Jornal metropolitano de Maringá

20181006

Mandaguaçu: Audiência Pública sobre maus tratos de animais e poda irregular de árvores




No mês de julho foi realizado na Câmara Municipal de Mandaguaçu uma Audiência Pública sobre maus tratos de animais e poda irregular de árvores no município.

O encontro foi promovido pelo Departamento de Meio Ambiente e estiveram presentes na solenidade a Gestora do Departamento de Assistência Social e também Primeira-dama, Adriana Bueno, o secretário de Meio Ambiente Elton Mendes, juntamente com Adalberto Willian Ferracin e também o Agrônomo do Departamento de Agricultura João Aparecido. O evento contou com a presença dos vereadores Israel Serafini, Morandir Marassi, Manuel Monteiro e Márcio Navachi.
Um dos assuntos abordados na reunião foi às dúvidas sobre poda ilegal de árvores. Para o agrônomo João Aparecido o assunto é muito importante. “O meu papel é fazer a vistoria das árvores da cidade, no entanto, existe uma lei que regulamenta o corte e nenhum indivíduo pode cortar a mesma sem antes solicitar a liberação no Departamento de Meio Ambiente”, afirmou o agrônomo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Elton Mendes, há uma multa para pessoas que podam árvores sem liberação, posteriormente, o indivíduo tem que fazer a recomposição florestal.
A reunião também tratou do assunto sobre animais abandonados, bem como os maus tratos que frequentemente acontecem. Uma realidade que infelizmente segue preocupando, mesmo que tenha havido avanços por meio da conscientização sobre o tema e a Prefeitura de Mandaguaçu se preocupa com os animais da cidade. Há pouco tempo foi aberta uma licitação para castração de animais de rua. Esta ação visa diminuir a superpopulação de animais abandonados que atualmente é uma das prioridades da atual administração.

Fonte: Ass. Com.  Mandaguaçu