sintético substitui a pele temporariamente e facilita a cicatrização das queimaduras.

Foram enviados cerca de 300 envelopes da película, no tamanho 18x10 (maior tamanho fabricado), o que deverá atender cerca de 60 feridos. “O Estado faz a sua parte num momento tão difícil vivido pelos nossos vizinhos do sul”, disse o governador Beto Richa.

O governador entregou o material ao médico José Fernando Macedo, vice-presidente da Associação Médica Brasileira e superintendente do Departamento de Assistência à Saúde do Servidor Público do Paraná (DAS/SEAP), que levou pessoalmente a membrana para cirurgiões do HC de Porto Alegre.

“Representa uma gota num oceano de sofrimento e tristezas. Cada um tem que fazer sua parte. É o mínimo que podemos fazer”, disse Macedo. Segundo dados da Força Nacional do SUS, o número de pessoas internadas após a tragédia chegou a 143, na manhã desta quarta-feira.

MEMBRANA ARTIFICIAL – A membrana doada pelo Estado do Paraná é fabricada em Curitiba e patenteada como tecnologia paranaense, registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Administração de Comidas e Remédios (FDA) dos Estados Unidos.

Como um tipo de membrana artificial, o medicamento substitui a pele, diminuindo a dor e facilitando a cicatrização. “Como ela age nas circulações nervosas, ela diminui a sensação de dor e facilita a cicatrização. No caso de jovens, onde a cicatrização é mais rápida, o medicamento auxilia muito”, ressaltou Macedo.

“Vamos mostrar aos cirurgiões plásticos do HC como utilizar a membrana e auxiliá-los para que possam atender o maior número possível de vítimas”, completou o superintendente.
Fonte:AEN