Jornal metropolitano de Maringá

20130605

PARANÁ COMEMORA MÊS DO MEIO AMBIENTE COM “AGENDA VERDE” EM TODAS AS REGIÕES

Foto: Divulgação IAP

Plantio de árvores, distribuição de mudas, limpeza de praias, gincanas ecológicas, palestras, conferências, ações educativas e de conscientização sobre reciclagem, caminhadas e exposições são algumas das atividades da “Agenda Verde do Paraná”, que marca as comemorações do Meio Ambiente neste mês de junho, em todas as regiões do Estado. As ações são promovidas pelo Governo do Estado, em parceria com diversas entidades.

O lançamento será foi feito pelo governador Beto Richa na quarta-feira - Dia Mundial do Meio Ambiente - às 10 horas, no Simepar, em Curitiba, com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

NOROESTE - Em Paranavaí, a Sanepar inaugura nesta quarta-feira a Trilha Ecológica Araras, na captação de água da empresa. A trilha, de pequeno impacto, tem placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta a água para o abastecimento público. No período da tarde, estudantes da Escola Getúlio Vargas vão percorrer a trilha, fazer plantio de mudas e debater sobre atitudes corretas para a preservação do meio ambiente e do produto.
Na tarde da quinta-feira (6), empregados da Sanepar participam de curso sobre reciclagem, promovido pelo SESC. Durante todo o sábado (8), será realizado o Paradão Ambiental, no Calçadão, no centro da cidade, também em parceria com o SESC. O objetivo é provocar a reflexão sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, buscando a valorização e a conscientização sobre a importância do saneamento básico na vida em sociedade.

Na seqüência, nas noites dos dias 10, 11 e 12 de junho, está programada a Semana Ambiental, na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie). O evento, organizado pela empresa e pelo SESC, terá três palestras: doenças hídricas; novo Código Florestal e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. No último dia, da programação (20, quinta-feira), no Teatro Municipal, haverá o Seminário Ambiental, com exposição de trabalhos acadêmicos, desfile com roupas confeccionadas com recicláveis (como garrafas pet, papelões, jornais, entre outras matérias-primas) e uma palestra sobre o Paraná sem lixões.

Em Maringá, na sexta-feira e sábado (7 e 8), a Sanepar promove o Seminário ECOBike, que termina no domingo (9), com um passeio ciclístico.

A Semana do Meio Ambiente de Maringá acontece em parceria com a prefeitura. As ações começaram segunda-feira e prosseguem até domingo. Na Câmara Municipal será realizado o Seminário “Meio Ambiente na Prática para as Cidades”. Nesta quarta-feira, a programação prevê ações do projeto “Reciclar para preservar”, com exposição de materiais e objetos reciclados pela equipe do Parque do Ingá. As nascentes recuperadas do Ingá também poderão ser visitadas pela população. Na quinta-feira, será realizada a mesa redonda ”Rio Ivaí, desafios e Ações em Defesa dos Rios do Paraná”. Na sexta-feira será lançada a campanha e-Lixo, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap), no Centro Comunitário do Jardim Alvorada. A programação completa está no site da prefeitura de Maringá. www.maringa.pr.gov.br

Fonte: ANPr