Jornal metropolitano de Maringá

20181006

Doação de Órgãos como funciona o processo



O Dia nacional de Doação de Órgãos foi comemorado em 27 de setembro e apesar de intenso debate que tem envolvido o assunto recentemente, ainda existem entre a população diversas dúvidas sobre como funciona a Doação de órgãos.




Conversar com a família ainda é a melhor maneira de colaborar.
Doar órgãos é uma atitude que pode salvar vidas. Em caso de morte cerebral de um familiar, é possível permitir a retirada de órgãos saudáveis para realizar transplantes em pessoas que estejam sofrendo com doenças crônicas.
No ano passado, o Paraná bateu Recorde na doação de órgãos. Foram 808 doadores falecidos de rins, fígado e coração.  Além de órgãos, é possível doar também tecidos como córnea, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões, mas pouca gente sabe disso.
Como doar órgãos...
Existe um departamento da secretaria da saúde para este fim: O Sistema Estadual de Transplante (SET). Representantes da equipe do SET atendem as famílias ainda no hospital e ofertam a possibilidade da doação de órgãos.
No Brasil, a doação de órgãos depende do consentimento da família e pode atender pessoas em todo o território nacional. Portanto, para ser doador é preciso conversar com a família e demostrar esse desejo para que em caso de morte, a família consinta na doação.
No entanto, é possível doar órgãos ainda em vida. Para isso, é preciso ser judicialmente capaz e estar em condições de doar órgãos, se prejudicar a própria saúde, além de ter algum parentesco com o receptor. É possível doar em vida um dos rins e parcialmente o pâncreas, o fígado e o pulmão.
Também é possível doar medula óssea, mediante um procedimento que pode atender pessoas de qualquer estado brasileiro, mesmo que haja ligação parental.
A boa notícia e que desde 1959, o Paraná realiza transplante de córnea e o número de doadores vem aumentando. A partir deste ano, o estado também vai passar a realizar transplante de pulmão – o único que ainda não era ofertado pelo estado.
Em setembro a Secretaria de Saúde realizou uma campanha de conscientização para doação de órgãos. A fita verde desta campanha representa o desejo de salvar vidas por meio da doação.
Fonte\fotos: colunadoitalo\ Sec. Da Saúde.