Jornal metropolitano de Maringá

20130404

APROVADA NOVA LEI DO PASSE DO ESTUDANTE EM MARINGÁ.


O Benefício agora estende também, para crianças que moram a distancia mínima de mil metros da escola ou que tenham que cruzar vias movimentadas.


Em mais uma prova de força e entrosamento, os vereadores de Maringá aprovaram por unanimidade projeto de lei concedendo o Passe Livre para estudantes que morem a distância mínima de mil metros de onde estudam e também para aqueles que a distancia seja inferior aos mil metros, mas que tenham que atravessar vias de movimento intenso de veículos. O benefício também será concedido para estudantes matriculados em cursos preparatórios para vestibular, desde que tenham concluído ensino médio em instituições públicas.
Assim como aconteceu com o Projeto de Lei, promulgado na última segunda-feira, 1º, que reduziu o valor do IPTU para os terrenos do Jardim Oriental, este novo projeto do Passe Livre, feito em conjunto, mostra que a atual legislatura está unida e em prol do cidadão.  “Não resta dúvida de que a atual legislatura está diferente. Há união entre os vereadores, coisa que antes dificilmente acontecia. É mais uma garantia para que os projetos que vão de encontro com o cidadão sejam aprovados. Se não for pelo prefeito, aqui na Câmara nós conseguiremos as aprovações”, ressaltou o vereador Mário Verri.                   
Os vereadores também foram autores de um requerimento em que solicitam o envio moção ao prefeito e ao presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em que manifestam apoio do Legislativo para campanha de reabertura do Horto Florestal Doutor Luiz Teixeira Mendes, iniciada pelo jornal O Diário do Norte do Paraná, no mês passado. Em entrevista ao jornal, o vereador Mário Verri frisou que “a abertura da reserva é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, pois é um bosque praticamente pronto e demanda muito pouco para que esteja em condição de visitação”.

Fora de pauta                                                                                                                  Ainda na sessão de ontem um projeto do Executivo enviado em regime de urgência à Câmara, que autoriza o município a firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado do Paraná, para a pavimentação de 3,5 quilômetros da PR 454, em que além do município, também haveria contrapartida de produtores rurais, foi retirado de votação.      O trecho em questão fica na estrada conhecida como “Venda 200” e é rota alternativa que leva até o município de Astorga (50 km de Maringá) e que diminui em dez quilômetros a distância entre as duas cidades. A estrada é mais utilizada para o escôo da safra e motivo de queixa por parte dos proprietários rurais da região por ser somente cascalhada.                                                      Uma comissão de agricultores esteve durante a sessão e falaram com alguns vereadores expuseram suas dúvidas quanto ao projeto. Diante dos questionamentos, segundo Verri, o mais prudente foi retirar de pauta para que possa haver um estudo detalhado do projeto. “O primeiro questionamento foi por que somente 3,5 quilômetros, sendo que o trecho em questão possui aproximadamente 10 quilômetros até o Rio Pirapó? Além disso, falta clareza em mostrar como, quem e quanto cada proprietário rural teria que pagar. Se isso não ficar bem claro, haveria benefício de poucos em detrimento de muitos, o que não é correto”, avaliou Verri.
Fonte:CMM