Jornal metropolitano de Maringá

20181027

Mandaguaçu realiza II Conferência do Plano Municipal de Educação.




Encontro avaliou as metas que foram atingidas no último ano, bem como analisar novas estratégias para melhorar a educação no município.

O evento ocorreu em setembro ultimo, no Anfiteatro Maria Cecília Ramires, localizado no Centro Cultural Domingos Lançoni, promovido pelo Departamento de Educação e Cultura e contou com a participação do Prefeito Professor Índio, acompanhado pela Primeira-dama Adriana Bueno, a secretária do Departamento de Educação e Cultura, Silvana Cadamuro, o vereador Márcio Aquaroni, representando a Câmara Municipal e o vereador Manuel Monteiro. Também estiveram presentes na conferência a representante do Núcleo Regional de Educação, Suely Marcolino Peres de Oliveira, a secretária do Departamento de Educação de Floraí, Maria Angela Zampieri Gimenez, a secretária do Departamento de Educação de Ourizona, Solange Maggi, a Promotora de Justiça da Comarca de Mandaguaçu, Simone Borba Paim, diretores e professores das escolas municipais, bem como demais colaboradores do Paço Municipal Hiro Vieira.


A II Conferência do Plano Municipal de Educação teve abordagem no tema “Avaliação e proposição de política para a garantia do direito a educação de qualidade”. O intuito do encontro foi de promover o debate sobre as metas traçadas no último ano, bem como analisar novas estratégias para melhorar a educação no município. Para a Promotora de Justiça, Simone Borba Paim, encontros desta magnitude ajudam a erradicar o analfabetismo. “A conferência é de grande importância, visto que por meio dela podemos traçar soluções para erradicar o analfabetismo no município. Além disso, propostas de educação em período integral, com atividades no contra turno, evitam que crianças e adolescentes fiquem pelas ruas”, afirmou a Promotora.

Recentemente, Mandaguaçu foi avaliada pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), onde se constatou um crescimento significativo para a cidade, visto que o último levantamento, realizado em 2015, o IDEB era de 6.1 e em 2017 o nosso índice elevou para 6.4. Vale ressaltar ainda que a média nacional foi de 5.8. Segundo a secretária do Departamento de Educação e Cultura, Silvana Cadamuro, esta é uma grande conquista para o município. “Eu quero parabenizar todos os professores, diretores, supervisores, colaboradores da educação de Mandaguaçu, também os alunos, pois esta conquista é de todos nós. É Mandaguaçu que ganha, são as nossas crianças e o futuro da cidade”. Para o Prefeito Professor Índio, o crescimento no IDEB também é um grande motivo de orgulho para a gestão. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe e também os nossos alunos. Sem dúvida, esta é uma das maiores conquistas neste ano para a administração. Promover conferências como esta é de grande importância para continuarmos em busca de mais qualidade de educação e qualidade de vida. Que a conferência não fique somente aqui, mas também em nossas mentes, em nossas casas e nas salas de aula”, disse o Prefeito. O evento contou ainda com uma palestra, ministrada por Joana Ramos Herculano, pós-graduada em Filosofia, Políticas Públicas e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Fonte\Foto: Ass. Com. Mandaguaçu.